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20/07/2011 16:02

Brasileiro de Interlagos: o balanço do Kart Motor

Fonte: Portal Kart Motor | Erno Drehmer



Mais uma fase de um Campeonato Brasileiro foi realizada, desta vez no lendário Kartódromo de Interlagos, que há 17 anos não recebia nossa mais importante competição. A última vez que o Brasileiro por lá esteve foi em 1994.

Bem, 203 pilotos de oito categorias estiveram em Interlagos desta vez e vimos corridas lindas, de tirar o fôlego. E este, então, pode ser o assunto inicial de nosso balanço da 1ª fase do Campeonato Brasileiro de Kart 2011.

Tradicionalmente a 1ª fase do Brasileiro leva até seu kartódromo sede os pilotos ainda em início de carreira, os da Mirim, Cadete, Super Cadete, Júnior Menor e Júnior, além da Novatos, que este ano disputará seu Brasileiro na semana que vem, durante a segunda fase. Aos pilotos destas categorias juntaram-se os da Sudam, Shifter e Super F4.

Vimos pilotos consagrados, portanto, como os multicampeões André Nicastro, Sérgio Jimenez, Felipe Fraga, Dennis Dirani, Danilo Dirani, dentre outros, e desculpem se esqueci de alguns. E vimos, por isso, disputas de “gente grande”, de quem sabe preparar uma ultrapassagem e fazê-la no mais alto estilo.

Mas vimos também pilotos, muitos deles em início de carreira, dando show nas categorias ditas menores. Disputas empolgantes, vistas na Sudam, por exemplo, também puderam ser vistas na Cadete, Júnior Menor e Júnior, principalmente. Esta renovação, que a duras penas parece acontecer a cada ano, graças aos esforços principalmente dos pais dos pilotos, é – talvez – o principal ponto positivo desta primeira fase do Brasileiro 2011.

FATO NEGATIVO – Mas, ao mesmo tempo em que vimos grandes “pequenos” pilotos tendo atuações bárbaras, vimos também alguns tomando atitudes antidesportivas, atitudes que não deveriam ser tomadas por nenhum piloto, ainda mais estes que vivem momentos de formação de sua conduta dentro das pistas. Inibir é importante, enquanto ainda é tempo e enquanto os ensinamentos ainda entram fácil em suas cabecinhas.

FATOS NEGATIVOS – É nossa opinião já há muitos anos – reforçada ainda mais depois do fracasso do Brasileiro de Goiânia em 2009 – que um Campeonato Brasileiro, O MAIS IMPORTANTE EVENTO DO NOSSO ESPORTE, deve ser SEMPRE disputado nos melhores kartódromos, privilegiando aqueles que são os verdadeiros donos do espetáculo, OS PILOTOS. Ponto. (Ih, já estou eu escrevendo aquela frase que alguns dirigentes do nosso automobilismo não gostam de ler).

Interlagos, ainda que não possa ser comparado ao quase inútil Kartódromo de Goiânia de 2009, não oferece condições para receber mais de 200 pilotos em qualquer evento que seja. Sagrado, lendário, templo. Sim, Interlagos é tudo isso e sentar naquelas arquibancadas e imaginar que por ali passaram TODOS os grandes nomes de nosso automobilismo moderno é, sim, de arrepiar. Fiquei sentado ali por muitas horas durante esta semana, “vendo” nossos nomes históricos correndo de kart. Mas não podemos viver de um passado glorioso.

Talvez se os R$ 840 mil que disseram ter investido nas reformas tivessem realmente sido investidos no kartódromo, teríamos tido uma praça em condições condizentes com as necessárias para um Brasileiro. Notem bem, com R$ 840 mil é possível construir praticamente um kartódromo novo. Não haverá algo errado neste número? Será que não foi R$ 84 mil?

Torre de cronometragem? Não, aquilo não era uma torre de cronometragem. Aquilo era uma vergonha, isso sim, e se eu fosse o responsável pela equipe de cronometragem teria dito aos dirigentes: “fui, arrumem outra equipe para trabalhar, respeito é bom e eu gosto”. Quem pensou naquela torre ainda foi bafejado pela sorte: não choveu e aquela barraquinha azul salvou os meninos da Cronoelo de torrar no sol. Ainda bem que o Brasileiro é no inverno, já pensaram se acontecesse em janeiro?

Parque Fechado? Que parque fechado era esse que quase todos que queriam entrar, entravam? Onde alguns mecânicos andavam com pesos nos bolsos e nos carrinhos e os utilizavam para “colocar seus pilotos dentro do regulamento”. Parque Fechado precisa ser fechado, e os seguranças precisam efetivamente verificar se a pessoa que vai entrar está credenciada para isto. Parque Fechado não é lugar para pais e mães assistirem os treinos e até mesmo corridas de seus filhos em lugar privilegiado. Para isto existem as arquibancadas.

Um copo de 500 ml com alguns pedaços de fruta e uma água: R$ 11. Porque será que as lanchonetes espalhadas pelos kartódromos do Brasil pensam que todas as pessoas que estão na pista são milionárias? E isto vale para as lanchonetes terceirizadas e as que são exploradas pelos kartódromos. Alguns dirão: se você está chorando por esta “merreca” não vá ao kartódromo. Não será isto que poderá acontecer um dia em razão dos altos preços praticados com todos os produtos hoje em dia no kartismo?

Bem, não foi à toa que a CBA aplicou uma multa de 220 UP´s (Unidade Penalizadora) à FASP, um valor total de R$ 44 mil (veja o documento oficial). Alguns destes itens de que reclamo estavam previstos no Caderno de Encargos do Campeonato Brasileiro, que cada Federação recebe e assina quando se propõe a realizar o nacional. E, por isto, foram reclamados à FASP pela CBA. Como estavam em desacordo, a FASP foi multada. Justo? Injusto? Não sei, o que sei é que itens importantes não podem ser negligenciados.

E, por falar em CBA, a ela cabe pelo menos um fato negativo, já que – segundo Rubens Gatti – a falta de uma boa estrutura atrapalhou os trabalhos da Confederação, uma vez que grande parte das atenções teve que ser destinada às obras e assuntos afins. O assunto já foi alvo de matéria publicada antes do Campeonato Brasileiro, mas nunca é demais bater-se nesta tecla. Foram muitas as atitudes antidesportivas em São Paulo, algumas ou várias delas punidas. Outras não, outras passaram “batido” e isto não pode acontecer. Do alto da arquibancada – estaria eu em um ponto mais privilegiado? – vi muitas cenas antidesportivas e sei que nem todas foram punidas de acordo. Sou do tempo em que ao Comissário Desportivo bastava ver a cena ao vivo para pedir uma bandeira de advertência ou preta. Não era necessário entrar com um protesto para que se tomasse tal atitude. Não se vê tudo, assim como no futebol? Concordo. Mas investir R$ 20 mil, R$ 30 mil, R$ 40 mil para correr um Brasileiro, ser tirado fora da prova por um piloto antidesportivo e ninguém ver, “não tem preço”. Mais olhos veem mais, então, em um Brasileiro, mais Comissários Desportivos devem estar na pista.

Bem, isto – as atitudes antidesportivas mal punidas – já gerou duas atitudes mais enérgicas da CNK para a segunda fase, que começa na próxima segunda em Minas Gerais. A primeira é que serão cinco Comissários Desportivos na pista: Alexandre Lagana, Antônio dos Santos (o Toninho), Bento Tino, Gilberto Elger e Luiz Mann. Bruno Barônio, comissário em Interlagos, será o Diretor de Prova, uma inversão com Luiz Mann, que dirigiu em São Paulo, já prevista antes. Hoje Rubens Gatti, presidente da CNK, me informou que contratou uma equipe de filmagem, com quatro câmeras, para atuar no RBC Racing. Esta equipe será a oficial do evento e os Comissários Desportivos terão à sua disposição imagens oficiais para analisar os incidentes de pista.

Bem, o Brasileiro de Interlagos não foi 8 nem 80, ficou no meio. E nosso balanço, que em Goiânia mereceu sete páginas, precisou de um pouquinho mais que duas páginas. Em Minas Gerais, com uma estrutura digna de nossos pilotos – e pais, que investem muito dinheiro – certamente teremos um Brasileiro mais que 80, próximo dos 100. Faltará apenas os Comissários Desportivos serem (ainda) mais enérgicos. Sejam, e teremos um Brasileiro 100.

  • 20/07/2011 16:29 Ricardo Augustine

    Os comentários foram ótimos sobre o Brasileiro em Interlagos! Realmente, voltar a ter evento desse porte e ver o kartodromo lotado é muito satisfatório e de orgulho por parte das equipes, pilotos, pais e patrocinadores que são os responsavéis em movimentar o evento a diante. Esperamos que o kartodromo receba a atenção que faltou diante do investimento praticado em 840 mil reais ... as últimas informações é que na segunda-feira dessa semana teve uma reunião com alguns mecânicos chefe de equipes explicando sobre o investimento e a dificuldade de ser concluída pelo fato da existência do kart indoor presente. Parabéns a todos !!! Que venha o Brasileiro em MG !!!

  • 20/07/2011 17:00 Mazinho

    Muito bem Erno, você tem razão em tudo que comentou, vamos ver ser daqui pra frente a CBA e o CNK passam a ter mais respeito com as equipes, os pilotos com os demais que fazer o kart acontecer...
    Grande abraço,
    Mazinho

  • 20/07/2011 17:11 Luiz Dias

    SR.ERNO PARABENS PELAS PALAVRAS ,COMENTOU COM EXELENCIA ,MAS ESQUECEU DE COMENTAR , ENQUANTO ESTIVER ESSES DIRIGENTES DE MEIA TIGELA A FRENTE DO AUTOMOBILISMO ,NÃO VEREMOS MAIS AIRTON SENNA NAS PISTAS ,AQUI NO KARTISMO QUEM MANDA É O DINHEIRO ,NÃO O CONJUNTO ;MECANICO ,PILOTO E CARRO ,TALENTO ,QUE É MAIS INPORTANTO ,MUITO OBRIGADO.................

  • 20/07/2011 17:16 Mauricio Diegues

    Erno parabéns pelo balanço, está tudo correto, acrescento apenas que os comissários devem passar por uma reciclagem e até por uma mudança, são sempre os mesmos com os mesmos vícios de erro. A CBA e CNK precisa aprender ser um pouco mais atenciosa aos pedidos dos pais, são todos muito arrogantes, tem que descer do pedestal e cair no chão pois é no chão que tudo acontece, somos pais e paitrocinadores e buscamos sempre a igualdade de competição, que muitas vezes é injustamente imposta pela CNK, precisam mais humildade pra admitir os erros e ter personalidade de corrigí-los quando identificados, vamos aquela frase já muito conhecida: Errar é humano e permanecer no erro é burrice, vamos ser mais humanos então. Parabéns a todos os pais, pilotos e equipes, que participaram com dignidade, fazendo deste o maior campeonato brasileiro dos últimos tempos.

  • 20/07/2011 18:00 Wagner

    Sou pai de piloto da categoria Junior menor, e Vai o meu protesto, lamentavel a diferença de tempos nos treinos e corridas, tenho certeza que não era só PESO como foi citado, os fiscais pecaram demais na fiscalização.

  • 20/07/2011 18:35 Marcos

    Erno
    Falar que gastaram 840 mil na reforma de interlagos significa chamar todos nos de burros. Como ato de cidadania a imprensa especializada deveria pedir um prestacao de contas deste investimento. Se esta verba foi repassada mesmo todo kartista acabou sendo lesado por algum ou alguns ladroes. Nao vamos tolerar estes corruptos fica meu incentivo para que se investigue, denuncie no Ministerio Publico pois isto nao pode ficar barato!!

  • 20/07/2011 18:40 Ayrton

    Parabéns pela materia,so esqueceu de dizer do valor absurdo que estava sendo cobrado pelo estacionamento e para entrar nos box,ridiculo isso

  • 20/07/2011 20:00 Fabrizio Petecof

    Olha Erno, muito oportuno esse assunto dos comissários pois é algo seríssimo realmente. Antes deste Brasileiro não havia me dado conta do quanto o despreparo desses profissionais pode influenciar até a carreira e o futuro de pilotos, pois a conquista de um pódio no Campeonato Brasileiro pode estar a uma correta punição de distância.
    Posso testemunhar que tivemos o nosso campeonato Destruído! pela falta de punição a um piloto que, na final, voltou a tomar a mesma atitude anti-desportiva que havia tomado na primeira corrida da Cadete, sem sequer ser advertido. Na ocasião, fiz papel de palhaço ao entrar com o recurso e perder R$ 500,00 enquanto o comissário mesmo ouvindo de mais 2 pilotos envolvidos no acidente sobre o ocorrido, manteve a decisão de Ignorar nosso protesto.
    Pois bem, o piloto "fortalecido" pelo "aval" da CBA e pelas inflamadas e desonestas orientações de seu "coach" tornou a nos tirar da pista na final em manobra semelhante (sem contar que na mesma corrida ainda bateu em outros 2 pilotos), e novamente, sequer foi advertido.
    Isso é muito decepcionante, frustrante, e só um coração de Pai e Paitrocinador pode entender. 1 semestre todinho de altos investimentos, preparação psicológica, técnica e física, por água abaixo em razão de garotos mal orientados e comissários que beiram ao descaso e desrespeito com nosso trabalho!
    Temos que insistir cada vez mais nessa campanha!!
    Um abraço e parabéns pelo resumo.

  • 20/07/2011 20:49 Sergio Moraes Cardoso

    Gente, o difícil é enteder a coerencia dos fiscais de prova e o excelentíssimo Sr. Dr. em Kartismo e Automobilismo e tantas outras faculdades o Sr. Mann, transcrevo aqui frase dita no briefing pelo Dr. Mann :" Atenção Pilotos, se houverem toques que beneficiem quem tocou é bandeira preta" houveram toques e mais toques, em algumas categorias preta, em outras 5 seg??? qual a lógica, ou vale ou nao vale o briefing, Pedro Cardoso teve seu título em Goiania cassado por uma suposta orientação de brieffing ... sei lá to cansando desses Doutores Honoris Causa, que julgam ou aplicam sem nenhuma COERÊNCIA!

  • 20/07/2011 23:32 Jose Nascimento

    OLA ERNO
    COERENTE SEU BALANCO DA PRIMEIRA FASE DO BRASILEIRO.
    NUNCA FIZ JULGAMENTO, OU DEI PARECER MEU QUANTO AO TRABALHO EXECUTADO POR ORGANIZADORES, MAS SEGUEM NESTAS LINHAS MINHAS IMPRESSOES, QUE ESPERO VENHAM A CONTRIBUIR NO FUTURO.
    COM MAIS DE VINTE ANOS DE KART, VIVENCIEI LOGICAMENTE MUITOS EVENTOS.
    PENA QUE DESTA VEZ SEJA TARDE PARA AQUELES QUE SE EXPUSERAM AS CONDICOES, DIGAMOS, INCOERENTES PARA UM BRASILEIRO, SEJAM ELES PILOTOS, MECANICOS OU ORGANIZADORES.
    PODERIA PERGUNTAR O PORQUE DE NAO SE UTILIZAR O ANTIGO PARQUE FECHADO COMO PARQUE DE CHEGADA, O QUE DARIA AO MENOS AS CONDICOES MINIMAS PARA AQUELES QUE CORREGAVAM OS KARTS ENTRE PILARES DE MADEIRA NA AREA DA BALANCA, E CONDICOES MINIMAS DE TRABALHO AOS COMISSARIOS TECNICOS. LOCAL ANTIGO ESTE, QUE CEDEU SUA SALA DE VISTORIA PARA UMA LANCHONETE, QUE PODERIA ESTAR EM OUTRO LOCAL.
    PODERIA PERGUNTAR PORQUE NAO SE FEZ UMA PARQUE DE SAIDA NO LOCAL ONDE FOI MONTADO O "PARQUE FECHADO", FACILITANDO O TRANSITO E TRABALHO DE TODOS, INCLUSIVE DA ORGANIZACAO. SERIA O BASICO TENDO EM VISTA AS CONDICOES DO LOCAL DO EVENTO.
    PERGUNTARIA TAMBEM O PORQUE DE HAVER UM CAMINHAO PARA ABASTECIMENTO NESTA PEQUENA AREA.
    PERGUNTARIA TAMBEM COMO E POSSIVEL UMA EQUIPE PLANEJAR E DAR ORCAMENTO PARA UM CAMPEONATO ONDE TALVEZ A PROGRAMACAO VENHA A SER CUMPRIDA, TALVEZ COM "WARM'UPS" OU NAO. DIFICIL CALCULAR O PREJUIZO DE ALGUNS.
    ENTENDO A MULTA POR PARTE DA CBA, MAS ELA NAO FARA O TEMPO VOLTAR ATRAS.
    FALTA DE ESTRUTURA, CONCORDO, MAS ELA DEVERIA SER PREVISTA E NAO VERIFICADA E MULTADA.
    ESPERO QUE NOSSOS DIRIGENTES, DOS QUAIS TENHO ENTENDIMENTO DA BOA VONTADE, NAO "CORRAM ATRAS" E SIM, "CORRAM NA FRENTE", QUE E O LUGAR DOS VENCEDORES.
    AO "CORRER ATRAS", LEMBREM-SE, FICARAM ACIDENTES, ONDE OS MENOS FAVORECIDOS TALVEZ AINDA ESTEJAM HOSPITALIZADOS. MUDANCAS TARDIAS.
    ESPERO QUE AS QUESTOES ACIMA NAO SEJAM ENCARADAS COMO CRITICAS APENAS, MAS SIM COMO ALERTA PARA O FUTURO.
    FINALMENTE, NAO DESEJO SORTE A TODOS EM BH, DESEJO APENAS UM "BOM CAMPEONATO" NA CASA DO RAFAEL.

  • 21/07/2011 00:38 Marcos Correa

    Olá Erno.
    Este brasileiro foi uma mostra de como somos tão complacentes com este roubo que está a nossa frente, com a falta de consideração pelo nome deste campeonato, pois está sendo colocado ao chão. Desde de que participei do nosso primeiro campeonato brasileiro em 2009, vi que o que mais importa pra é dinheiro no bolso "deles", e que aos cantos devem dizer que "depois que passar uma semana do campeonato todo mundo esquece". Pra mim o investimento foi de no máximo 80 mil, e se receberam mesmo essa "grana", são piores que muitos políticos que conheço, aí as vezes me pergunto: onde estou metido! |E até escuto de muitos pais "eu vou parar de correr aqui!"
    Quero deixar minha homenagem a todos os pais e as equipes, que fizeram o melhor para que seus pilotos não se decepcionassem, com a precária estrutura oferecida.
    Espero um dia poder participar de um verdadeiro e digno Campeonato Brasileiro de Kart.
    Aos organizadores deixo minha indignação e decepção.
    Assinado: Marcos Correa

  • 21/07/2011 00:47 Rodrigo Rappa

    ERNO, SEU COMENTÁRIO PROVOCA NO MINIMO UMA VONTADE DE PENSAR...A PRÓPOSITO PODERÍAM NOSSOS DIRIGENTES PENSAR TAMBÉM SOBRE OFICIALIZAR A CATEGORIA SUPER CADETE , ORGANIZAR AS DATAS DE NASCIMENTO,,,POIS 4 ANOS DE DIFERENÇA NESTA FASE DE CRESCIMENTO DAS CRIANÇAS NÃO ESTÁ CORRETO E ESTE PERÍODO LONGO É SÓ NA CADETE.

  • 22/07/2011 13:06 Jayme Barbarisi

    Prezado Erno
    Inicialmente gostaria de parabenizar sua lúcida avaliação. São poucas as vozes lúcidas e que conseguem dentro deste ambiente altamente emocional usar da razão nestas horas. E sem interesses. Claro.
    Estamos vendo algumas luzes no horizonte. As medidas tomadas pelo competente Eng. Ricardo Molina em suas atividades no KGV e agora como membro da CBA, mostram que os critérios técnicos devem prevalecer em detrimento dos políticos. O desastre não foi maior, pois a estrutura lutou bravamente para evitar o vexame generalizado.
    Claro que ouveram erros. As punições devem merecer por parte do CNK uma avaliação dos critérios e eventualmente se justificar a comunidade que mantém o circo vivo.
    Algumas no meu entendimento foram aplicadas sem justificativas e critérios duvidosos.
    Devemos lutar para que no próximo brasileiro a exemplo do europeu e mundial, câmeras devam ser instaladas nos karts para inibir as práticas desleais. Ficaria mais barato que contratar filmagens. Ou até ter as duas coisas.
    Enfim.
    Vamos para Minas e esperar um bom evento. E que os comissários cumpram com seus deveres de forma competente.
    O kart do Brasil merece .

  • 22/07/2011 20:26 Renato Russo

    Erno não preciso falar que sou seu FÃ,pelos comentários que vc postou do Brasileiro de Interlagos ainda achei pouco...Todos os pais falam sempre a mesma coisa,que foi falta de respeito,que comissario não puniu devidamente,etc...nós mesmos fomos prejudicados por uma atitude da comissão a qual não cumpriu o que foi falado no BRIEFING,como ja comentaram anteriormente,tive que levar a filmagem para eles verem e mesmo assim,com aquela cena clara que o meu piloto foi jogado para fora da prova,eles alegaram que entramos uma hora depois do prazo estipulado,horas foi falado no BRIEFING que quem tirasse o outro piloto da prova tomaria preta e é por esses motivos que NÃO VALE A PENA PARTICIPAR DE BRIEFING,DE PERFILAR PARA RECEBER CUMPRIMENTOS DAS PESSOAS QUE NÃO RESPEITAM NÓS PILOTOS,CHEFES DE EQUIPES,COACH,PAIS,AMANTES DO ESPORTE,FABRICANTES,PATROCINADORES,.... e assim o sonho de ter um Ayrton,Rubinho,Massa,vai demorar e muito!!!

  • 22/07/2011 23:00 Marcelo Henrique Cabbao

    Somos todos covardes e me incluo neste hall.
    Estamos pagando as contas contratando e elegendo pessoas incompetentes, despreparadas e com intenções diferentes daquelas que são a de fazer um bom trabalho que é nada menos o de realizar e administrar um campeonato de kart no Brasil e após o término do campeonato escrevemos nossos protestos e falamos bonito.
    Isto é o reflexo da situação vergonhosa que estamos passando politicamente no Brasil.
    Enquanto não houver união, voz ativa, cobranças judiciais, punições e boicotes vamos ficar reclamando, pagando as contas e fazendo papel de otários.
    Parabéns a CBA e a Fasp por conseguirem fazer de nós verdeiros idiotas.
    Estamos aqui falando de mal emprego de dinheiro, problemas na balança (já pararam para pensar que 12 pilotos em uma categoria dentro do campeonato Brasileiro erraram o peso? Foram lá para tentar enganar os comissários ou havia algo errado na balança? São 12 mecânicos que erraram o peso de seus pilotos?) falta de administração competente, falta de contingente tanto na segurança como na administração e muitas outras coisas.
    Por favor abram os jornais, copiem algumas matérias politicas e vejam que nada muda. Viva a falta de Ética dos políticos e dirigentes.
    Somos competentes para ganhar dinheiro e gastarmos com nossos filhos mas como somos ruins para exigirmos algo das entidades.
    Bom pessoal até o próximo campeonato e por favor não esqueçam de levar aquele instrumento redondo e vermellho para colocar na ponta do nariz e assim se juntarem a mim na equipe Circo do Cabbao. Vai ter lugar de sobra no camarote.
    Fica aqui meu protesto.
    Se não nos unirmos e realmente exigirmos dos dirigentes nossos direitos estaremos aqui escrevendo e lendo as mesmas coisas de sempre no término do próximo campeonato.

  • 25/07/2011 12:31 Maique Papareli

    Erno não tenho palavras!!! suas colocações estão corretas.
    Eu como pai sei o quanto e dificil ver o rosto de uma criança chorando, se lamentando por ter condições de andar de caminhãozinho como eles dizem!!!, e ver tudo se desmoronando por uma imprudencia, má conduta de outro piloto, uma má conduta de outra equipe, uma má conduta dos comissarios ou por falta simplesmente do respeito que merecem como Pessoas, Pilotos e principais realizadores deste e dos demais eventos.
    Gostaria de apenas poder ver nossos filhos competirem de igual para igual!!!

  • 25/07/2011 22:36 Nelsão

    Acho muito interessante que de todas as categorias do brasileiro apenas na SF4 12 entre + de30 erraram no peso, será que a balança só ficou com defeito na hora da SF4? ou sera que os pilotos restantes (+de20) não tem capacidade de fazer contas ?
    com certeza um dos lados esta equivocada, todos os pilotos de todas as categorias ou 12 pilotos e mecânicos de uma mesma categoria.
    Chega a ser engraçado.

  • 26/07/2011 12:05 Andre

    E a prestação de contas destes 840 mil reais? Sério, gente... com uma grana dessas, você constrói uma pista no mínimo decente... por favor, alguém sabe me dizer, neste caso, a quem cabe fiscalizar o uso deste dinheiro?
    Ele é público ou é da CBA? Pois vamos e convenhamos... tem boi na linha nessa história!
    Infelizmente, tudo é um círculo vicioso.