O Campeonato Brasileiro de Kart teve a sua segunda fase disputada em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, entre os dias 24 e 28 de julho. A grande sensação do torneio foi o desempenho dos chassis Birel, que venceram os seis títulos em disputa na cidade baiana: Sudam Júnior, Graduados A, Graduados B, Sênior A, Sênior B e Super Sênior.
Na Sudam Júnior, Luis Felipe Nasr dominou a categoria. O piloto marcou a pole-position e só não venceu a segunda bateria, que foi vencida por Luis Felipe Derani, também de Birel. Nasr ficou com o título - seu segundo nacional - e Derani foi o vice. Emanuel Oliveira Neto (3º colocado), Marcelo Anselmi (4º), Gabriel Navarrete (6º), Eduardo Mellara (7º) e Victor Guerin (8º) também correram de Birel nessa categoria.
Baiano, o piloto Tadeu Mascarenhas foi o primeiro a faturar o título para \'a casa\' em Lauro de Freitas com um chassi Birel. Ele se tornou campeão Brasileiro de Kart pela Sênior B depois de duas vitórias e um segundo lugar nas baterias. Os outros pilotos da fábrica nessa categoria foram: Éber de Almeida (4º), Glaucinei Souza (6º), Mauro Cozzi (7º), Flávio Motta (8º), Adriano Belém (9º) e Guilherme Fleischmann (10º).
Na Sênior A, o experiente André Nicastro, um dos responsáveis pelo desenvolvimento dos chassis Birel, conquistou seu tetracampeonato brasileiro. O carioca dominou completamente a categoria e venceu de forma invicta - com quatro vitórias em quatro corridas. Também do Rio e também a bordo de um Birel Sudam, Marcelo Oliveira ficou com o vice-campeonato. Fernando Scotti foi o sexto, Wagner Ebrahim o oitavo, Franklin Maiolino o décimo, Jorge Borelli o 11º, Cleiton Cesário o 12º e Elon Cesário o 13º.
Outro título que ficou na Bahia mesmo foi o da Graduados B. André Rosário venceu duas baterias para comemorar seu primeiro título no Brasileiro de Kart. O time da Birel nessa categoria ainda tinha João Horto, vice-campeão; Luis Felipe Nasr, que disputou duas categorias no mesmo torneio e foi terceiro colocado; Alexandre Ruiz Filho (4º); Vinícius Sammarone (5º); Pedro Rodrigues (7º); Renan Fernandes (9º); Sérgio Ramalho (10º); Yann Cunha (11º) que correu duas baterias de Birel; Igor Veras (13º) e Pedro Igor (14º).
Na Graduados A, um feito histórico do paulista Dennis Dirani. Campeão Brasileiro de Sudam na primeira fase, o piloto venceu também o campeonato na Graduados A e se tornou o primeiro piloto em 15 anos a conquistar o nacional duas vezes no mesmo ano. A última vez que isso tinha acontecido fora em 1992, com Bruno Junqueira.
O vice-campeonato da Graduados A ficou com Sérgio Jimenez, que voltou ao Brasil para tentar seu heptacampeonato. Fabiano Machado ficou com o terceiro lugar, João Paulo Gelain - pole-position da categoria em Salvador - foi o quarto, Denis Navarro o quinto, Guilherme De Conto o sexto, Vítor Teiji o oitavo, João Neto o décimo e João Cunha o 11º.
Fechando as categorias da segunda fase do Brasileiro de Kart, Rogério Rezende, também da Bahia, ficou com o título da Super Sênior - a categoria mais disputada desse Brasileiro. De Birel, Jorge Borelli foi o terceiro, Fernando Croce o quarto, Paulo Coelho o quinto; Markenson Marques o sexto; Doglas Pierosan o oitavo; Eduardo Ferreira o 10º; Flávio Cruz o 11º; Antonio Canedo o 12º; José Girondi o 15º; Sérgio Ramos o 16º e Antonio Carlos Sontag o 18º.