Após cinco dias de intensas atividades e quatro baterias de muitas disputas chegou ao fim no último sábado, dia 28, no Kartódromo Ayrton Senna, em Lauro de Freitas – BA, a 42ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart.
Participando das disputas pela categoria Super Sênior o médico paulista Antônio Canedo (Fórmula Academia / Bomix / Birel), apesar de ser um dos favoritos ao título, terminou a competição apenas na 12ª posição.
Canedo, que já conquistou o título brasileiro em três ocasiões, fez um campeonato onde não conseguiu chegar ao acerto ideal de seu kart em nenhum momento. Mesmo assim, confiante em uma regularidade nas baterias, o piloto partiu para a primeira prova.
Após largar da sexta posição o representante da Fórmula Academia / Bomix / Birel se viu em meio a um grupo com vários pilotos experientes e com equipamentos similares. Tirando Rogério Rezende e Renato Russo, que abriram nas duas primeiras posições, praticamente todos os outros pilotos andaram juntos formando um grande pelotão. Esta mesma situação se repetiu na segunda bateria e, assim, sem muita condição de reação, Canedo chegou em oitavo na primeira bateria e nono na segunda.
Após mudar vários ajustes do equipamento com a equipe GTP Motorsports e com a RBC Preparações, fornecedora dos motores, Canedo partiu confiante para a terceira bateria. O piloto vinha bem e já havia feito várias ultrapassagens chegando a ocupar a quarta posição. Porém, com um pneu furado, foi obrigado a abandonar a prova.
Então, na quarta e última bateria, largando na última fila em virtude do pneu furado da prova anterior, Canedo veio determinado a conseguir uma boa colocação final. Fez várias ultrapassagens, mas, novamente, ao encontrar o pelotão intermediário não conseguiu se desvencilhar dos concorrentes e terminou a bateria na 11ª posição.
“O que realmente posso dizer é que este não foi o meu Brasileiro. Durante toda a semana trabalhamos em busca do melhor acerto, mas não conseguimos alcançar o estágio em que chegaram o Russo e o Rezende, meu companheiro de equipe. Após ter feito duas provas regulares na sexta-feira eu vinha em um excelente ritmo na terceira bateria e já era o quarto quando um pneu de meu kart furou e eu fui obrigado a abandonar a prova. Na quarta bateria ainda consegui algumas ultrapassagens, mas sem que pudessem mudar o quadro geral da prova”, analisou o médico.
Canedo parte agora para um novo desafio no final do mês de agosto. O ortopedista disputará no Kartódromo Schincariol, em Itu, entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, da segunda edição do Campeonato Brasileiro de Shifter Kart. O shifter é um equipamento bem mais potente que os karts convencionais e possuí motor de 42 hps e câmbio seqüencial de seis marchas.