publicidade
19/07/2012 17:56

Atuações consistentes levaram Enzo Bortoleto ao 3º lugar na Júnior

Fonte: Motorbiz


Foto: Luiz Pinheiro

Enzo Bortoleto


O paulista Enzo Bortoleto (America Net Telecom / Orbis / Landão Motorsport) tem motivos de sobra para comemorar. Com pouco mais de um ano no esporte o piloto conquistou, no último sábado (14), o terceiro lugar no 47º Campeonato Brasileiro pela categoria Júnior, uma das mais disputadas do kartismo na atualidade.

Para participar do certame o piloto fez um intenso período de treinamentos e um grande número de provas em campeonatos regionais paulistas. A experiência adquirida nesse tempo não é comparável à dos maiores adversários, que têm muitos anos de prática no esporte, mas isso não tirou a determinação do paulista, que foi à cidade catarinense disposto a obter um bom resultado.

Os primeiros treinos foram utilizados pelo piloto para acerto do kart às condições da pista e estilo de pilotagem. Embora já houvesse participado de torneio preparatório para a competição na mesma pista, a troca de chassis da marca Kart Mini para um da Techspeed demandou um trabalho de adaptação.

O primeiro desafio da semana, realizado na quinta-feira (12) foi a tomada de tempos, que determinou o grid das duas provas classificatórias. Sem aproveitar a “volta do pneu” por enfrentar tráfego intenso, o piloto classificou-se apenas na 15ª posição. As provas classificatórias, no entanto, começaram a consolidar Bortoleto como um dos nomes do campeonato. Parindo do 15º posto em ambas, o piloto terminou em 7º e 8º nas duas baterias classificatórias, o que lhe rendeu o 7º lugar no grid de largada da bateria pré-final, entre 27 participantes.

Em prova bastante disputada, Bortoleto poderia ter encerrado a pré-final em quarto, mas teve dificuldades em ultrapassar um concorrente e acabou perdendo também o quinto posto. Cruzou a linha de chegada em sexto, posição que largou na bateria decisiva.

O vencedor da prova final seria o Campeão Brasileiro em 2012 pela categoria Júnior. Bortoleto sabia que a disputa seria acirrada, e estava determinado a participar dela. Dada a largada, os seis primeiros colocados logo abriram vantagem sobre os demais. Em uma disputa de posições, um toque prejudicou a estabilidade do kart do paulista, que não se abalou e seguiu em ritmo forte. “O kart vibrava muito nas retas e entradas de curva, o que dificultava as freadas e tomadas de curva. No final da prova, a dor nos braços era quase insuportável”, contou.

Após 22 voltas de intensas disputas e trocas de posições, Bortoleto cruzou a linha de chegada em quinto lugar. Porém, beneficiado com punições a dois pilotos que chegaram à frente, subiu ao pódio no terceiro degrau, um excelente resultado que foi muito comemorado pelo piloto e equipe. “Foi um trabalho muito duro para chegarmos até aqui. Gostaria de agradecer à minha família, à equipe Landão Motorsport, à Techspeed, à Passoca Motorsport que faz meus motores e a todos que auxiliaram nessa batalha”, finalizou o piloto.

Ao final da prova, os cinco competidores que foram ao pódio tiveram as cabeças raspadas pelos colegas, em uma divertida comemoração.

Enzo Bortoleto tem agora algumas semanas de descanso até iniciar nova maratona de provas. Em agosto, participa da 7º etapa da Copa São Paulo Granja Viana (dia 4), 6ª etapa da Copa São Paulo Light (dia 11) e 8ª edição do Super Kart Brasil (dia 18).

Confira os cinco primeiros colocados na categoria Júnior do 47º Campeonato Brasileiro:
1) Mauro Auricchio (SP)
2) Guiliano Raucci (SP)
3) Enzo Bortoleto (SP)
4) Vinícius Papareli (SP)
5) Gustavo Bandeira (DF)

  • Não há comentários cadastrados até o momento!