O circuito faz parte da mais nova pista de kart do país. Na cidade de Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, foi construído o complexo batizado de Velopark. A primeira fase da obra, inaugurada no último mês de março, tem duas pistas de kart que formam o mais moderno kartódromo da América do Sul – único no continente apto, segundo a Comissão Internacional de Kart, a receber uma competição como o Mundial de Kart.
É nessa pista, cujo desenho foi inspirado nos modernos circuitos da Fórmula 1, que o piloto Eduardo Banzoli Filho (Oakley/H-Buster) parte em busca do bicampeonato nacional. A partir desta terça-feira (29), o Velopark será a sede do Campeonato Brasileiro de Kart para seis categorias da modalidade.
Eduardo corre dessa vez pela Sudam Júnior, que reúne pilotos com idade entre 13 e 15 anos. “A categoria e a pista são duas grandes novidades para mim. No último mês intensifiquei o ritmo dos treinos para ‘pegar a mão’ desse kart, desenvolver o equipamento e poder chegar competitivo no Sul”, comenta o piloto, que foi Campeão Brasileiro em 2004, quando corria pela categoria Cadete.
Além da Sudam Júnior, as categorias Graduados (A e B) e Sênior (A, B e Super) decidem seus campeões nacionais no Velopark. O Brasileiro de Kart é disputado em apenas um final de semana. Os treinos livres são realizados na terça e quarta-feira. Na quinta-feira serão disputadas as tomadas de tempo, e durante os dois dias seguintes (sexta-feira e sábado), os pilotos fazem quatro corridas cuja soma dos pontos define o campeão nacional.
“Todos treinam o primeiro semestre inteiro visando o Brasileiro. É uma competição definida em apenas dois dias, e por isso todo mundo leva o que tem de melhor em termos de equipamento. Espero estar entre os líderes e poder brigar pelo título”, aponta Banzoli. Os treinos para o Brasileiro de Kart começam nesta terça-feira às 8h.