Começa neste final de semana a primeira temporada do Campeonato Brasileiro de Turismo, competição que substitui a Copa Montana como categoria de acesso à Stock Car. O palco da estreia da categoria é o anel externo do Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília.
E o final de semana também marca a estreia de jovens pilotos na categoria de acesso à Stock Car, como o jundiaiense Guilherme Salas. Aos 19 anos, Salas tem um grande currículo no kartismo, com inúmeros títulos regionais e nacionais e duas finais de Seletiva Petrobras.
No automobilismo Salas competiu na extinta Fórmula Futuro em 2011, quando foi quarto colocado com duas vitórias na temporada. E em 2012 ingressou nas competições de carros de Turismo, correndo na Sprint Race, da qual é líder após duas etapas disputadas.
“Será um novo passo em minha carreira. Estou iniciando em carros de turismo e tenho conseguido uma boa adaptação. Agora vou correr com um carro bem forte e contra pilotos experientes, e espero aprender muito com isso”, disse o piloto.
Salas competirá pela Racequip Motorsports, comandada pelo experiente Carlos Castrale. “Estou bastante feliz em ter um piloto jovem na equipe, ainda mais sendo o Guilherme, que tem um currículo vitorioso por onde passou”, disse o chefe de equipe. “Isso deixa toda a equipe empolgada e com muita vontade de trabalhar por ele. Sabemos que ele quer evoluir para categorias superiores, e vamos prepará-lo para isso nesta fase de aprendizagem sem pressão, passo a passo, visando um aprendizado correto, com todo o suporte que ele precisar para aprender o que é um carro de turismo com tração traseira”, completou.
A partir desta sexta-feira Salas iniciará as atividades de pista em Brasília, com um treino livre de uma hora disponibilizado de forma excepcional às equipes por ser a primeira etapa do campeonato. A partir de sábado segue a programação normal do evento, com dois treinos livres de 45 minutos e o treino classificatório. No domingo, a corrida abre a programação do dia.
O Campeonato Brasileiro de Turismo terá transmissão pela PlayTV (canal a cabo distribuído pelas principais operadoras do país) a partir das 14 horas do domingo seguinte à prova. A categoria ainda negocia a transmissão em TV aberta.