O Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano (MG), se tornou na última semana a sede do kartismo nacional. Quase 200 pilotos, das cinco regiões do país, estiveram na pista mineira em busca dos títulos de sete categorias no Campeonato Brasileiro de Kart.
A competição, que é a mais importante do calendário nacional, é vista pelos praticantes do esporte no país como o ápice de sua participação na temporada. A mais bem estruturada equipe do kartismo mineiro, a BF Racing (Usiminas | BMG | FIRB | Revista RI | IBRI | BH Run | Locarcity) participou pela primeira vez do evento e levou para pista os pilotos Bruno Fusaro (Super Sênior) e André Nicastro e Pedro Guilherme (Graduados).
Cada competidor teve uma história diferente na competição, mas todos buscaram os melhores resultados a todo instante. Na categoria Graduados, que teve Pedro e André representando as cores do time, a disputa foi muito acirrada. A classe foi a que mais competidores reuniu nesta fase do Brasileiro e teve, inclusive, prova de repescagem, uma vez que o número de pilotos não era suportado no traçado.
Pedro teve problemas nas corridas classificatórias e, por isso, acabou caindo na repescagem. Nesta prova de segunda chance ele mostrou que seu lugar, realmente, não era ali e venceu com tranquilidade garantindo a sua continuação no campeonato. Assim, Pedro Guilherme garantiu a 29ª posição para a largada da corrida Pré-Final enquanto que Nicastro estava com o 12º lugar. Nas decisivas corridas da competição os dois pilotos lutaram muito em busca das melhores posições. Pedro, infelizmente no final do pelotão, acabou sendo envolvido em batidas que não lhe permitiram alcançar uma posição melhor e terminou o campeonato no 20º lugar.
Nicastro, por sua vez, fez belas ultrapassagens e, com toda a sua experiência, lutou bravamente contra Sérgio Jimenez e Felipe Guimarães protagonizando uma das disputas mais acirradas do campeonato. Por fim, a seis voltas para da bandeirada final, seu kart começou a perder rendimento e André acabou recebendo a bandeirada na sexta posição. Ao final da prova foi detectado que o kart de Nicastro teve a sua palheta quebrada, motivo pelo qual seu equipamento perdeu rendimento no final da prova.
Fusaro, por sua vez, na categoria Super Sênior também teve uma competição de altos e baixos. Após partir do final do pelotão na corrida Pré-Final, devido a problemas nas classificatórias, o piloto mostrou que realmente tem um grande talento. Com ultrapassagens arrojadas e um kart extremamente rápido, Bruno superou 16 concorrentes nesta corrida e finalizou a prova na 14ª posição. Na final, Bruno mais uma vez conseguiu se posicionar bem na largada e partiu em busca de recuperação. Em momentos muito difíceis ele conseguiu escalar mais uma parte do pelotão e, ao fim das 21 voltas, recebeu a bandeirada na 10ª posição.
“Avalio como muito positiva a participação da BF Racing neste Campeonato Brasileiro. Foi a nossa primeira participação na prova e, com muito trabalho e dedicação, conseguimos estar no Top10 nas duas categorias em que participamos. Tivemos um grande trabalho de preparação, muita dedicação dos mecânicos e preparadores de motor e, de nossa parte (pilotos), também demos o nosso melhor. Quero agradecer muito ao apoio de nossos patrocinadores Usiminas | BMG | FIRB | Revista RI | IBRI | BH Run | Locarcity e acredito que nas próximas competições estaremos ainda mais competitivos”, encerrou Bruno Fusaro, piloto e diretor esportivo da BF Racing.