publicidade
19/05/2011 15:38

Brasileiro tem programação definida e confirma itens técnicos e pneus para categorias Sênior

Fonte: Portal Kart Motor - Erno Drehmer



O Campeonato Brasileiro de Kart, que em 2011 fará sua 46ª edição, terá sua primeira fase disputada no Kartódromo de Interlagos (SP) e a segunda fase no Kartódromo RBC Racing (MG), e isso todos sabem.

Hoje “garimpamos” a programação das duas fases e apuramos que as atividades oficiais em cada uma delas começarão na segunda-feira e terminarão no sábado. Em São Paulo tudo será realizado entre os dias 11 e 16 de julho, enquanto que em Minas Gerais a programação começa no dia 25 e termina no dia 30.

Abaixo você tem acesso a uma programação simplificada nas duas fases:
Segunda-feira (11 e 25 de julho)
09:00 às 18:00 – Sorteio e Controle de Pneus, Lacração de Motores e Chassis
09:00 às 18:00 – Inscrições, locação motores, combustível e pneus

Terça-feira (12 e 26 de julho)
08:00 às 13:00 – 1º treino livre
13:20 às 17:30 – 2º treino livre

Quarta-feira (13 e 27 de julho)
08:00 às 13:00 – 1º treino livre
13:20 às 17:30 – 2º treino livre

Quinta-feira (14 e 28 de julho)
08:00 às 12:00 – 5º treino livre
12:30 – Briefing (todas as categorias)
13:30 às 17:00 – tomadas de tempo

Sexta-feira – (15 e 29 de julho)
08:00 às 10:00 – aquecimentos
10:20 – 1ª bateria classificatória
14:30 – 2ª bateria classificatória

Sábado – (16 e 30 de julho)
08:00 às 10:00 – aquecimentos
10:00 – solenidade de abertura
11:00 – pré-final
14:30 – final
18:00 – pódio

Definições técnicas – Algumas definições também foram obtidas com Rubens Gatti, presidente da CNK, em relação à disputa do 46º Campeonato Brasileiro, mais exatamente para as categorias Sêniores. “O único assunto pendente era o que tratava dos pneus da Sênior A, já que os pilotos desta categoria haviam solicitado, em documento, a adoção de compostos do tipo amarelo. Os demais assuntos, na verdade, constavam desde janeiro no RNK 2011”, esclareceu Gatti.

1 – A Sênior A e Super Sênior utilizarão pneus da marca MG, tarja vermelha.

2 – A centralina para a Super Sênior será ignição digital com corte, de acordo com artigo 55 do RNK 2011.

3 – Os eixos deverão ser conforme parágrafo VI do artigo 55 - RNK 2011.

4 – Na Sênior B a centralina será opcional digital com corte ou analógica (sem variação).

  • 20/05/2011 10:04 Guildner Carvalho (gmc Racing Kart)

    Bom dia Erno,
    Como se constata, a centralina está sendo confirmada somente para a categoria Super Senior. Isso é um absurdo! Ela só dá problema!! Ainda mais aqui em belo horizonte, onde existem ondulações em algumas partes da pista. No mínimo alguém estará lucrando com a venda das centralinas, para os menos desavisados.
    Pois bem. Normalmente eu participo dos campeonatos correndo na categoria Super Sênior. Entretanto, diante de tanto autoritarismo, vou optar em correr pela categoria Sênior "A".
    Finalmente, deixo um alerta aos pilotos que irão participar do campeonato brasileiro em Belo Horizonte/MG, na categoria Super Sênior: A centralina só dá problema e é facilmente manipulada!!
    Abraços.
    Guildner.

  • 20/05/2011 21:56 Markenson Marques

    Caro Rubens,
    No Brasileiro do ano passado colhi assinatura de 98% dos pilotos Super Senior declarando-se CONTRA a centralina em nossa categoria. Enviei formalmente este documento a FPrA. Se a vontade dos pilotos foi formalmente explicitada, respeitando seu compromisso de atender sempre a vontade da maioria de forma democrática, solicito favor rever sua decisão eliminando a centralina da Super Senior via adendo.
    Pela atenção, desde já agradecemos.
    Markenson Marques (Cargolift Ifekart Racing)
    Curitiba/PR

  • 21/05/2011 11:08 Eduardo Dieter

    O mesmo aconteceu sobre a decisão dos pneus para categoria Sênior A. A grande maioria dos pilotos, assinou pedindo pneu amarelo para categoria. Ignorando os fatos e os pilotos, a federação decide por algo contrário. Sem comentários!!!

  • 21/05/2011 14:04 Marcelo Solmucci

    Existe algum piloto da Super Senior a favor da centralina?Presidente ,por que colocar a centralina somente na Super Senior se todos sao contra? Isso e um absurdo e total falta de respeito com nossa categoria,que pode ter certeza conta com pilotos super experientes e com propriedade para reclamar...

  • 21/05/2011 18:49 Andre Nicastro

    Infeliz confirmacao do pneu vermelho para Senior A!!! Nao da pra entender.

  • 22/05/2011 21:06 Alan Synthes

    Eu nao intendo porque nao pode ser pneus amarelos os gastos serao os mesmos e tbm na categoria senior A sao pilotos mais velhos que estao voltando a competições pois ja foram graduados, todos estao a favor do pneu amarelo entao porque ter duas categoria senior A E B vamos juntar tudo entao........tem que ter uma diferença entre as duas essa eh minha opiniao e acho que a de todos tbm.........acho isso uma ignorancia mais vamos fz o que nehhh.......

  • 22/05/2011 21:47 Marcelo

    Não acredito nesta decisão dos pneus, outra, a novatos ir pra Minas, e a preparação que foi feita em Interlagos, quem paga??? Os pilotos Senior A se unem e reivindicam o pneu amarelo e não são atendidos, por que??? Quem entende?? O que ta acontecendo gente???!!!

  • 23/05/2011 15:35 Yuri Carvalho

    Data vênia, a decisão da CBA não foi democrática, tampouco inteligente! Estão indo contra os interesses dos pilotos que são os responsaveis pela manutenção do esporte que a pouco tempo atrás era precário. Faltou o respeito com nossos pilotos e em nada contribuiu para o desenvolvimento do esporte. Pilotos Super Sênior/ Senior A, vamos contestar a descisão e se preciso,infelizmente, teremos de tomar medidas concretas para o bem do esporte. Até agora o que foi feito de nada adiantou! A Shifter no ano passado foi um bom exemplo...Fica o meu protesto! Que vergonha!

  • 23/05/2011 16:37 Renato Russo

    Só pode ser brincadeira com a nossa cara,estou com o Yuri,se todos vcs toparem em não participar do brasileiro caso não haja uma mudança a favor dos pilotos,eu estou fora do Brasileiro e acho que todos os pilotos da Senior deveriam pensar melhor,afinal representamos a maioria dos pilotos federados,PENSEM BEM!!! Isso não é um principio de vetar o brasileiro e sim de termos o direito de escolha,somos nós que fazemos o espetaculo.Abraço a todos os pilotos

  • 24/05/2011 20:07 Bruno Lawrence

    Realmente a luz no fim do tunel de apagou.A esperanca que nós pilotos tínhamos por uma gestão coerente e de conhecimento técnico por parte dos novos dirigentes da CNK se foi.Qual a vantagem do pneu vermelho sobre o amarelo?
    (a)um segundo a menos
    (b)maior durabilidade(obs:pneu usado amarelo é mais rápido do que um vermelho novo)
    (c)R$30,00 a menos(obs:que ridículo!)
    (d)nenhuma das anteriores
    A manipulacao unilateral quanto ao uso das coroas e a centralina digital com corte nem se fala.Comprovadamente não é confiável.Funde-se com muito mais facilidade do que a analógica.Consequentemente gera mais gastos para o piloto.
    A solucao é bem simples pra esse tipo autoritarismo explícito:
    Sem pilotos não há formacao de grid.
    Sem grid não tem corrida
    Sem corrida não tem campeonato
    Sem campeonato não haverá lucros...
    Piloto unido jamais será vencido!

  • 24/05/2011 22:24 Vicente Borges

    Tem razão o piloto Markenson Marques.
    Com efeito, lembro que assinei para que fosse excluída a centralina na SUPER SÊNIOR.
    E se a maioria optou dessa forma, não vejo razão para impor o uso da problemática peça.
    Diante desse quadro, sou obrigado a concordar com o Russo (Renato Russo).
    Abraços.
    Vicente Borges.

  • 25/05/2011 10:37 Rodrigo Kubiczewski

    Sou piloto Senior e concordo com o Russo, somos nós que fizemos com que tudo funcione! Não é boicotar o campeonato, mas sim ser respeitada uma escolha nossa.. Pneu AMARELO! Caso contrario estou junto na opção de nao correr o Brasileiro. Abraço a todos!! União dos pilotos Seniors!!

  • 26/05/2011 18:11 Jayme Barbarisi

    Não tem como não falar.
    A gente pensa dez vzs antes de emitir um comentário que possa prejudicar o kart.
    Este negócio do pneu da Super Senior é a coisa mais escabrosa que já escutei nos últimos tempos.
    Neste caso só tem um caminho. BOICOTE a exemplo do Shifter em Volta Redonda.
    Os pilotos tem que tomar uma decisão em bloco.
    Não participar. Senior e Super Sênior.
    Só assim vão entender que nestas categorias onde a conta é paga de forma integral pelo prazer de andar, não pode ser de acôrdo com os interesses sabe lá de quem.
    Lamentável, não tem como não nos pronunciarmos.
    Qual a explicação ?
    Escreveram errado ?
    Erraram na datilografia ?
    Senhores, olhem bem para estas atitudes.
    Um verdadeiro absurdo !!!

  • 27/05/2011 10:00 Guildner Carvalho (gmc Racing Kart)

    Concordo plenamente com o jaime. Os pilotos que correm nas categorias Senior "A" e Super Senior deveriam se unir.Um documento formal, tipo um "abaixo assinado"nacional. Aqui vou lembrar aquela velha expressão: "Ou faz por bem ou faz por mau". Não acredito que cheguemos a esse ponto, a não ser que a intransigência da CNK continue e pague para ver!
    Pilotos.Vamos exigir o respeito que merecemos!
    Abraços a todos.
    Guildner.

  • 27/05/2011 10:05 Guildner Carvalho (gmc Racing Kart)

    Pessoal, esqueci de fazer uma colocação importante. Até agora nenhum preparador de motor ou chassis se pronunciou sobre o assunto. Acho de suma importância a opinião dos preparadores a respeito da centralina e pneus. A "avaliação técnica" é fundamental para podermos tomar uma decisão mais concreta.
    Abraços.
    Guildner.

  • 27/05/2011 16:49 Pedro Da Matta

    Pessoal, estou de acordo com os colegas da Sênior e Super Sênior. Particularmente na categoria em que participo, a Super Sênior, a utilização da centralina é uma preocupação constante. Em nosso esporte, o material é sempre muito exigido, não havendo necessidade, portanto, de mais um item problemático compondo nosso equipamento, que potencialize o risco de acabar com a corrida do piloto de uma hora para outra. A sugestão do Guildner no sentido de obter o parecer dos preparadores deve reforçar nossa posição junto às autoridades. Abraços. Pedro da Matta.

  • 27/05/2011 23:47 Onassis

    PESSOAL,
    EU VENHO PEDINDO O USO DOS PNEUS AMARELOS NA CATEGORIA SÊNIOR A JÁ FAZ ALGUM TEMPO. NA SÊNIOR A, A MAIORIA DOS PILOTOS TEM MUITOS ANOS DE KART E ALGUNS JÁ FORAM ATÉ GRADUADOS,TAMBÉM CONCORDO QUE SE UMA CATEGORIA A NÃO TIVER UM GRANDE DIFERENCIAL TÉCNICO EM RELAÇÃO A UMA CATEGORIA B, PARA QUE DUAS CATEGORIAS?
    OUTRA COISA QUE EU ACHO ERRADO NA CATEGORIA É A IDADE. NA MINHA OPINIÃO,SÊNIOR A e B TEM QUE TER NO MÍNIMO 30 ANOS.
    QUANTO A CENTRALINA DIGITAL, EU ACHO QUE SÓ ENCARECE OS CUSTOS PARA PILOTOS E PREPARADORES, FORA A SENSIBILIDADE DO PRODUTO A DEFEITOS CONSTANTES.
    ESPERO QUE HAJA BOM SENSO DOS NOSSOS DIRIGENTES!!!
    ABRAÇO A TODOS,
    ONASSIS.(CHEFE DA EQUIPE ONSMOTORSPORT)

  • 29/05/2011 14:21 Dudu Dieter

    Isso é uma veradeira falta de respeito com todos pilotos sênior. Vamos nos unir e reivindicar nossas preferências. Estou com Rodrido, usso, etc. Vamos formalizar esta nossa decisão com um documento formal. Ainda está em tempo de retificação desta decisão. Este é meu email de contato. Abraço

  • 31/05/2011 10:02 Jonas Kart

    NAO É POSSIVEL UMA COISA DESSAS!!! DEPOIS DE PREPARARMOS NOSSOS PILOTOS E EQUIPAMENTOS DA CATEGORIA NOVATOS PRA FAZER O CAMPEONATO BRASILEIRO EM INTERLAGOS A MENOS DE 2 MESES PARA O EVENTO A CNK VEM COM A NOTICIA DE QUE A CATEGORIA IRÁ PRA BH-MINAS. ISSO É UMA FALTA DE RESPEITO COM TODOS QUE SE PROGRAMARAM, TREINARAM, E INVESTIRAM,TUDO ISSO EM VAO. SERÁ QUE OS DIRIGENTES DA CNK NAO TEM A CAPACIDADE DE IMAGINAR QUE TODOS NÓS NOS PROGRAMAMOS COM VIAGENS, RESERVAS DE HOTEIS, ETC? FORA QUE ALGUNS PILOTOS DA CATEGORIA NOVATOS PROGRAMARAM VIAGENS COM SUAS FAMILIAS NA DATA DA SEGUNDA FASE DO BRASILEIRO. COMO FICA ISSO AGORA? CONCORDO COM RENATO RUSSO, TA NA HORA DE NÓS DARMOS UM BASTA NISSO!!!
    POIS COMO JA HAVIA DITO A CNK TEM QUE PROVIDENCIAR REGULAMENTOS, CALENDARIOS E LOCAIS DAS PROVAS LOGO NO COMEÇO DO ANO E CUMPRI-LOS, NEM QUE PARA ISSO TENHAM QUE SE UNIR COM UMA COMISSAO DE PILOTOS E CHEFES DE EQUIPES PARA QUALQUER MUDANÇA.

  • 31/05/2011 11:35 Guildner Carvalho (gmc Racing Kart)

    Bom dia pessoal,
    Acabo de ler o regulamento da copa CODASUR e verifiquei que para a categoria Sênior a centralina é opcional e os pneus serão de tarja amarela. Porque não os de tarja vermelha? Pilotos, vamos nos unir agora, antes das inscrições para o campeonato brasileiro. Se não formos atendidos nenhum piloto faz a sua inscrição. Agora, o que se percebe é a falta de respeito mesmo!! Uma alternativa para ficarmos livres desse autoritarismo é pensarmos seriamente na criação de uma LIGA NACIONAL DE PILOTOS. Vamos amadurecer a idéia!!!
    Abraços.
    Guildner.

  • 03/06/2011 12:12 Valdir

    acho caso nao mudem de ideia a federação tem que ser boicotada eles estao muito folgados pessoal sei o quanto importante esses campeonatos mas nao podemos ficar nas maos de alguns sem noçao tem varios campeonatos pra fazer ou criar uma liga independente e dar fora na federação ta demais eles nao tem o minimo de respeito e o show e dos pilotos e mecanicos isso sim e abuso penssem ainda a tempo e so nao fazer as inscrissoes abrs a todos e boa sorte

  • 04/06/2011 12:39 Alfredo

    infelismente o nosso presidente nao ENTENDE NADA DE AUTOMBILISMO,como cobrar de uma pessoa que nao entende nada eles sao manipulados infelismente.... se unam e nao aceitem esse absurdos abraços.

  • 09/06/2011 10:13 Guildner Carvalho (gmc Racing Kart)

    Bom dia pessoal.
    Acabei de ler o Regulamento Particular do Campeonato brasileiro de Kart para a segunda fase e tenho algumas dúvidas: 1)- As baterias classificatórias terão realmente 15 voltas? Isso é absurdo! Imaginem um grid onde estejam mais ou menos 30 pilotos! É muito piloto para poucas voltas e as chances de sucesso de quem está atrás é muito reduzida. Nesse sentido, as batidas serão inevitáveis, pois, todo mundo quer ir para a frente. 2)- No item 6 o número de participantes é de 36 pilotos no máximo e já no subitem 6.2 o grid será de 34 pilotos. É contraditório. O subitem 6.3 diz que caso o número de participantes for inferior a 36 pilotos, todos estarão juntos nos treinos oficiais, tomadas de tempo e as duas baterias classificatórias. Isso quer dizer que os grids serão únicos? 3)- No item 17 , que trata da relação, a categoria Super Sênior, peso de 175 Kg, a coroa serã nº. 76 e uso da centralina. Ora, no Kartódromo RBC já utilizamos a coroa nº. 79 juntamente com a "centralina" e o giro do motor não chegava a 16.100 RPM. Se for utilizada a "receitinha da CBA"(coroa 76 + centralina + peso de 175 Kg), o giro não vai chegar a 15.500 RPM!!! É avolta dos motores "V4", da Mecânica Riomar? 4)- O item 21, que trata das responsabilidades,é "letra morta". A responsabilidade da CBA é objetiva, ou seja, não têm como se eximir de culpa pela realização de um evento de risco.
    Finalmente,o Regulamento é muito confuso!!!
    Se tiverem curiosidade,leiam o regumento.
    Abraços.
    Guildner.