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15/07/2013 11:06

Balanço da 1ª fase do Brasileiro analisa pontos positivos e negativos em Serra

Fonte: Portal Kart Motor - Erno Drehmer


Foto: Erno Drehmer

Grandes grids fazem parte dos pontos positivos


Foi encerrada a primeira fase do Brasileiro neste sábado, dia 13, em Serra (ES) e o tradicional balanço e análise do Kart Motor chega à conclusão de que tivemos muito mais pontos positivos do que negativos. Porém, o pior dos pontos negativos acabou por causar estragos que fizeram acontecer o que sempre acontece: as pessoas esquecem o que teve de bom e lembram apenas o que teve de ruim.

O que teve de bom, de pontos positivos, em Serra? Muito, realmente em grande quantidade. O Kartódromo Internacional de Serra, através da Assepak, ofereceu uma bela estrutura aos competidores e isso resume muita coisa.

A pista, com exceção do asfalto já gasto, é muito boa em seu traçado e oferece boas áreas de escape. E praticamente tudo em seu entorno funcionou bem. A área de boxes atendeu a todos os participantes, que se organizaram com suas barracas, alguns até fora, em seus caminhões e motor-home. Não faltou espaço. Lojas bem posicionadas, à vista de todos.

Dentro da pista residem pontos positivos e negativos, e os negativos serão tratados mais tarde. Os positivos ficam por conta das grandes provas que tivemos, especialmente nas Finais, quando a adrenalina em alta revela que naquele momento conheceremos um campeão. Tivemos belas provas, em sua maioria sem incidentes, mas com advertências e desclassificações justas, o que faz parte do esporte. Houveram atitudes antidesportivas não punidas? Sim, certamente, mas ver tudo é praticamente impossível, infelizmente.

A final da Mirim, especialmente, foi memorável, como relatamos logo após a bandeirada, e coroou apenas um campeão, claro. Mas mostrou que os outros cinco pilotos que estiveram na disputa mais bonita e eletrizante deste Brasileiro também merecem ser chamados de campeões. Não tivemos campeões que não mereceram, e muito pelo contrário, cada um dos nove é um grande campeão e certamente fez uma bela campanha, ao lado de sua equipe. Só um vence, mas muitos outros merecem ser aplaudidos.

Falando em pilotos, 216 estavam em Serra, número recorde para uma primeira fase de Brasileiro, outro ponto extremamente positivo. E os ótimos grids da Cadete, Júnior Menor, Sudam, F4 Graduados e Sênior - que juntos tiveram mais de 50 karts - são os destaques.

Dois pontos positivos devem ser destacados com grande ênfase, o primeiro deles o empenho de toda a equipe de trabalho da Assepak, presidida por José Varella. Além do empenho, a educação e a vontade de fazer a todos se sentir realmente em casa.

O segundo ponto é algo que realmente até hoje só vi no Espírito Santo: transmissão pela televisão ao vivo para todo o Brasil, graças à Record News. Foi incrível e gratificante ver profissionais de televisão empenhados em levar para os brasileiros imagens de corridas de kart e por ela – a Record – saber que não apenas o futebol tem grandes eventos. Um especial parabéns à Record News e à Rede Sim por ter feito o que fez.

A secretaria atendeu bem a todos, fez bem seu trabalho, mas fica a dica para a CBA uma forma de agilizar o processo de inscrições, já que muita gente ficou em filas demoradas, alguns reclamando de ficar esperando por uma ou duas horas. Na era da informática e do depósito pela internet, certamente algo pode ser melhorado – e os todos os pilotos encaminharem sua inscrição e pagamento antecipado é um caminho. A linha a seguir pode ser também uma forma de pagar combustível e pneus de forma antecipada, porque muito da demora era para pagar estes itens. Depois, basta chegar na secretaria, confirmar tudo e sair dela em cinco minutos.

Outro ponto a ser revisto para um Brasileiro – onde não se espera menos do que 200 pilotos – é o Parque Fechado. Em Serra, que tem um Parque Fechado bem organizado, ele se revelou pequeno para a quantidade de concorrentes em algumas categorias e, em alguns momentos, produziu engarrafamentos e algumas confusões em seu fluxo natural.

Por fim, os banheiros – o masculino por olhos próprios e o feminino, por reclamações – não estavam bem cuidados e deveriam ter recebido uma atenção melhor. Forte odor, chão sujo e papel higiênico em grande volume nas cestas eram algo fácil de resolver.

Um pequeno palanque de madeira foi construído na área de box, diga-se de passagem totalmente desnecessário, em uma análise inicial. A seu lado, em uma construção adequada – andaime – ficava um posto de transmissão da Record. Porém, antes da largada da Final da Sudam, aquele palanque de madeira ruiu e todos que estavam sobre ele caíram. Ninguém se feriu gravemente, mas a mãe de um piloto teve que ser internada. Ela está bem e tudo está tranquilo. No entanto, ou a construção não deveria estar lá – para que foi feita? – ou deveria ter alguém controlando a quantidade de pessoas sobre ela.

Bem, voltamos então à pista propriamente dita e as coisas acontecidas dentro dela. O “dentro dela” remete exclusivamente à Direção de Prova como um todo – aí incluídos Comissários Desportivos, Diretor de Prova e Diretor Adjunto – e retira responsabilidades dos organizadores locais, a Assepak. E, sempre é bom lembrar, dentre os Desportivos há sempre um representante da federação local, assim como o próprio Adjunto, enquanto os demais representam a CBA.

Na primeira classificatória da Sudam um acidente ainda na primeira volta, que resultou na quebra de um dedo do pé do futuro campeão Yurik Carvalho, demorou muito a ser atendido, mais exatamente oito voltas. O que colaborou para a demora no atendimento ainda está de certa forma nebuloso em minha cabeça, mas é necessário dizer que não é a ambulância que presta o devido socorro e sim os socorristas em todas as situações de acidente. De toda forma, estes demoraram a socorrer, porque estavam mal posicionados, já que a pista é grande. Quanto a falta e depois a demora da bandeira vermelha, concluo que houve um erro grave, já que depois ela foi efetivamente usada – e também a ambulância –, o que comprovou a necessidade de ambas. Depois, foi corrigido o posicionamento dos socorristas e os acidentes passaram a ser atendidos prontamente.

Três casos semelhantes, de encerramento da prova antes do tempo, aconteceram na Final da Cadete, Júnior Menor e Júnior. E é necessário explicar que em Serra as duas últimas curvas da última volta são estratégicas, quase sempre definem ou poderiam definir um título. Ou seja, fazia parte da estratégia do segundo colocado “dar o bote” final naquele momento. Vamos ficar inicialmente com o mais fácil de explicar, o da Cadete.

Prevista para ter 15 voltas, a Final da Cadete teve 13 e a explicação é simples. A cada tentativa de largada que não dá certo a Direção de Prova tira uma volta e isto é praxe em todas as categorias. Duas tentativas de largada frustradas explicam duas voltas a menos.

O caso da Júnior Menor é mais complicado, já que eram previstas 20 voltas, da quais apenas 15 foram completadas. A explicação inicial da Direção de Prova foi um acidente, que necessitava a intervenção da ambulância e, por isso, foi encerrada exatamente quando os 75% de prova regulamentares foram completados, para que valesse efetivamente o que a pista mostrou e não ter que recomeçar a corrida. Porém, uma destas duas atitudes deveriam ter sido tomadas. A primeira: já que foi esperado chegar aos 75% de prova, dava para avisar com placa o 3, 2, 1. A segunda: bandeira vermelha e azar dos 75%. O encerramento prematuro não permitiu que a estratégia do segundo colocado, Arthur Leist, fosse posta em prática e isto gerou protestos incisivos.

O terceiro caso foi o mais grave, o da Júnior. E aí pode-se afirmar com toda a certeza que houve um erro. Foram, sim, mostradas três placas pelo Diretor Adjunto. A primeira sinalizava três voltas, a segunda também sinalizava três voltas e a última sinalizava duas voltas. A próxima e natural atitude do Diretor de Prova Bruno Barônio, nesta sequência de três placas – mostradas à sua frente e que por isso não as vê – era a bandeira quadriculada, finalizando a corrida. Neste caso Pedro Cardoso, que ficou com o vice, e Zaiya Fontana, o 4º, não puderam por em prática a estratégia e passaram reclamando e depois foram pessoalmente à Direção de Prova mostrar seu descontentamento.

Houve, a partir daí, uma invasão na pista, de pais, pilotos e mecânicos, exigindo providências que reparassem o erro. Explicações daqui e dali tentaram resolver o problema, que acabou não resolvido, justamente porque não havia mais o que fazer, apenas admitir o erro. Com dificuldade, todos foram retirados da pista para que fosse disputada a última prova do Brasileiro, da F4 Sênior.

Não há o que reclamar na Cadete, há o que reclamar na Júnior Menor, uma vez que faltavam cinco voltas, e há muito o que reclamar na Júnior, sim. Não se sabe se a estratégia dos pilotos de atacar na última volta daria certo – e ninguém sabe se daria certo, porque ninguém sabe o futuro. Não foi dada a chance? Sim, não foi dada a chance. Os pilotos passariam na última curva da última volta? Sim, ou não. Erros houveram? Sim, erros houveram e devem ser corrigidos. E, especialmente, devem ser admitidos pela CBA, já que foram erros humanos (e errar é humano, lembram?), mas que podem – ou não – ter jogado por terra um grande investimento financeiro. E devem ser admitidos pela CBA, porque a CBA não deve posar com arrogância. Este seria o primeiro passo para que os pilotos voltem a respeitar a entidade e seus Comissários nas mais diversas situações que a envolvem quando se fala do Parque Fechado em diante.

Por fim, uma constatação que não deve ser esquecida e que eu, por mim, considero primordial todos terem na cabeça. Gianluca Petecof e Giuliano Raucci, campeões brasileiros da Júnior Menor e Júnior, são muito merecedores do título que conquistaram. Não estavam ali, naquela posição, por acaso. E também não estavam ali, por acaso, Arthur Leist e Sérgio Crispim na Júnior Menor, e Pedro Cardoso e Zaiya Fontana na Júnior. Trabalharam e mereceram estar ali, assim como os campeões. E nenhum dos seis pilotos tem culpa alguma do que aconteceu.

Faltou algo, positivo ou negativo? Comente...

E vamos para Fortaleza!

  • 15/07/2013 12:45 Fabrizio Petecof

    Com todo respeito, acho que tem coisas que nem tem que ser faladas para não comprometer ou expor quem nada tem a ver com isso. Mas já que foram explicitamente publicadas, vou dar minha opinião e que foi o consenso geral na pista sobre a categoia Junior Menor. A categoria possuia no mínimo 10 pilotos que poderiam com tranquilidade sagrar-se Campeão Barsileiro, nomes comk Marcel, Yanni, Edgar, Guilherme, Leist, Juan, Rosate, etc. Porém na Final de Sábado, caso as 20 voltas fossem concluidas, haveria uma grande propabilidade de o campeão não mudar pois o ritmo do kart 110 era muito melhor do que o 818. Além disso, o Kart 818 tomava entre 0,3 a 0,4 por volta à aquela altura, portanto, as 15 voltas até O BENEFICIOU,, pois talvez nem na caminhonete subiria, pelo ritmo do kart 21 e 7, que também vinham mais rápidos. Por fim, a falta da placa poderia muito bem ter beneficiado o 818, já que o kart 110 poderia aguardar as ultimas voltas pra passar, como de praxe a placa são os detrás que esperam-nas para também usar suas estratégias de ataque, e enfim ser surpreendido com a bandeirada. Por justiça de Deus, o mesmo praticou a ultrapassagem na primeira chance que teve, e que seria sua ultima pela direção de prova.
    Portanto, a decisão da direção de prova em encerrar em 75% e não dar vermelha nem placas, claramente poderia visar beneficiar o 818 que à aquela altura da decisão e do acidente liderava com folga de quase uma reta. Desculpe ninguém é ingenuo.
    Espero que cada qual possa usar seu caráter e ética e reconhecer que o resultado da categoria Junior Menor é inquestionável e quem me conhece sabe que tb o seria caso os números fossem invertidos.
    Um abraço e parabéns pela análise e pela cobertura do evento.

  • 15/07/2013 12:51 Fabrizio Petecof

    Desculpem os erros de português pois digitei rápido e não corrigi. Abs

  • 15/07/2013 12:59 Erno Drehmer

    Perfeito Fabrizio, há que se analisar este outro lado, o da inversão de quem receberia placa. O ritmo do Gianluca era estupendo e, como eu disse, foi extremamente merecedor do título. Os dois campeões são inquestionáveis, um pelo ritmo que impunha, outro por ter vencido três de quatro corridas.
    De qualquer forma, é bom deixar claro que houve erro e não má fé na condução das placas e nos dois encerramentos antecipados...

  • 15/07/2013 15:04 Denise

    Acho que tudo que vc falou Erno esta correto o que aconteceu ja foi mas deve ficar bem claro para a CBA que isso não pode acontecer em outros Brasileiros
    Temos todos os pilotos que no próximo Brasileiro antes de ir para o campeonato verificar toda a estrutura dentro e fora das pistas para termos certeza que seremos tratados com dignidade não como fomos tratados neste Brasileiro
    Sem a menor consideração "é isso que temos e ê assim que é "
    Frase que tive que escutar da federação Da vontade de que ???
    Não tenho nem palavras para argumentar só acho que não podemos nos esquecer para o Próximo Brasileiro cobrarmos tudo antes
    Segurança Higiene médicos alimentação e diretores de prova capacitados para seus devidos fins
    Bom é isso poderia ficar aqui escrevendo horas
    Mas ja deu dessa .........

  • 15/07/2013 15:26 Erno Drehmer

    O poder dos pais é inegável, mas eles ainda não conhecem este poder.... ou pelo menos ainda não usaram.... bato nesta tecla há muitos anos.... mas

  • 15/07/2013 15:42 Biasutti

    Ola Erno, muito boa as criticas e os elogios nos sentimos muito felizes com a participação de todos vocês no evento e o que podemos garantir que o nosso desejo sempre foi em oferecer o melhor para todos, sabendo que conseguimos realizar 100% de tudo, e que estamos sempre ao dispor para recebe-los em nosso estado.
    Ainda bem que o pai locutor não entrou nos pontos negativos kkkk.
    Um grande abraço.
    Biasutti

  • 15/07/2013 16:49 Sergio Moraes Cardoso

    Para quem acompanhou o Campeonato Brasileiro de Kart vale a leitura, não endosso todos os pontos, ate discordo de alguns quanto a real condição de Serra receber o evento, o comentário sobre os erros da direção de prova sao precisos e concordo plenamente, sem desmerecer os campeões, eles também estão prejudicados pela duvida das voltas tiradas dos concorrentes!

  • 15/07/2013 18:02 Geraldo

    BOA TARDE,,, O CAMPEONATO FOI MARAVILHOSO, UM OTIMO NUMERO DE PARTICIPANTES, PARABENS AOS CAMPEÕES DE TODAS CATEGORIA,, UM POUCO MAIS DE SERIEDADE DOS ORGANIZADORES, QUE BRINCAM COM OS PAIS E PILOTOS, COMETENTO ERROS GRAVES, PARABENS SERGIO, A VOCE E O PEDRO, GRANDE CAMPEONATO...PARABENS A TI ERNO POR SEMPRE USAR SERIEDADE NAS TRANSMISSÕES

  • 16/07/2013 09:34 Marcelo Daineze

    Bom dia Erno, eu poderia ficar horas aqui comentando sobre tudo de negativo que aconteceu em Serra-ÉS, porém, vou me ater apenas ao seu comentário acerca da cadete.
    Concordo quando diz que a cada tentativa de largada frustrada, diminui-se uma volta na corrida.
    A questão é: o diretor de provas tinha a obrigação de dar as placas 3, 2 e sim.
    Não dá para aceitar um diretor de provas da CBA dar a placa 3 e 2 e depois a quadriculada, pois como você mesmo disse, é na ultima volta que acontecem os botes finais.
    Simplesmente lamentável...

  • 16/07/2013 10:47 Maria Célia Baronio

    Erno! Que primeira fase do campeonato! Record de pilotos e de baterias..36!!!respeito todos os comentários...mas não concordo com os dois erros:porque não foram erros! O da Junior Menor:Ambulância precisava entrar na pista por exigência Médica,prova com 75% das voltas completadas,bandeira quadriculada e ponto final!Sem necessidade de placas de 3,2 e 1.É a ambulância,atendimento de urgência e a pedido médico!Esperar o quê ?: Placas???Vamos ler o regulamento. E se fosse um filho meu? Vamos ser racionais...
    Na Junior: houve falha...não erro. Porque as voltas todas foram completadas...independente das placas.Todos sabemos contar...
    Agora lastimável,horroroso e totalmente dispensável foram as atitudes de desrespeito,falta de educação dos inconformados com o ocorrido.Devemos reclamar,exigir os direitos.Mas temos que fazê-los com educação e respeito.Que exemplo foi dado aos pilotos?A maioria são crianças,em formação de caráter...Se aspiram à carreira
    automobilística,se pretendem seguir os passos de Senna,Schummacher,Lauda e outros,é necessário que a base esteja consolidada na disciplina,respeito e educação.Para alguns,isso faltou em Serra.Lamentável .

  • 16/07/2013 11:53 Sérgio Camilo Câmara

    Parabéns Erno,mais uma vez pela sua análise simples e sensata.ABS

  • 16/07/2013 12:13 Nelson Amaral

    Amigos, parabéns aos integrantes da CBA pelo grande 48º Brasileiro de Kart, grids que contaram com até 38 pilotos e isto quer dizer que os pilotos e pais de pilotos prestigiaram o evento. Quanto aos erros, lamentáveis, estava com dois pilotos da cadete que em fase de estréia em Brasileiro de kart, e minha situação foi orientá-los para ficarem atentos as regras (as bandeiras), tanto que um dos pilotos o Piloto Pedro Adami kart 08, fez tudo certo nas quatro baterias: na 1ª largou em 21º, na 2ª 16º, na 3ª 10º e na final 7º. Instrui o meu piloto a atacar os demais pilotos sem perder o contato com o bloco da frente, e ele fez tudo certo, recebeu placa de 3 voltas, passou 2 pilotos, recebeu placa 2 voltas, passou outro e partiu para a última volta, nesta colando no 6º e no 5º, e quando entrou na última curva para receber placa de última volta deu novo bote, recebeu a bandeirada chegando no parque fechado e contente entre 38 pilotos de gabarito com o 7º lugar, mas frustrado por fazer tudo que planejamos e ser enganado pelas placas. Diante disso, o que dizemos para uma criança de 10 anos?
    Quanto à Júnior Menor acompanhei a bela corrida de recuperação do extraordinário Edgar Neto, que corria pelo kart 112, partindo de 16º e quando faltavam 16 voltas aconteceu um acidente, na parte de cima do kartódromo, todos gesticulando para a direção de prova para paralisar porque havia um piloto acidentado, pois duas voltas após outro acidente próximo do parque fechado, como estava lá, vi o piloto passando mal. Nesta ocasião o diretor de prova pegou a bandeira vermelha, quando ia paralisar a prova alguém falou p ele não paralisar a prova, ele guardou a bandeira e deixou mais 2 voltas para encerrar a prova, pois aí tinha completado 75% da prova, encerrou e após todos karts pararem entrou a ambulância. Isto tudo acabou frustrando a recuperação do Neto, que teria grandes chances de ter chegado nas pontas, mas isto não ocorreu pela sucessão de problemas ocorridos no percurso.

  • 16/07/2013 12:25 Ivanise F Lisboa

    Olá Erno, sua reportagem como sempre foi justa, mas sendo eu a vítima da estrutura mal montada de madeira que caiu , tenho obrigação de comentar o caso, para que os próximos eventos sejam mais seguros.
    Somos desrespeitados quando a CBA escolhe um Kartodromo sem estrutura, este tem que ser escolhido como um todo , e nao só em relaçao a pista. Este de Serra era péssimo. Lanchonete precaria ( muita gente passou mal), banheiros indecentes, arquibancadas inexistentes , enfim, nao consideram que num evento deste porte , pais, amigos e expectadores estarao lá e precisam de lugares apropriados para assistir a prova. Onde está a vistoria disso tudo???
    E alem disto tudo, qdo fui atendida pela ambulancia local fui levada a um hospital que estava programado para receber ocorrencias do kartodromo, e chegando lá nao havia sequer um ortopedista para me atender! Onde está a exigencia da CBA em ter um hospital com estrutura montada para emergencias??? Intolerável isto!!! Para minha sorte meu caso foi resolvido parcialmente e agora em Curitiba estou sendo atendida com respeito e da maneira adequada.
    Resumo do evento:
    Pista do Kartodromo boa!
    Estrutura do kartodromo indecente!
    Analise e avaliaçao previa da CBA nada feita!
    Eficiencia da ambulancia e hospital péssimos!
    E de novo nas pistas, dirigentes nao cumprindo com seu papel e "favorecendo" alguns e prejudicando outros com sua falta de consideraçao com pilotos e equipes!
    Uma pena o kartismo no Brasil nao ser levado a sério!

  • 16/07/2013 13:32 E. Rigueiro

    muito se falou e comentou, quanto ao evento realmente muito bom, participação de pilotos e equipes fantasticas, mas para a organização não encontrei qualificativos adequados, talvez sofrível, péssimo seriam corretos, porém quem esteve por lá viu e viveu, inscrição demorando mais de quatro horas, secretaria da prova desconhecendo o que deveria fazer ou copiar, dois rapazes no combustível nem sabia qual ou quais comprovantes deveriam receber ou exigir, banheiros melhor nem falar, acesso ao parque fechado realmente era fechado por tudo e por todos com equipes se atrasando para entrada na pista, lanchonete com preços aviltantes (uma pizza de 15 cm de diâmetro custar R$ 8,00), serviço médico não sabia sequer o que fazer quanto mais onde estava (e antes do serviço médico deveria estar definido um bom hospital, enfim é um pouco do que passamos e sofremos, em nosso modesto entendimento para realização de um evento desse porte precisa sem dúvida de umm planejamento especializado, eficiente e eficaz, que tudo enfim sirva de lição e aprendizado para os próximos, é o que espero e sem dúvida todos esperamos

  • 16/07/2013 18:27 Jadson Laurett

    Erno,
    Tenho certeza que todos os pontos aqui apontados são importantes e serão avaliados para outros eventos realizados nesta praça, mas como local sei do esforço do Jose Varella, Presidente do clube e toda a sua equipe em fazer o melhor para todos os Pilotos, Mecânicos, Chefes de Equipes e Familiares.
    Lembro que tivemos uma semana com muita chuva, coisa atípica para a nossa região, pois com tempo seco ou sem chuva teríamos outra realidade no kartódromo, digo isto nas dependências do mesmo, pois na pista ninguém pode reclamar, temos um belo traçado e mesmo com o asfalto feito a alguns anos não tem buracos e nem depreções que venha a comprometer a pilotagem dos pilotos,e com exceção da categoria Shifter com 10 pilotos todas as outras categorias tiveram belos grids e corridas emocionantes até a bandeirada de chegada, isto é fato, 216 participantes para a primeira fase do Brasileiro é um marco histórico para o Kartismo nacional.
    Gostaria de lembrar também que o momento politico do Brasil é delicado com todas as manifestações que vem acontecendo em todos os Estados e alguns dos itens como arquibancada prometida pelos órgãos públicos não foram entregues, mas mesmo assim vejo que não tirou o brilho do evento.
    Em suma, eu como Pai de piloto e Piloto só tenho a agradecer a todos os participantes que vieram prestigiar nosso evento e peço em nome de todos os Capixabas desculpas por alguma coisa que não tenha acontecido a contento, pois participei da luta do Varella na busca de fazer o melhor e proporcionar a todos uma condição especial, mas na vida sabemos que nem tudo são Flores mesmo as mais bonitas e perfumadas tem seus espinhos.
    Agradeço aos pilotos de todos os estados que acreditaram e vieram participar do nosso evento, mecânicos, chefes de equipes, familiares, dirigentes CBA que abriram mão de seus lares para estarem aqui promovendo este grande BRASILEIRO. Abraço.

  • 16/07/2013 19:13 Flavio Lisboa

    Prezado Erno
    Sem dúvida existiram pontos positivos no evento, porém quanto ao acidente de minha de minha esposa com a queda do palanque de madeira foi gravíssimo, ela e outras mães e crianças estavam embaixo do dito "palanque?, causando gravess ferimentos e inclusive no nosso caso o amassamento de quadril com o deslocamento do fêmur da bacia, segundo, se não fosse à intervenção do meu filho que iria largar naquele momento e minha, que corri na pista e nos box para abrir caminho para a ambulância e os socorristas , ela estaria lá até agora, em momento algum a CBA se manifestou, inclusive aquele SENHOR CBA DE SEMPRE ( é a terceira vez que me prejudica em corridas) e terá o mesmo respeito de minha parte que parece ter por mim , mal educado e mal intencionado, autorizou a largada, mesmo vendo que meu filho ainda estava sem capacete e voltando para o Kart após atender sua mãe.
    Quanto ao atendimento no hospital, em nenhum momento tivemos apoio, tudo correu a minhas expensas e sob meu comando, pois nem médico tinha quando chegamos lá e se não tivesse exigido sob pressão inclusive financeira, talvez não aparecesse um ortopedista, ficou internada de um dia para o outro e voltamos para continuar o tratamento em Curitiba, ela ficará de muleta por 30 dias e terá que fazer fisioterapia por três meses e acompanhamento médico por dois anos, pois houve rompimento de nervos, articulações, cartilagem entre outros, apenas um aparte, o pessoal do kartódromo de Serra até tentou ser prestativo tentou mesmo, com pouco efeito, mas, quanto a CBA, não recebi nem um melhoras a sua esposa até agora.
    Será que nós pais e patrocinadores não temos valor algum, somos apenas peças a serem manipuladas conforme conveniência de certas "autoridades autoritárias" , será que ela não é a responsável legal pelos eventos que ela manda e desmanda, nosso departamento jurídico tem certeza que é , e inclusive seus diretores são solidários CÍVIL e CRIMINALMENTE, quando de fatos extra pista , mas sob sua responsabilidade.
    Ainda, será que não tem nem seguro para cobrir eventuais prejuízos com acidentes do evento? Isso é obrigatório. Será que a CBA não sabe? Vai me ligar oferecendo apoio ou pedindo desculpas?
    É , ficam as perguntas e provavelmente sem as obrigatórias respostas.
    Parabéns aos pais e mães os verdadeiros heróis na promoção do evento e parabéns aos pilotos que participaram do evento e aos grandes campeões de 2013.

  • 17/07/2013 11:02 Gilberto Vargas

    Sou médico e acompanhei o atendimento prestado a Sra. Ivanise no kartodromo. O que vi foi uma equipe de socorristas despreparados, confusos. O primeiro passo no atendimento de emergencia é verificar o nível de consciência e o segundo é verificar os sinais vitais. Nada disto foi feito. O Oxímetro só foi colocado um bom tempo depois. O tempo para efetuar a remoção foi excessivamente demorado. Se a Sra. Ivanise tivesse tido um problema mais grave como ou traumatismo craniano ou hemorragia interna, onde a rapidez do atendimento decide, poderia ter sofrido graves consequencias. Hospital de retaguarda sem traumato/ortopedista é um absurdo, é a primeira coisa que tem de ser vista! Pois em caso de acidente é óbvio que esta especialidade é fundamental. No mais, repito o que venho afirmando. Precisamos remurar e treinar bem, sob todos os aspectos,os que efetivamente trabalham na pista: Diretores e Comissários. Somente assim teremos profissionais de alto nível.
    Gilberto Vargas

  • 17/07/2013 19:58 Flavio Lisboa

    Vargas
    Devo um grande primeiro atendimento a você(Graças a Deus estava lá), e como me deu as diretrizes do atendimento local e hospitalar (inclusive por telefone várias vezes), pude cobrar o atendimento correto, realmente agradeço seu apoio e atendimento, de resto , concordo com seu comentário, abs.
    Flavio

  • 17/07/2013 20:16 Wagner Ebrahim

    Erno,
    Quero primeiro dar os parabens aos campeoes dessa primeira fase,ja faz algum tempo que nao consigo participar de uma competicao de Kart mais sempre estou acompanhando os resultados pelo seu site,sobre os problemas que ocorreram nessa primeira fase tenho algumas sugestoes para a CBA,Pais e Pilotos.Uma situacao que me chamou a atencao foi a questao do socorro medico,hospital e a demora para o atendimento na questao dos acidentes,vou fazer algumas perguntas que seriam principalmente para os Pais, responsaveis e chefe de equipe.
    Quando vcs chegaram no primeiro dia do evento alguem foi querer saber quem seria o medico responsavel naquele evento?
    Qual seria o hospital mais proximo e qual o hospital poderia nos atender?
    Qual seria a equipe medica responsavel e formada por quantas pessoas?
    Alguem foi olhar dentro da ambulancia se realmente ela teria a minima condicao para aquele evento?
    Isso sao detalhes que nao podemos esquecer de ver antes de colocar nossos filhos na pista,toda essa seguranca e essas informacoes sao simples de se obter e temos que ter essas respostas antes de um evento desse porte.
    Outra dica seria uma ficha medica para preenchimento de cada Piloto sobre informacoes que na hora pode precisar(plano de saude/telefones/fraturas anteriores/alergia a medicacao/etc).
    Apresentacao da equipe medica no briefing das categorias.
    Nao podemos confiar tanto assim temos que pelo menos saber de alguns detalhes que na hora de um acidente teremos um pouco mais de tranquilidade.
    Nao estou afirmando que a equipe medica deixou de fazer ou nao era capacitada,mais quando vc tem essas informacoes acima fica tudo mais tranquilo.
    Espero que esse meu comentario seja entendido para construir um Kartismo ainda mais forte no Brasil.
    Abs a todos e boa sorte para a segunda fase.

  • 21/07/2013 13:31 Débora

    Flavio e Ivanice
    Sei bem oque vocês passaram com relação ao atendimento medico tanto na pista quanto no hospital, pois na primeira copa das confederações realizada em serra meu filho sofreu um acidente logo na largada e precisamos de atendimento e foi péssimo. Novamente precisou de atendimento após um toque de um concorrente mas desta vez naquele hospital não voltamos. Graças a Deus apenas luxações nos dois ocorridos.
    A você Ivanice lhe desejo a melhor recuperação.

  • 22/07/2013 11:21 Lorenza

    Olá,eu sou irmã do Zezinho da cadete e queria dizer que antes de tudo acho que deveria ser escolhido um lugar decente para fazer um campeonato brasileiro,em que pais, amigos e patrocinadores não arriscassem vidas assistindo corridas, estava também embaixo do palanque no qual muito mal estruturado caiu, e por pouco junto com a mãe do piloto que teve que ser internada não fiquei presa embaixo tambem.Em relação as corridas acho que realmente todo ser humano erra ,mas também nem sempre o ser humano consegue estar disputando primeira colocação em um campeonato brasileiro.Erno sei que você não tem culpa nem uma disso mas espero que os comissários de prova fiquem sabendo o que fizeram.

  • 24/07/2013 21:57 José Luiz

    Boa Noite Erno. Sobre a cadete em serra muito pior que o erro das placas comentado pelo Daineze e comentando que você havia dito que não havia erros nesta categoria comento um fato muito mais relevante ligado ao item seguranca:chuva na 3 a ou 4 a volta,38 crianças na pista e os ponteiros levantando as mãos pedindo o encerramento da prova para a troca dos pneus e nada de iniciativa da medíocre CBA que nos acompanha e constantemente comete erros imperdoáveis?Qual e a resposta para isto?Nao e o filho deles que das 4 baterias da semana ganhou 3 e na 4a bateria liderando a prova leva um toque na chuva e vai para a grama e acaba o campeonato ganhando um 4 o lugar?quantos treinos para o Brasileiro?quanto investimento? Será que foi justo tudo que ocorreu em Serra? Fica ai meu desabafo!!!