publicidade
13/07/2009 17:36

Brasileiro negro: confira nosso balanço de uma competição sem brilho

Fonte:


Foto: Léo Wiebusch

Curva 1: a largada da Júnior Menor reflete bem a bagunça em Goiânia


Primeiro uma constatação: foi o pior Brasileiro dos últimos tempos. É possível que alguns dirigentes nos digam que foi ótimo, como nos disse Ney Lins, presidente da FAUGO, em uma reunião com a imprensa. Outros poderão dizer que já estavam preparados e esperavam que o Brasileiro não fosse tão bom como na gestão Pedro Sereno, já que uma nova CNK, ainda não tão entrosada havia assumido. Um dirigente já admitiu erros e isto você verá talvez ainda hoje, em uma entrevista concedida ao Kart Gaúcho.

A nossa avaliação não será condescendente, tenham certeza, e isto você lerá a partir de agora.

Nós também já esperávamos um Brasileiro ruim, quase todos nós sabíamos – por informações das mais diversas pessoas possíveis – que Goiânia não teria condições de receber um evento deste porte. Nada contra, em absoluto, a Copa Centro-Oeste – e se alguém se ofender, peço desculpas, não é esta intenção –, mas a Copa Centro-Oeste não é um Brasileiro. Porém, não esperávamos que um Brasileiro em Goiânia seria tão ruim, tão negativo, tão desprovido de brilho.

Imprensa – Começamos – de forma um pouco egoísta – pelo que nos interessava diretamente, ou seja, condições para a imprensa trabalhar. Quando chegamos ao kartódromo na segunda-feira à noite, nosso colega da Revista Karting News, Ricardo Fávaro, já estava providenciando estas condições.

Ops, algo errado: não era um componente da imprensa que deveria estar providenciando e sim os organizadores, FAUGO ou CNK. Somos unidos e vendo que esta boa condição de trabalho não nos seria fornecida com a agilidade necessária, Fávaro tratou de conseguir mesas e internet (!!!). A internet, que deveria ter sido prevista e solicitada com semanas de antecedência, foi pedida apenas alguns dias antes. Ninguém se lembrara que as coberturas dos sites precisam de internet? A internet foi obtida usando-se o sinal da sala de administração, retransmitido por wireless através de um roteador comprado no dia por.... Geovane Gonçalves, pai do piloto local João Pedro Custódio!!!

Os problemas na sala de imprensa, porém, continuaram e o acesso aos resultados era difícil, já que o live-timing da cronometragem não funcionava da forma que deveria e nem sempre conseguimos divulgar quem havia vencido tal corrida. A internet? Caía várias vezes durante o dia e os sites ficavam sem comunicação com o mundo. Se houvesse sido solicitada com antecedência, teríamos certamente a velocidade e a qualidade necessárias. A própria cronometragem não tinha internet fornecida pelo kartódromo e sua transmissão era feita através de modem 3G, próprio, o que talvez explique a ineficiência do live. Não tínhamos sequer uma televisão para sintonizarmos no canal que transmitia o sinal da cronometragem. Ney Lins nos disse muito antes de o Brasileiro começar – quando as primeiras fotos do kartódromo haviam sido divulgadas – que havia organizado quatro ou cinco nacionais. E que havia assinado o caderno de encargos da CNK. Mas que não sabia que precisava de uma televisão na Sala de Imprensa. E isto constava do caderno de encargos e estava na Sala de Imprensa dos nacionais anteriores.

Wagner Gonzalez, assessor de imprensa da CBA, com toda sua competência e experiência, não tinha muito que fazer e tratava apenas de tornar o mais confortável possível nossa passagem por este Brasileiro.

Geral – Bem, agora vamos aos problemas de quem faz um Brasileiro acontecer, de quem financia um Brasileiro, de quem são – verdadeiramente – os donos do espetáculo: os pilotos e pais de pilotos e suas equipes, há muito relegados a condição de meros coadjuvantes. Os problemas destes foram infinitamente piores.

Parque Fechado – No Parque Fechado só quem se entendia eram os experientes Luis Fernando Esmeraldo e Ricardo Bignoto, os comissários técnicos. Ney Lins disse que absolutamente todas as pessoas que trabalharam no Parque Fechado eram da CNK, em uma evidente distorção. Já ajudei na organização de muitos Brasileiros, Copa Brasil e Sul-Brasileiro e fui um dos principais organizadores do último Pan-Americano. Por isso sei quem trabalha em um Parque Fechado: lacradores, abastecedores, entregadores de pneus. Pela mesma razão sei também que estas pessoas são sempre locais. E em Goiânia eram inexperientes.

Segundo soubemos, alguns deles eram os pedreiros que a poucos dias haviam terminado as obras de adequação do kartódromo. Mais uma vez, desculpas: os pedreiros têm uma profissão muito digna e ganham seu dinheiro honestamente. Eles apenas não eram as pessoas indicadas para estas funções, teriam que ser pessoas mais experientes. Por isto o Parque Fechado era uma bagunça total, com a entrega dos pneus a pilotos errados, falta de lacre, etc. Nos momentos finais do Brasileiro, não havia mais lacre para lacrar os tanques de combustível. A solução foi improvisar e os karts, que passaram a não ser lacrados então, ficavam em uma área criada especialmente para isto, sob os olhos de pessoas atentas aos espertos de plantão, até que fossem liberados para alinhar no grid. Tenho certeza de que Esmeraldo e Bignoto gostariam de ter saído correndo.

Comissários Desportivos – Um dos primeiros pontos realmente negativos do pior Brasileiro de todos os tempos, que evidenciou que algo estava errado, foi o engano dos Comissários Desportivos, que não aplicaram na íntegra o que diz o sistema CIK/FIA: a tomada de tempos determina a ordem de largada para todas as classificatórias. O erro foi constatado tardiamente, quando duas categorias já haviam largado pela chegada da primeira prova. O que fazer agora? Contentar os atuais descontentes ou descontentar os contentes? Um beco sem saída, evidentemente. A solução foi descontentar os que estavam contentes e as provas foram anuladas. Grita geral, que acabou não fazendo efeito, pois as anulações foram mantidas. Segundo Alexandre Lagana, um dos comissários, o erro pode e deve sim ser atribuído a eles, comissários, mas também a cronometragem, que soltou os grids da forma errada. Como os comissários não conferiram o grid divulgado e são responsáveis por toda a condução desportiva de uma corrida, erraram.

Diretor de Prova – As largadas de sexta-feira geraram uma sequência de “strikes” na curva 1. Na Júnior Menor, por exemplo, uma das largadas mostrou 22 dos 23 pilotos rodados ou quase rodados. Apenas um se safou e, depois, seis ou sete destes pilotos que conseguiram manter os motores de seus karts ligados ainda voltaram à pista. 15 ou 16 ficaram parados. Bandeira vermelha, evidente. E isto aconteceu na quase totalidade das largadas de sexta, e por duas simples razões:

1 - os pilotos vinham muito rápidos e não respeitavam a linha dos 25 metros, a partir de onde eles poderiam realmente acelerar. Por que não respeitavam? Porque o Diretor de Provas, Luiz Mann, não se impunha, muito simples. No sábado, quando a linha aparentemente passou a ser cobrada, apenas uma largada teve resultado semelhante às de sexta. Provavelmente a necessária cobrança havia sido feita.

2 - ficou claro e quase unânime que elas deveriam ter sido realizadas na pequena reta logo após a curva 1, como tem sido feito nas provas locais e foi feito no Open do Brasileiro/ Centro-Oeste. Era mais seguro, pois os pilotos teriam uma curva mais suave para dividir.

Some-se a isto tudo a maneira “não muito educada” com que Mann se dirigia às pessoas, fossem quem fossem. Não é assim que um Diretor de Provas deve agir para se impor. Ah, falo com conhecimento de causa, mais uma vez: por diversos anos exerci esta função, onde atingi meu ápice pessoal quando dirigi o Pan-Americano de 2003 em Tarumã. Fui também comissário desportivo por um período grande, ou seja, sei do que falo.

Porém, algo deve ser a dito a favor da Direção de Prova (Comissários e Diretor): trabalhar sob uma pressão enorme como essa, com um Parque Fechado ineficiente, apenas para citar um fato contrário, que ao fim das três tomadas de tempo já gerara um atraso de 45 minutos, é muito difícil. O próprio Rubens Gatti, presidente da CNK, admitiu que houveram erros, mas deu boa parte dos créditos a esses a dificuldade de suportar toda esta pressão. “Errar é humano”, disse Gatti.

Pista – A pista, visualmente feia, não me proporcionou aquela ótima sensação de estar em um Brasileiro, sensação que eu tinha ao voltar para a área dos boxes, onde as principais equipes e pilotos do Brasil lá estavam. Bem, alguém diria: quem vê cara não vê coração. É, talvez. Mas desta vez o ditado não mostrou a realidade e o “coração” era também feio, muito feio. As tais barreiras de proteção, que segundo Ney Lins e diversos locais diziam não ser necessárias, salvaram o Diretor Adjunto, também local, de ser atropelado por um Cadete ou Mirim, não lembro. Já imaginaram se fosse um 125? Ou se a barreira lá não estivesse?

As zebras eram altas e isto certamente ajudou em muito na ocorrência de acidentes e até mesmo de capotagens. Ninguém viu que elas eram altas? Sinto muito, mas existiram problemas nas avaliações feitas e felizmente a constatação de que a pista não era segura se deu apenas através de incidentes, médios ou graves, mas nada que nos fizesse estar hoje chorando.

Voltamos à ditadura? – Um dos fatos mais lamentáveis do sábado – dois na verdade – nos remeteu aos tempos dos generais. Uma briga ridícula entre dois pais de pilotos – e a acidez com que este texto está sendo escrito não me permite sequer dar “ibope” a eles, citando seus nomes – gerou um chamado à polícia, o que por sua vez gerou um fato revoltante em tempos de plena democracia. Nei Tessari, do site Allkart, tirava fotos do momento em que as “autoridades!!!” falavam com um dos pais. Como parece que no Brasil não se pode tirar fotos da polícia – alguém sabia disso???  – Nei foi seguro pela mão, que foi torcida, e foi obrigado a deletar todas as fotos tiradas. Ele quase foi preso, não fosse a intervenção de Ney Lins, finalmente visto de forma positiva.

É necessário, porém, isentar de forma muito incisiva que estes fatos não têm absolutamente nada a ver com a CNK ou FAUGO. Foi um fato isolado no meio da situação, já tensa e negativa por todos os erros que citamos aqui.

Funcionou - Para não ser injusto, dizendo que absolutamente tudo estava errado, sabemos que alguns setores funcionaram bem. A secretaria de prova, comandada pelos sempre competentes Danilo Bigão e Joana Rezende, não foi alvo de reclamações por parte de ninguém com quem eu tenha falado, pelo contrário. E o serviço médico me pareceu exemplar quando foi exigido – e o foi por muitas vezes. Ah, ia esquecendo: o Bar do Chico também funcionou maravilhosamente bem.

Pontos positivos – Rubens Gatti, presidente da CNK, trouxe-nos um dado positivo também. Esta fase do Brasileiro teve a venda de pneus diminuídos pela metade em relação à mesma fase de 2008, o que significa redução de 50% nos custos deste item para os pilotos. Nunca é demais lembrar que até o ano passado os pneus eram liberados em suas quantidades para os treinos e para este ano a nova CNK limitou este número em dois jogos para a Cadete e quatro para a 125cc, para todo o evento. Outro dado trazido por Gatti diz respeito à Comissão Disciplinar. O Tribunal montado na pista para atender os pilotos que se sentiam prejudicados por alguma decisão, em 2008 teve seis apelações. Em 2009 apenas uma.

Dois outros fatos positivos podem ser citados nesta 1ª fase. Dentre os cinco campeões de Goiânia, um – Renan Papareli – ganhou da CBA, através de sorteio realizado na Sala de Imprensa, um motor Parilla 125. E o campeão da Cadete passará um dia nos boxes da Fórmula 1, junto com a CBA, premiação inédita no kartismo brasileiro.

A “culpa” dos pilotos e seus pais – De tudo isto uma lição pode e deve ser tirada. Evidentemente a culpa pelo retumbante fracasso desta 1ª fase é exclusivo da CBA/CNK e FAUGO. Porém, se os donos do espetáculo fossem mais unidos é possível que o espetáculo não tivesse sequer tido início. Antes de a imprensa receber fotos e reclamações a respeito de toda a estrutura de Goiânia, muitos pilotos e seus pais já reclamavam e sabiam que algo poderia estar errado. Saber com certeza, só quando os de fora lá chegassem, é claro. Um pouco de união em situações assim poderia ajudar e não ter participado poderia alertar os dirigentes. Não há problema algum em não correr uma edição do Brasileiro ou o Brasileiro não ter sido realizado em determinado ano se o fato servir como um divisor de águas, como este, o de Goiânia, 1000% certamente servirá.

Os campeões – Ter participado de um evento sem brilho como este já torna a todos campeões. Já viram imprensa campeã? É, estávamos lá, então também somos campeões. Todos merecem ser parabenizados, mas é claro que sempre os campeões ganham felicitações extras. E desta vez não pode ser diferente. Ou melhor, deve ser diferente: ser campeão nestas condições é algo parecido com conquistar dois títulos na mesma competição. Então, parabéns não aos campeões e sim aos bi-campeões.

Política + esporte – Não precisa ser um grande matemático para saber que a equação dá sempre negativo. O exemplo deste Brasileiro é claro: a 1ª fase foi para Goiânia exclusivamente por razões políticas. Ninguém pensou: puxa, temos que lembrar dos pilotos, que já estão organizados, compraram passagens, reservaram hotel, estão treinando na pista de Florianópolis. Enfim, ninguém perguntou: é o melhor para o esporte? Nunca vi alguém ir para a arquibancada pensando em vibrar e soltar foguetes ao ver um presidente de federação ou da CBA passando em sua frente. Pelo que lembro as pessoas querem ver lindas disputas na pista, uma freada mais atrasada gerar uma bela ultrapassagem, ver seu filho, seu amigo ou até mesmo um piloto, de quem eles só conhecem o capacete, ser campeão. Ou seja, a estrela é o piloto e não o dirigente. Por isto, o fato político de ter trocado Florianópolis por Goiânia só serviu para uma coisa: estragar a 1ª fase. Como sabemos que foi uma decisão política? Ney Lins nos disse na reunião que tivemos com ele e Gatti: ele fez de tudo para que Santa Catarina, cujo presidente Jairo dos Anjos Albuquerque não se juntara à oposição que enfrentaria Paulo Scaglione, não recebesse o Brasileiro. Era seu único desejo, disse-nos, sem o menor constrangimento. Alguém acha que ele pensou nos pilotos?

E nisto tudo, neste embate para não deixar Santa Catarina receber o Brasileiro, quem se prejudicou foram os pilotos. Mais uma vez, azar deles. Mas não podemos criticar tanto, afinal todos tivemos a oportunidade de conhecer o Flamboyant, um dos shoppings mais bonitos que já vi. Ney Lins nos disse que sua preocupação era dar conforto aos pilotos e quis o Brasileiro em Goiânia, onde, segundo ele mesmo, existe um ótimo shopping. É verdade, o shopping é fantástico. Nada mais ele disse com relação a outros confortos que tínhamos à disposição no Kartódromo Ricardo Santos, talvez porque eles não existiam. Uma pena que foi quase que só isso de ótimo, o Flamboyant, que se viu no Brasileiro de Goiânia.

Ah, ia me esquecendo: o Kart Gaúcho fez uma enquete com seus internautas que perguntava “O que você acha da possível troca do Brasileiro de Florianópolis para Goiânia?”. A resposta de exatos 639 internautas foi a seguinte: 89% péssimo e 16% ótima. Mas ninguém deu bola, eram apenas pilotos.

Conclusão – O kartismo não acabou, foi apenas um momento péssimo que vivemos. Curitiba – e já conversei com dirigentes – terá que ser e deverá ser diferente. Todos devemos – principalmente pais e pilotos – usar os fatos da semana como uma lição, como um divisor de águas. Acho que um fato positivo deve ser tirado: o fracasso de Goiânia poderá ser o renascimento de um kartismo melhor administrado, talvez a partir de agora com atuação mais direta dos maiores interessados em que o esporte seja o que é: esporte, nos cinco primeiros lugares do pódio. Política ruim? Bandeira preta.

Kart Gaúcho/ Revista Karting News – Erno Drehmer

  • 13/07/2009 18:01 Veber

    E preparem-se em 2010 Copa Brasil Show em Palmas ........

  • 13/07/2009 18:04 Jairo

    Erno, faltou citar no seu balanço quantos braços de pilotos forma quebrados.

  • 13/07/2009 18:08 Katia

    Pelo visto todos mereciam trofeis de campeões,que sirva de lição para todos do meio,principalmente para os pais porque tudo que fazem ,um dia refletirá na formação de caráter dos mesmos.Que esses dia ruins sirvam para nos mostrar com devemos agir.Quanto as largadas ,caso não obedeçam,o correto seria por para trás no gride,pois quem sabe sirva de lição.E não adianta falarmos da educação de certos membros,pois isto é de berço.Acredito que tenhamos um ótimo brasileiro em Curitiba.O que fizeram ao Nei foi ridículo e ameaçador,se não fossem o Nei,o Erno,o Claudio,etc;não saberíamos das barbáries de lá.Parabenizo-os pela coragem,competência que os tem.Abraços.

  • 13/07/2009 18:18 Sandra

    Parabéns pelo texto Erno!Você sintetizou o que aconteceu no VERGONHOSO Campeonato Brasileiro das nossas crianças kartistas.Todos que afirmaram que lá seria viável realizar este Campeonato, são IRRESPONSÁVEIS.O Kartódromo é um LIXO!Uma imagem que caracterizaria o evento seria colocar num mesmo plano uma foto de uma das mães rezando no alambrado, no final da reta da pista, contrastando com uma foto daquele Sr. Lins, presidente da Federação Goiana, um verdadeiro irresponsável, debochado e safado.Ele passou a semana gozando da nossa cara, enquanto estavamos desesperadas a beira da pista, rezando pelos nossos filhos.Não foram poucas as vezes que chorei de desespero - a cada acidente que ocorria.Foi vergonhoso!Temos que unir forças para acabar com isto, antes que estes irresponsáveis acabem com o kart.

  • 13/07/2009 18:33 Claufer

    E as condições dos banheiros ?? Ridículas, porcas e sem as mínimas condições de uso, principalmente por mulheres e crianças. Presenciei várias pessoas tendo que se deslocar do kartódromo para o hotel para utilização de banheiro. Uma vergonha !!!

  • 13/07/2009 19:04 Claudia

    Que Brasileiro de Kart foi esse??? Nunca vi nada igual!!! É uma sensação estranha e muito triste ao mesmo tempo ao lembrar de tudo o que passamos nessa semana, que com certeza não deixará saudade.Não consigo entender o que esses dirigentes estão fazendo no comando da CBA e CNK ??? Pessoas que estavam lá a "TRABALHO" e que não conheciam nem mesmo o regulamento do campeonato??? Prejudicando todos os pilotos e principalmente os da Junior e Novatos na largada da pré-final!!!Isso é somente um detalhe da tamanha desorganização do campeonato. Sem falar na falta de segurança dos pilotos na pista, que ao meu ver foi o principal problema. O número de acidentes foi grande, pilotos que devido as fraturas que sofreram, poderão ficar de fora das próximas etapas dos campeonatos regionais.É um absurdo!!! Enquanto nós, pais, não nos unirmos esse tipo de coisa continuará acontecendo. Que tudo isso faça com que reflitamos sobre os próximos campeonatos que levaremos nossos filhos.Apesar de tudo não posso deixar de parabenizar a todos os pilotos que foram verdadeiros heróis, aos preparadores, mecânicos e imprensa, que conseguiram trabalhar até o fim com garra e determinação num ambiente tão ruim.

  • 13/07/2009 19:19 Flávio Quick

    Parabéns meu amigo pela isenção e análise dos fatos vivenciados por todos nós.
    Só faltou você acrescentar no item imprensa que o assessor de imprens da CBA, Sr. Wagner Gonzales, abordou o fotógrafo Danilo Gonçalves (Shadow) e, segundo comentários de outros colegas, o obrigou a não divulgar as fotos do incidente da polícia com Nei Tessari.
    Fato este acredito ter sido verdade uma vez que hoje, segunda-feira (13) um dos sites de automobilismo foi atras deste fotógrafo em busca das imagens e o mesmo disse "foram apagadas por acidente em nossa redação".
    Que este fotógrafo não é das pessoas mais bem vistas em um kartódromo todos sabemos, mas, o que será que o Sr. Gonzales disse a ele? Porque será que estas fotos sumiram? O Nei garante que solicitou ao Danilo Gonçalves e ao W. Gonzales as fotos e ambos as negaram.
    Para mim, em todo este incidente com a polícia, a pior situação foi esta arbitrária atitude para tentar esconder mais um fato lamentável da competiçao que, todos sabemos, não teria nada a ver com o evento, mas que, por este motivo, passou a fazer parte do "conjunto da obra".

  • 13/07/2009 19:40 Erno Drehmer

    Flávio, conversei com o Wagner Gonzalez logo após o incidente e ele me garantiu que deixou o Shadow totalmente à vontade quanto a liberar ou não a foto. A mesma posição ele adotou quanto a mim, se eu quisesse ou não utilizar a foto e se eu quisesse ou não escrever sobre o incidentes e sobre os fatos de todo o evento.

  • 13/07/2009 19:56 Glauber Senna

    Erno, parabéns pelo balanço feito do PIOR campeonato brasileiro de todos os tempos.PERFEITO!

  • 13/07/2009 20:06 Pedro Zimmermann

    Srs. sou pai do Gustavo Zimmermann, que estava sonhando com o Brasileiro perto de nós, pois ficaria mais fácil em termos de custos. Veio a notícia da trasnferência para Goiânia e ficamos frustados, mas tivemos que aceitar pois os custos subiriam muito e lamentavelmente não participaríamos, depois toda a história com as fotos do Kartódromo, eu sou um dos 89% que disse péssima a mudança.Bom foi uma pena, mas digo que estes pais que se desentenderam devem pensar melhor, pois nossos filhos aprendem mais com o que fazemos (ações) do com o que falamos.Tranquilidade a todos e que se tirem lições para os próximos eventos e estou aqui para ajudar.SdsPedro Zimmermann

  • 13/07/2009 20:43 Gil

    BOA A COLOCAO DO CARA Q FEZ ESTA MATERIA...VOU ACRESCENTAR ALGUNS FATOS COMICOS QUE PRESENCIEI QUE PELO MENOS A CBA E O NEY BLABLABLA NAO TAVAM NO ROLO...PAI E MECANICO SAINDO NO TAPA NA PRE FINAL DA MIRIM , BEM NA FRENTE DOS MENINOS, JA NO GRID,DOIS OTARIOS ROLANDO NO...(ASFALTO NAO ERA..PERAI)NO REMENDO DE TUDO COM QUASE NADA,ISSO Q ERA EXEMPLO PARA OS MENINOS DO SIGNIFICADO DE 'BRIGAR NA PISTA'///OUTRO FATO FOI O PESSOAL DA ARQUIBANCADA QUE NO MELHOR DIA TINHA MENOS DE 150 PESSOAS,QUE SO GRITARAM MESMO QUANDO UMA POBRE CASCAVEL QUIS PASSEAR EM SEU AMBIENTE E DEU DE CARA COM AQUELES GATOS MIADOS,LOGO DOIS CABEÇUDOS PEGARAM DOIS PAUS E POBRE DA COBRA, DEVE ESTAR NO CÉU PENSANDO Q MAL FEZ EM SAIR AQUELA HORA DE CASA///EU SABIA QUE TAVA PERTO DA TERRA DO FAROESTE CABOCLO CANTADO PELO RENATO RUSSO,MAS PENSAVA QUE ERA NA CEILANDIA, MAS ERA EM GOIANIA BEM NO MEIO DOS BOX(OU BOXES...)ETA POVO MACHO OU FROUXO,FALANDO EM FROUXO ALGUEM ABRIU OS OLHOS QUANDO O FILHO TAVA EMBAIXO DE UM KART VENDO O EIXO 55 RODAR BEM RAPIDO EM SUA FRENTE,A VIDA É ASSIM UM DIA ELA TE ABRE OS OLHOS

  • 13/07/2009 20:43 Gil

    TEVE TAMBÉM O PESSOAL DA NOITE BOTANDO FOGO LITERALMENTE NA PISTA POIS O QUASE ASFALTO TAVA TENDO BURRACOS DE 5 CM DE PROF. E OUTROS COLOCARAM FOGO AO REDOR DO ASFALTO,QUE JEITO ESPERTO DE CANCELAR A PROVA, A COMIDA DO BAR TAVA LEGAL COM O TEMPERO NOVO(CINZA)///TEVE TAMBEM OS BANDEIRAS DE FORMULA 1 DE PORTUGAL,ESTAVAM PERFEITOS///HOMEM FORTE E O PAI DOS PILOTOS IGUAIS,BOM NO FAROESTE E FORTE COM O DIRETOR DE PROVA,O POBRE DO MYASAVA TAVA LÁ DEBAIXO DO KART EM UM PONTO DE ESCAPE,TODO APERTADO, FALTANDO 4 VOLTAS NA FINAL DO JR MENOR EO BOND,BONDFAROESTE VIU UM DOS IGUAIS NA PONTA JUNTO COM A DIRECAO DE PROVA DEIXARAM A CORRIDA SEGUIR, JA PENSOU UM DOS IGUAIS NAO GANHAR EM CASA,JA PENSOU O PREJUIZO POIS DEVEM TER GASTO FORTUNA PARA A FESTA SER EM GOIANIA,POBRE DO MYASAVA QUE TEVE QUE ESPERAR ACABAR AS QUATRO VOLTAS PARA A AMBULANCIA CHEGAR///UMA COISA QUE NAO VI FOI PUNICAO,NO BRIEFING FOI LINDO MAS NA PISTA NAO VI///NO MAIS FOI ISSO MESMO ADORO VER A UNIAO DOS PAIS DE PILOTOS, DA TAL DA ANPPA QUE NAO SEI NEM SE EXISTE E VAI UM ABRACO AO PILOTO MAIS ESPERTO DE TODOS,SR GIAFFONE QUE LIBEROU A PISTA,FICOU NA SUITE DA GRANJA DODOI,DEVERIA TER VINDO A GOIANIA VER A CAGADA QUE VC FEZ,DEVE TA PENSANDO QUE ERA IGUAL AS 500 MILHAS ...SO DESLIGAR A LUZ E A CRONOMETRAGEM...FUIIIIIII

  • 13/07/2009 21:00 Fabio

    PARABENS ERNO PELO TEXTO FICOU POUCO PARA COMENTAR, SÓ QUERIA ACRESCENTAR QUE ESSA FALTA DE UNIÃO DE PAIS E PILOTOS É MUITO CLARA. FUI UM DOS PRIMEIROS A DIZER QUE MEU FILHO NÃO IA PARA GOIANIA E TIVE O APOIO DE PELO MENOS UNS 5 PAIS. RESULTADO TODOS FORAM. VERGONHOSO.

  • 13/07/2009 21:04 Carlos Braz

    Parabéns caro Erno, como meu amigo Rennan Lobo diz: Você é um cara pautado no bom senso.Seu texto retrata a realidade de ser diferente, mesmo que tudo seja péssimo.Suas palavras foram tocantes. Fico contente, pois meus diversos e-mail´s que enviei ao CNK, Rubens Gatti, não foram em vão, pois eu alertei sobre o posicionamento que vinham tomando só resultaria em descontentamento.Parabéns meus caro.Sua exposição brilhante.AtenciosamenteCarlos Braz

  • 13/07/2009 21:26 José Barone

    Pessoal, comentem suas impressões. Falem, exponham seus pensamentos. Amanhã (terça), teremos o posicionamento da Revista Karting News e o meu posicionamento pessoal. Publicaremos aqui também.Concordo com tudo o que o Erno disse. abraço a todos,José Barone - editor-chefe Revista Karting News

  • 13/07/2009 21:32 Carlos Braz

    Bom pensei com meus botões e com alguns amigos cariocas e achei interessante repartir com os colegas....Mesmo não indo a 1 fase até pela minha idade, e tendo desistido da 2 fase com medo da possível repetição dos atos de pura falta de competência, entendi uma coisa...Bom, Brasileiro 1 fase foi horrível, 2 fase promete ser o segundo pior ou mais confuso. Com tudo isso no cenário nacional e com total aval do trio parada dura....Surge um certame que vem a cada etapa, É O QUE DIZEM, tendo aumento no número de pilotos muitos oriundos de campeonatos mal organizados... Bom alguém conhece uma tal de Granja Viana, alguém sabe quem é um dos donos e faz parte do CNK...Com tudo isso será que o rapaz tá preocupado com o sucesso de uma competição nacional que no mínimo tira pilotos de sua pista??? Bom quem souber a resposta me diz...Abraços e mais uma vez sucesso ao KartGaucho pelo show de reportagem...

  • 13/07/2009 22:18 André Pedralli

    Realmente, todos esses problemas foram verdade. Graças a Deus, eu, não sofri nenhum acidente durante todo o campeonato. o myasava sofreu um capotamento terrivel, quebrou o braço e nada da prova ser parada pra atendimento, a familia,equipe e amigos estavam desesperados por nao ter informaçoes e nao poder entrar na pista, pois a corrida continuava. Parabens ao Erno pelo texto. abraços.

  • 14/07/2009 08:00 João

    Pessoal ,sou de Goiânia, e acreditem, pela infraestrutura existente ( ou inexistente ) do kartódromo ( banheiro, box, salas, pista e etc) era de se esperar que o brasileiro não poderia ser mellhor ? do que foi. Mas o pior de tudo é a TIRANOCRACIA do Sr. ? NEY LINS. Como pode um incompetente estar há muito tempo à frente da FAUGO. Ele é unanimidade aqui em Goiás, quanto ao seu desinteresse pelo automobilismo.Se Itumbiara não poderia sediar o brasileiro de kart, melhor seria esperar por outra oportunidade ,do que ser vegonha nacional. É nisso que dá em querer aparecer para os políticos, como sr. BARBOSA NETO secretário de turismo do Governo de Goiás. Vamos aproveitar o fiasco e renovar a FAUGO. FORA NEY LINSxando para o automobilismo.

  • 14/07/2009 08:41 Olympio

    Caro Erno, concordo com boa parte de seu comentário, mas queria fazer algumas correções. Primeiro o Kartodromo de Goiânia não é mesmo o melhor do Brasil, mas também não é o lixo que estão dizendo. Em 2007 participei com meu filho na Mirim do Brasileiro e da Copa Brasil. O que dizer da sencibilidade da diretoria da CBA em realizar um brasileiro em julho na Serra Gaucha? Eu não me esqueço da cena dos garotos da Mirim parando nos boxes depois de duas voltas chorando de frio. Alguem se lembrou que estava -3 C as 8:00 da manha? Na Europa eles fazem campeonato de kart no inverno indoor, não outdoor. E Ipatinga? Como chegar lá? Enfrentando a estrada da morte de Bh até lá!!! Sorte que não choveu em Ipantinga no evento, pois a informação era que o corrego que passa ao lado da pista transborda. Realmente são acumolos de erros sucessivos de administrações diferentes. Temos como amantes deste esporte a obrigação de corrigi-los.

  • 14/07/2009 10:06 Ricardo Fávaro

    Erno, parabéns pelo texto. O tom certo, as críticas certas, os elogios (poucos, claro!) também corretos.O que eu penso sobre o Brasileiro de Goiânia se assemelha muito ao que está escrito acima, e como colaborador da Revista Karting News vou assinar embaixo de tudo o que estiver escrito no editorial e nas reportagens da revista.Apenas gostaria de reforçar um olhar eu que tenho e que repeti durante todo o evento: os problemas que vimos em Goiânia não são a causa, são os SINTOMAS.São fatos graves e que atingiram a todos, em especial aos pilotos acidentados e parentes, mas eles são os sintomas. Fazer o Brasileiro em outro lugar poderia ter sido melhor, mas seria o mesmo que dar analgésico para tratar um paciente com câncer. Aliviaria a dor, mas não resolveria o problema.Temos que observar as CAUSAS disso, e na minha opinião, a nascente disso tudo está no fato que a CBA/CNK, por diversos motivos (transição, falta de experiência, entrosamento, outros focos, etc, etc, etc), não assumiu a rédea desse evento. Sem comando, vira bagunça. Ninguém é responsável pelos erros. Os erros nas largadas são culpa da Direção de Prova ou da cronometragem? O problema no parque fechado é da CBA/CNK ou da FAUGO? A sala de imprensa quem deveria montar, a CBA ou a FAUGO? E por aí vai. Gente, nenhuma empresa funciona sem um Diretor Geral, nenhum país se mantém organizado sem um Presidente, nenhum evento acontece sem um Coordenador, ou seja, nada funciona sem um LÍDER. Faltou rédea. Faltou ação. E o pior, faltou PLANEJAMENTO.Discutam os sintomas, exponham suas críticas, desabafem! Faz bem. Mas na hora de falar sobre as SOLUÇÕES (sim, não adianta nada criticar e não propor nenhuma solução), pensem nas causas e não nos sintomas.Quem quser falar comigo é só me mandar e-mail, está aí, estou à disposição.

  • 14/07/2009 10:09 Mauricio Diegues

    Erno, parabéns na descrição de grande parte dos fatos ocorridos e sempre com a mais transparente realidade, demonstrando a indignação mas também mostrando que o nosso kart ainda tem jeito e o principal é que só depende de quem financia e faz acontecer, nós mesmos, Pais (Paitrocinadores masters) e pilotos, bravos e destemidos, expostos a quaisquer condições para correr e fazer o espetáculo acontecer, enquanto não nos unirmos e mostrando quem somos, estaremos sendo cúmplices destas organizações mal executadas e feitas sob os desmandos políticos que nos assolam em todos os setores da sociedade. Somos esportistas, pagamos caro, dispomos de recursos às vezes sem ter condições e tudo pela paixão ao esporte, vamos acordar e juntos buscar melhores condições de participação e principalmente RESPEITO. Todos somos campeões, pois saímos todos vivos, acreditem, todos vivos.

  • 14/07/2009 10:12 Cesar

    Caro Erno, parabens pelos comentarios . Bandeira preta para o Campeonato Brasileiro em muitos aspectos . Nao estivemos presente , e certamente fomos felizes na nossa escolha e decisao antecipada . Pior eh pensar que muitas equipes devem ter investidos uns R$ 40.000,00 para participar e voltar com um sentimento de perda , tempo inutil e mais pobres ... Ai eu pergunto , qual o merito ?Abracos , Cesar

  • 14/07/2009 10:58 Marcelo

    “O kartódromo é seguro, tem boas áreas de escape e em poucos pontos é necessário ter proteção com barreiras de pneus. Mostramos esta pequena necessidade ao Ney (presidente da Federação Goiana), que acatou nosso pedido e providenciará esta proteção”, disse Giaffone. “Não vejo motivos para pilotos não participarem em razão de segurança”, completou o dirigente, experiente kartista que competiu também na Fórmula Indy. Essa foi a declaração em 17/06 de Felipe Giaffone que como dizem entende tudo. Agora porque será que Pedro Sereno negativou 14 brasileiros pedidos para essa mesma pista?

  • 14/07/2009 11:05 Alessandro Xavier

    Grande Erno... meus parabéns pela ousadia e autênticidade!!! São de pessoas assim que precisamos para causarmos uma reviravolta no Kartismo Brasileiro... chega de politicagem, vamos seguir o exemplo da F1 e nos impormos !!! Se não nos respeitarem, vamos nos unir e criarmos uma Liga independente com pessoas como voce e tantos outros amantes deste esporte na organização.Abraço.

  • 14/07/2009 11:08 Sergio

    Esta polemica ja era previsivel, desde a eleição da CBA no começo do ano,o 44 campeonato Brasileiro de Kart ja estava defenido que seria em Goiás desde 2007,mas as a CBA mudou para Floripa na calada da noite antes da eleiçao da propria CBA em 2009.(Briga antiga do Scalione e Bufaiçal).A gestão antiga da CBA conseguiu acabar com F-Ford,F-Chevrolet,F-Junior,Marcas Nacional e Regional, e a Copa Corsa sem falar no Kartismo Nacional.Porque será que a F-Truck foi a categoria que mais cresceu nos ultimos 10 anos??? a Stock-Car cresceu muito com seus proprio métodos de organização e profissionalismo inplantado pelo seus organizadores.Na minha opinião o Kartismo Brasileiro pode seguir o mesmo exemplo da Stock-Car.Sobre.O Brasileiro em Goiânia foi lamentável ,a falta de profissionalismo do Diretor de Prova e dos Comissario de prova.Mãe de piloto chorando e xingando todo mundo, briga de pais de piloto, ja era esperado desde a Copa-Brasil 2007 em Ipatinga na categoria Cadete.Nos Goianos já esperavamos acidentes na largada, em 32 anos do Kartodromo Ricardo Santos, algumas etapas do Centro-Oesta em 2007 e este Brasileiro foi feita a largada na reta do BOX e em outros anos a largada sempre foi feita antes da curva 2 .Porque mudou???Eu até agora não entendi o motivo.Sugestão no Futuro proximo:a bandeira de advertencia tem que ter 10 segundos de penalização automatica(evitar acidentes).Vistoria Tecnica nos 6 primeiros pilotos(evitar a malandragem de alguns mecanicos quando o pilotos larga muito atras e vai para frente com muita facilidade e depois tem que tirar o pé e ficar em 4 lugar que não tem vistoria e batem no peito achando que e o BAN BAN BAN do kart ).

  • 14/07/2009 11:10 Marcelo

    Não é só a Faugo que deve ser punida a CNK é ainda mais responsável, e como todos sabem a federação não apita nada em uma competição nacional. O erro maior é CBA e CNK . Não tinha nem lacre para os tanques. Mais uma coisa foi dito que o Barone estava doente por isso não foi o Diretor de provas. Isso é MENTIRA ele não foi porque não foi chamado PURA POLITICAGEM. Vocês da CBA só tem olhos para STOCK e TRUCK tomem cuidado os pilotos de amanha são os mesmos que estão sendo maltratados hoje.

  • 14/07/2009 11:38 Jayme Barbarisi

    Quando ao fim de uma competição os espaços na mídia não focalizam os pilotos vencedores, não falam das disputas na pista, das equipes e seus esforços e o foco fica para os bastidores.Algo está errado !!!Mas o kart é mais forte e vai superar.

  • 14/07/2009 11:48 Luis Mendes

    Que me desculpem, mas estrutura e organização, VELOPARK ( NOVA SANTA RITA- RIO GRANDE DO SUL) mostrou no PAN.

  • 14/07/2009 11:49 Felipe Fraga

    Senhor Veber !Me dsculpe , mas olhe bem antes de falar de palmas,Eu garanto que aqui é uma otima pista ! sem ondulaçoesUma estrutura otima, banheiros , pista , parque fechado , boxes ! se é que a copa brasil será em palmas mesmo, te garanto que vai ser sucesso ! a pista é otima!

  • 14/07/2009 12:08 Adriano

    É realmente lamentável o Campeonato Brasileiro. Meu filho participou pela primeira vez, trouxe lições, mas infelizmente a maioria negativas. Além dos acidentes - e não foi por falta de pré-aviso - a condição da pista era realmente inconcebível para sediar o certame nacional. Apesar disto, as equipes estavam lá e os pilotos, dando o melhor de si. Como se não bastassem os problemas estruturais, a organização ainda conseguiu aumentar os problemas, falhandoo nas baterias classificatórias da Novatos e da Júnior, sem obedecer a ordem da tomada de tempos. Estamos nos esforçando para que a imagem da prova realizada não fique em nossa memória, principalmente porque aquela primeira curva tirou a chance de vitória de muitos e de meu filho inclusive. Todos largavam apenas torcendo para que não se envolvessem em acidentes e isto certamente não é positivo. Toda razão a você Erno, comentários certos e medidos, sem exageros, apenas reais. Espero que tudo isto sirva de lição para as próximas competições.

  • 14/07/2009 12:18 Joao Carlos Mota Roldan

    Senhores,Fui treinar com meu filho 1 mes antes do Brasileiro, e foi muito assutador, com bom senso não participamos deste desastre , espero que os proximos sejam melhores... daqui em diante vamos para os campeonatos americanos, onde os dirigentes pelo menos respeitam os pilotos e os "paitrocinadores", até o retorno......

  • 14/07/2009 12:52 Ney Souza

    como disse em outro comentario, o sr. ney lins tinha duas excelentes pistas pra fazer o brasileiro, ( itumbiara e anapolis ) anps com pouco reforma estaria pronta, e itumbiara esta sempre pronta, mas por interesse proprio etc... e tal nao ouve menor esforço pra que se realizasse aqui, digo isso de cadeira, pq anos anteriores em campeonato centro oeste e fui um dos que ajudou em pequenas reformas no kartodromo de anapolis, gastando do proprio bolso, e nem assim eles deixam fazer o que e pior nao fazem e nem deixam fazer, e ja disse varias vezes a estrutura de anapolis e otima, falta administração, estou a inteiro dispor a assumir o kartodromo aqui e fazer valer, sem precisar da prefeitura desembolsar nada. obrigado parabens pela reportagem

  • 14/07/2009 14:36 Andre Luis Matzenbacker

    Congratulações ERNO (KartGaucho/Revista KartingNews) pela destemida cobertura da 1a.Fase do Camp.Brasileiro em GO (extensivo ao Danilo da secretaria). Relatou com perspicácia o que realmente "aconteceu" durante a fatídica semana em que estávamos por lá...De Negativo muito e Positivo pouco...Tudo como tinha sido previsto e inclusive divulgado! Foi a tal da GOIANIADA Capital...Parabenizo os Bravos pilotos, seus Preparadores e os familiares, que enfrentaram dentro e fora da pista inúmeras dificuldades, bem como, as humildes pessoas trabalhadoras que participaram do "circo", pois estas Sim não mediram esforços para nos auxiliar, atendendo dentro do possivel as necessidades de todos, pois o resto da incompetente Estirpe organizacional era somente Status...

  • 14/07/2009 16:51 Maique Papareli

    Parabens Erno!!!Somente uma colocação: Não foram exibidas mais apelações, pois as pessoas não eram se quer atendidas pelos comissarios.

  • 14/07/2009 17:45 Eduardo

    ERNO PQP VC FOI FODA EM TODAS AS COLOCAÇOES QUE AQUI COLOCOU HOJE VC CONSEGUIU MOSTRAR UM POUCO O QUE ACONTECE DENTRO DO KARTISMO O SHOW FOI DOS PILOTOS, VERGONHA E INCOMPETENCIA FORAM DOS ORGANIZADORES.O SR GEOVANE FOI ATE HUMILDE EM PEDIR DESCULPA, AGORA COMO SERA A POSIÇAO DO SR''NEY LINS'' SERA QUE CONTINUA ARROGANTE E FALSO QUE ATE AQUI ENTAO NAO SE PRONUNCIOU....FICOU MAIS PREOCUPADO EM DEIXAR SUA MERCEDES DE EXPOSIÇAO DO QUE TRATAR BEM EQUIPES E PILOTOS......

  • 14/07/2009 18:01 Luiz Antonio Chociai

    PARABENS SR. ERNO. ATE QUE ENFIM ALGUEM COM COMPETENCIA PELA GRANDE BAGAGEM POS A BOCA NO TROMBONE. tENHO ACOMPANHADO ALGUNS CAMPEONATOS, MAIS RECENTEMENTE O PAN,. REALIZADO NO VELOPARK E LA TAMBEM ACONTECERAM BARBARIDADES COMETIDAS PELO DIRETOR DE PROVA QUE PREJUDICARAM MUITOS COMPETIDORES. VALEU!

  • 14/07/2009 18:44 Matheus

    aquela curva bateu o recorde de entorta eixos

  • 14/07/2009 19:40 Guto

    BAIXARIA COMPLETA.......SAUDADES DO PEDRO SERENISSIMO........

  • 14/07/2009 19:40 Decio Freire Jacques

    Muito bem Erno. Concordo com todas as suas colocações.Foi o pior Brasileiro da história. O Diretor da prova mostrou total incompetência, arbitrariedade, falta de controle e educação com os pilotos e seus Pais. Prejudicou enormemente meu filho, Matheus Jacques, que largava na Pole e foi tirado da 1. fila, sem qualquer culpa.Banheiros imundos. Sujeira por todo lado. Falta de lacres. Pneus trocados. Grids feitos errados. Queda de energia.Pista péssima. Local da largada absurdo, que provocou inúmeros acidentes.Gasolina vendida a R$ 6,00 ( onde está a diminuição de custos?)Pontos positivos, excelente trabalho da RBC, deu um show de competência e organização. Nota ZERO para a nova CBA

  • 14/07/2009 22:15 Etiene Robe

    Concordo e parabenizo ao Erno e todas as pessoas que aqui se manifestaram em relação as péssimas condições do Brasileiro 2009.Acredito que todos esses acontecimentos de dentro da pista, seriam amenizados se tivéssemos um Diretor de prova e comissários realmente habilitados para tal evento dirigir.Era um desencontro de informações fantástica e nunca vista. Em eventos nacionais, no mímino teríamos que ter pessoas com conhecimento do próprio regulamento da competição, mas principalmente com "BOM CENSO" para ocupar um lugar que exige muita responsabilidade.BRUNO BARÔNIO VOLTA PARA DIREÇÃO DE PROVAS PELO AMOR DE DEUS!!!Talvez se dentro da pista tivesse tudo ocorrido bem .... o extra-pista (como boxes, instalações, etc...) não teriam pesado tanto também.Espero que a CBA aceite todas as colocações e mude ou espero a união pilotos e pais para fazer mudar!

  • 15/07/2009 12:44 Andrea

    É uma pena chegar a esta situação. Este ano meu filho faria o 1º Brasileiro, mas com as informações anteriores ao evento e as fotos que vimos, ficamos ressabiados e achamos melhor "abortar" a ida. Parece que tivemos uma decisão acertada, porque este campeoanto tem um custo muito alto para ter tanto problema como foi relatado. Há muito tempo temos tido problemas com o diretor de prova e comissários....já ouvi "que eu sou mãe porisso vejo com emoção e que ele é diretor e sabe o que fala!!",mas infelizmente não é isso que vemos e lemos.....Como é tudo novo na nova CBA este seria um ponto importante para se trabalhar...reciclar os profissionais que atuam nestas posições. Que ao menos eles saibam as regras de cada campeonato e que apliquem as regras para evitar que as corridas de kart virem as corridas de bate bate que vemos acontecer. Se as coisas estão bem não teriamos visto pais se estapiando, pilotos machucados e o desrespeito com todos que acreditaram neste evento e em outros que vão acontecer.

  • 15/07/2009 18:25 Tobias Leist

    Por todos esses motivos que nós tomamos a decisao de nao participarmos do brasileiro este ano e nao nos arrependemos de proteger nossos filhos, pois o mais importante pra nós e a segurança deles.Erno, parabens pela matéria e acho que nós pais deveriamos juntar nossas forçcas e juntos reinvindecar junto com as autoridades competentes mais segurança, respeito e principalmente ética nos proximos campeonatos, pois isso é o minimo que os nossos filhos merecem.Tobias e Vanda Leist pais dos pilotos Arthur Leist categoria mirim e de Matheus Leist categoria cadete.

  • 15/07/2009 19:31 Fausto Souza

    Boa noite Erno! Primeiramente meus parabens pela materia, pelo profissionalismo e pelas criticas justas e bem colocadas. acredito que os comentarios de alguns pais, na total falta de união, acabam contribuindo para um "espetaculo" tão mal feito e tão mal organizado, criou-se uma associação, que tambem não me parece preocupada com os acontecimentos, tudo isso que ocorreu já era previsto, mas mesmo assim, a vontade de expor os astro ao ridiculo de participar de um evento não automobilistico, mas sim politico falou mais alto. Como pai acho que o maior titulo a conquistar eu já tenho´(um filho maravilhoso ) o resto é consequencia de um bom treinamento bem feito e com responsabilidade, pois como algumas pessoa comentaram, devemos como pais e preparadores, criar homens de bem e com carater.Parabens mais uma vez.

  • 15/07/2009 20:43 Adilson Baldin

    Kartodromo de Goiania lixo puro sem condiçoes de fazer corrida de carrinho de rolemã imagina de kart rsrsrs, antes de começar , 45 minutos de conversa com os garotos dizendo ,,nao pode isso nao pode aquilo se nao serao punidos,,grande babaquisse nada disso aconteceu,,seu diretor de prova com oculos escuros da 25 de março de sao paulo deve ter custado 10 reais nao fez nada na corrida o q se viu foi só pancada que pena que meui filho esta nas maos de pessoas que só pensam no dinheiro nosso de muito suor e trabalho de cada pai q enfia a mao no bolso para colocar seus filhos na pista tiraram meu filho da final da cadete e nada foi feito graças a DEUS q saiu ileso desta pista ridicula.

  • 16/07/2009 17:55 Jairo

    Nesta bagunça toda, será que existiu vistoria nos equipamentos? Pelo visto, foi como no Sulbrasileiro, tudo livre e solto! O filme deve ter se repetido!