publicidade
09/06/2009 16:56

ANPPA pede que próxima etapa do Centro-Oeste, o Open de Goiânia, seja adiada em uma semana

Fonte: Inova Comunicação - Rafael Durante



A Associação Nacional de Patrocinadores e Pilotos de Automobilismo (ANPPA) enviou nesta semana comunicado à Federação Goiana de Automobilismo, solicitando mudança na data da próxima etapa da Copa Centro-Oeste de Kart. A prova está marcada para o dia 28 de junho, na mesma pista que sediará a primeira fase do Campeonato Brasileiro de Kart. O torneio nacional está previsto para a semana do dia 12 de julho.

 

A entidade pediu a remarcação da prova para o dia 5 de julho, com o objetivo de facilitar a participação no evento de pilotos vindos de outras regiões do país. Com a corrida na data original, os pilotos e equipes que usarem a prova na capital goiana como treino para o torneio nacional terão maiores custos de estadia, uma vez que ficarão ociosos na cidade por cerca de dez dias. Já aqueles que optarem por retornar a sua cidade de origem no intervalo entre o campeonato regional e o nacional, terão, por sua vez, gasto dobrado com transporte.

 

Para que seja aceita a solicitação da entidade, no entanto, é preciso que seja alterada uma das normas da Confederação Brasileira de Automobilismo que rege a realização de provas regionais em pistas-sede de campeonatos brasileiros. Diz a regra da entidade que os circuitos escolhidos para o torneio nacional não poderão receber provas regionais nos 10 dias anteriores ao início do evento.

"Na nossa visão, esse prazo deveria ser aumentado para um mês, ou extinto. No caso do Centro-Oeste, por exemplo, caso a data da próxima corrida seja mudada, os pilotos de todo o país que quiserem se preparar melhor para o Campeonato Brasileiro poderão viajar para Goiânia na semana imediatamente anterior à da realização do torneio nacional. Dessa forma, por apenas dois dias as equipes ficarão sem atividades, o que justificaria a ida de um número maior de atletas para a cidade”, comentou Luiz Travassos, presidente da entidade.

Travassos reiterou que o objetivo da ANPPA é ajudar na composição de orçamentos mais adequados à realidade nacional. A entidade tem abrangência nacional, e tem como objetivo beneficiar pilotos de todas as regiões do país. "Hoje essa mudança beneficiaria os pilotos da região Sul do país, mas no ano que vem ela pode ser importante para os kartistas do centro-oeste, por exemplo. Nosso objetivo é estabelecer um canal de dialogo com nossos dirigentes, para que possa ser encontrada uma formula que contemple a todos os interesses. A meta final é que não haja prejuízo algum para atletas, familiares e patrocinadores”, encerrou Travassos.

A ANPPA ainda aguarda posicionamento da Comissão Nacional de Kart sobre o pedido de esclarecimentos sobre o cronograma de reformas que estão sendo feitas no Kartódromo Ricardo Santos. A pista, confirmada há poucas semanas como sede da primeira fase do torneio nacional – em substituição ao Kartódromo dos Ingleses, em Florianópolis –, não está sendo aceita por grande parte da comunidade automobilística.

  • 09/06/2009 17:03 Erno Drehmer - Kart Gaúcho

    O problema nesse caso é como a RBC poderá administrar a revisão de seus motores, uma vez que é fornecedora do Centro-Oeste e do Brasileiro. E eles não teriam tempo hábil para voltar a Belo Horizonte, revisar os motores e voltar a Goiânia para o início do Brasileiro. Penso que isto inviabiliza esta reivindicação da ANPPA.

  • 09/06/2009 18:01 Fabio

    Gostaria de saber a verdadeira posição da ANPPA referente a realização do Brasileiro em Goiania? Não posso crer que uma assossiação de pilotos é a favor de uma competição fora do regulamento.

  • 09/06/2009 18:02 Andre Luis M

    Sr.VEBER (Repres.Clube Adm.do Kartodromo Ricardo Santos) comentou antes a noticia ANPPA das fotos ref.as reformas e ficaste de no sábado passado mostrar as mesmas que seriam condizentes com estas, portanto solicito que as disponibilize para tentar acalmar os animos de todos, pois não as visualizei ainda, ok! Cordialmente. ANDRE

  • 09/06/2009 20:22 Geovane Gonçalves

    AS COISAS COMEÇAM A TOMAR RUMO. TIVEMOS NOTICIA QUE OS DOIS OPEN SERÃO EM DATAS DIFERENTES,ÓTIMO.TEMOS COMO CERTEZA, A PISTA DO KARTODROMO RICARDO SANTOS ESTARÁ ABERTA PARA TREINOS NESTA QUINTA-FEIRA.ESPERAMOS QUE OS ÂNIMOS SE ACALMEM,QUE OS BOATOS ACABEM.SÓ PARA PENSAR E REFLETIR:EM QUASE QUATRO DÉCADAS DE GRANDES COMPETIÇÕES NACIONAIS,REGIONAIS,ESTADUAIS E LOCAIS NÃO EXISTE UMA SÓ OCORRÊNCIA DE DANOS IRREVERSÍVEIS OU SÉRIOS NA PISTA DO KARTODROMO RICARDO SANTOS.ESTAMOS ANSIOSOS PELO INICIO DE NOSSOS TREINOS AQUI EM GOIÂNIA NA PRÓXIMA SEMANA.POR ENQUANTO O NOSSO RUMO É O SUL-BRASILEIRO COM SUA FINAL EM FLORIANÓPOLIS.

  • 10/06/2009 15:10 Veber

    Amanha a pista de Goiânia estará liberada para os treinos livres, teremos mais de 50 pilotos testando, vou tirar as fotos e passar ao pessoal do kartgaucho para que o Brasil acompanhe tudo .... estão sendo injustos com a pista de Goiânia falando inclusive que não tem segurança,, a partir de amanha mando as fotos reais da pista inclusive com o cronograma da reforma que está em fase final,, ressaltando que a pista está pronta, estamos finalizando a nova sala de comissários, nova sala de imprensa, novo ambulatório e o novo parque fechado, tudo deve ficar pronto neste final de semana e as pinturas devem ser feitas na segunda terça e quarta e pronto ..... ótimas corridas para todos ..... lembrando que teremos F400 show no Brasileiro de Goiânia..... valeu

  • 10/06/2009 22:37 Veber

    a RBC não teria condições de voltar a BH e revisar todos os motores da Cadete e Mirim ..... o melhor é que em Curitiba passem o Open para o dia 21 ..... Amanha teremos mais de 50 pilotos treinando em Goiânia ..... vou tirar novas fotos e enviarei ao kartgaucho para que todo o Brasil veja as reais condições do Kartódromo Ricardo Santos ..... diga-se de passagem aqui não é uma maravilha mas está em boas condições e certamente é muito seguro ..... é inacreditável o que dizem na mídia ...... amigos temos corridas em Betin, Fortaleza, Salvador, Farroupilha, Floripa, Campo Grande, Ipatinga, Palmas etcs, cada pista tem suas virtudes e defeitos, não vamos ficar criando polemicas absurdas que isso não ajuda em nada,, sobre o restante das refomas e benfeitorias eu explico junto com as fotos ..... valeu

  • 12/06/2009 12:32 Gustavo Ferreira

    Na minha época as corridas de automóvel eram feitas nas ruas(Goiânia, Anapolis, Brasília,Belo Horizonte, Etc...)e nunca ninguém veio falar com nossos pais ou ainda, e não me lembro de ter deixado de correr porque as pistas não tinham condição.(todas não tinham) Além disso, nós viajávamos, na maioria das vezes, a noite toda, de carro para chegar ao destino das provas. Dormíamos ao relento, nos boxes improvisados ou mesmo dentro dos carros , só pelo prazer de competir. Agora não me venham com esta de "pista não tem condição", "a distancia é grande", o Custo é caro". Automobilismo é sim esporte onde o risco realmente existe, como já foi dito aqui, o Custo é realmente caro. Sou também pai de piloto, e meu filho já competiu em Goiânia. Não sou irresponsável, e sei que a pista, como todas as outras espalhadas pelo Brasil, tem seus méritos e seus defeitos. O que posso afirmar, sem medo de errar, é que a políticagem e a vaidade pessoal dos dirigentes deste esporte sempre atrapalharam. Além disso, o esporte esta acima destas diferênças, e principalmente nele não tem espaço para "diferenças regionais". Venham correr em Goiânia e larguem de bobagem.

  • 16/06/2009 19:18 Johilton Pavlak Filho

    Acho importantissimo essa etapa ser adiada, sou um piloto que com certeza iria para o "Open do Brasileiro" se fosse no dia 5 de julho que acho que com outros varios pilotos iriam acontecer isso também, pois teremos mais tempo para se organizar, e com certeza um custo muito mais baixo, que é hoje um dos problemas no kartismo em geral é esse termo: "Custo" ...E em relação a RBC, acho que daria teempo siim, até porque a maioria das categorias sao motores proprios, a RBC teria poucas categorias para revisar os motores, nao é como um light que todas as categorias sao com motores da RBC...Claro, essa questão tem de ser bem pensada, estou dando minha opniao como piloto e ao mesmo tempo piloto que se preocupa com custos e etc ... Pode ser que eu nao esteja vendo os outros laados, mas estou dando minha opniao como piloto, que acho importante saber a opniao sobre varios lados, tanto pilotos, como equipes, como empresas e outros para tomar uma decisão que seja viavel a todos ... Atenciosamente,Johilton Pavlak FilhoINPAVBirelTibola PreparaçõesQuake2