É comum no nosso kartismo termos retardatários sem a mínima
noção de que devem deixar a pista livre para o líder e os pilotos que vêm atrás
do líder. O retardatário é, nada mais, nada menos, que o último colocado, é o
cara que está “tomando” volta e que não tem mais a mínima chance de ganhar
aquela corrida.
Para estes é mostrada a bandeira azul, que determina que o
piloto deve facilitar ao máximo a ultrapassagem. Desde 2012 a CNK, naquela época
presidida por Rubens Gatti, adotou outra bandeira, que tem um efeito ainda mais
rigoroso.
É a bandeira azul com um “x” vermelho, usada APENAS NA FINAL
de uma competição – e assim está sendo aqui no 53º Campeonato Brasileiro. Ela é
mostrada ao último colocado no momento em que ele passa a ser considerado um piloto
que oferece riscos ao líder, enfim, o retardatário.
Ao receber esta bandeira, o piloto deve IMEDIATA e RAPIDAMENTE
dirigir-se ao Parque Fechado. Sem chances de recuperação, ele não deverá atrapalhar
o líder, que terá que ter SEMPRE a pista livre.
Portanto, fica o alerta a todos os pilotos que disputarão a final
do próximo sábado no Campeonato Brasileiro.