A temporada 2018 do kartismo nacional ainda não começou nas
pistas, porém nos bastidores está a todo vapor. Após a divulgação do
Regulamento Nacional de Kart (RNK), bem como dos equipamentos que chegam como
novidades para este ano, nesta manhã a Comissão Nacional de Kart determinou que
algumas categorias do Brasileiro somente poderão receber pilotos que passarem
por provas classificatórias.
Foram criadas a partir da publicação do RNK as categorias
CODASUR, CODASUR JÚNIOR e OK. Exatamente para estas classes é que acontecerão
as provas classificatórias em competições estaduais ou regionais para que,
desta forma, seja composto o grid máximo de 36 competidores por categoria.
“Criamos uma fórmula
interna na CBA onde, baseado no número de cédulas emitidas em 2017, cada
federação terá direito a um número específico de vagas para cada categoria. As
federações deverão informar para a CNK até o dia 31 de maio quais foram os
pilotos classificados. As competições serão determinadas por cada uma das
federações que certamente irão receber mais competidores com interesse em
conquistar as cobiçadas vagas”, comentou Pedro Sereno, presidente da
Comissão Nacional de Kart.
De acordo com o levantamento feito pela CBA as vagas para
cada uma das três categorias serão assim distribuídas:
FASP (LIGHT), FASP (GRANJA), FPrA, FGA, FAUESC, FAERJ e
SUL-BRASILEIRO: 3 vagas em cada categoria
FADF, FPEA, FMA, FAEM, FAEP e FAUGO: 2 vagas em cada
categoria
FAEMT, FSA e FAB: 1 vaga em cada categoria.
Este formato foi criado pela CBA de forma a tornar mais
justa a participação dos pilotos nestas categorias que terão limitados em 36 o
seu número de pilotos. Nestas três classes os campeões brasileiros receberão
como prêmio a participação gratuita no Campeonato Mundial de Kart CIK/FIA,
prova que será realizada entre os dias 20 e 23 de setembro na Suécia.
Além disso, conforme determinado pela CODASUR, o Brasil terá
direito a 10 vagas por categoria no Campeonato Sul-Americano. Estas dez vagas
serão direcionadas exatamente para os dez primeiros colocados no Campeonato
Brasileiro.
Por fim, conforme anunciado no lançamento destas três
categorias, existirão importantes benefícios para os competidores destas
classes. O grupo de empresas formado pela IAME (Itália), MG Pneus e RBC
Motorsport irá fornecer os motores para CODASUR e CODASUR JÚNIOR, por meio do
sistema de sorteio GRATUITO. As vantagens incluem ainda o fornecimento GRATUITO
de dois jogos de pneus do tipo slick para as corridas e, ainda, um jogo de
pneus de chuva (este último, caso não seja utilizado, deverá ser devolvido para
o representante MG Pneus nos eventos).
Já na categoria OK os pilotos deverão desembolsar pelo
aluguel dos motores o valor subsidiado de R$ 1.300,00. Também nesta classe os
pilotos irão receber de forma gratuita dois jogos de pneus do tipo slick para
as corridas e, ainda, um jogo de pneus de chuva (este último, caso não seja
utilizado, deverá ser devolvido para o representante MG Pneus nos eventos).
“Estamos vivendo um
momento ímpar de crescimento do kartismo e, principalmente, valorização dos
nossos pilotos. Entramos em contato com todas as federações que, de forma
unânime, aprovaram este sistema de classificação de pilotos. Estou certo que,
neste sentido, teremos em julho um Brasileiro forte e, sobretudo, muito
representativo”, encerrou Waldner Bernardo, o Dadai, Presidente da CBA.