publicidade
12/07/2011 18:01

Bicampeão Sul-Americano, Yurik Carvalho quer título no Brasileiro

Fonte: Quick Comunicação e Marketing


Foto: Flávio Quick

Yurik Carvalho


Nesta semana, entre os dias 12 e 16 de julho, o Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, zona sul de São Paulo, se tornou o centro das atenções do kartismo no país. Nestes dias esta acontecendo nesta pista a primeira fase do Campeonato Brasileiro de Kart.

Competindo pelo segundo ano na categoria Júnior Menor, o paulista Yurik Carvalho (Splash Bar / Birel / AMF Kart Parts), de 12 anos, é uma das grandes revelações de sua geração. Em seu quarto ano nas competições de kart, Yurik tem um currículo invejável. Pela categoria Cadete, em 2008, ele foi o Campeão do GP Brasil de Kart e Campeão Sul-Americano. Em 2009, também pela Cadete, o garoto com então 10 anos conquistou o Bicampeonato Sul-Americano, a Copa São Paulo Light e o Campeonato Nova Schin. Em 2010, adaptando-se à categoria Júnior Menor, o piloto ficou com a terceira posição na Copa São Paulo Granja Viana, quinta colocação no Campeonato Brasileiro e, a convite da equipe Ital Kart, foi um dos destaques da categoria TaG Júnior no SKUSA, disputado em Las Vegas, nos Estados Unidos, onde ele chegou a liderar a bateria final.

Em 2011 Carvalho permanece disputando as provas pela Júnior Menor. Nesta temporada o piloto está se dedicando quase que exclusivamente às disputas da Copa São Paulo Granja Viana e, também, em sua preparação para os campeonatos nacionais. A competição, que mensalmente reúne cerca de 300 pilotos na cidade de Cotia, região metropolitana paulista, é hoje a mais difícil do país de longa duração. Após as seis primeiras etapas Yurik é o atual líder de sua categoria com 14 pontos de vantagem para o segundo colocado.

Desenvolvendo o equipamento desde o início do ano, Yurik irá utilizar neste Campeonato Brasileiro os chassis da marca Birel Sudam, equipados com motores da Mecânica Riomar, modelo MRA-1. A empresa Tibola Preparações, do Paraná, cuidará da manutenção e preparação dos motores, e a equipe Camargo Racing, dos acertos de chassis e “setup” do kart.

Os desafios de Interlagos
O Kartódromo Ayrton Senna é, sem dúvida, uma das pistas que Yurik mais treinou em sua vida. Por suas características de um traçado muito técnico, com curvas de vários raios e alta velocidade média, a equipe Camargo Racing tem esta kartódromo praticamente como sua sede.

“Estou muito animado para este Brasileiro. Estamos treinando desde o começo do ano e a possibilidade de competir em uma pista que já disputei tantas corridas e treinei tanto é realmente legal. No ano passado, em Volta Redonda, tínhamos uma pista travada e, em muitos pontos, até perigosa. Aqui em Interlagos as áreas de escape são grandes, temos muitos pontos de ultrapassagem e as velocidades são altas. Nos preparamos durante o ano todo e, tenho certeza, estarei na briga por este título que, ainda, não tenho em meu currículo”, contou o piloto de 12 anos.

Adversários e Futuro
Na temporada atual vários pilotos da categoria Júnior Menor têm se destacado nas competições regionais e, também, nas provas de maior representatividade como o GP Nacional, Copa Codasur e Campeonato Sul-Brasileiro. Concorrentes que fazem o seu segundo ano na categoria receberam o estímulo de outros pilotos que, promovidos da Cadete nesta temporada, estão se mostrando também muito rápidos e competitivos.

Yurik acredita que existem cerca de dez pilotos com chances reais de lutar pelo Brasileiro deste ano que, assim como ele, se dedicaram muito em sua preparação. Em sua lista os principais concorrentes são Gabriel Sereia (MT), Rafael Martins (SP), Felipe Ortiz (SP), Sérgio Sette Câmara (MG), Zaiya Fontana (RJ), Mauro Auricchio (SP) e Giuliano Raucci (SP).

Assim como todos os pilotos que iniciam no kart, Carvalho tem o sonho de se tornar um piloto de F-1. Para isso, porém, o garoto tem os pés no chão e pensa, realmente, no kart. “Acabei de sair da categoria Cadete e estou apenas no segundo passo no automobilismo. Não conheço muito bem as categorias de Fórmula, mas, se fosse hoje, gostaria de correr na F-3 Sul-Americana ou na Fórmula Futuro e depois ir para a Europa”, encerrou.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!