publicidade
17/05/2022 07:33

CBA anuncia a estreia da Mini 2T em competições nacionais. Categoria disputará o Brasileiro no Paladino


Foto: Speed Park

A categoria MINI 2T será uma das novidades da 57ª edição do Campeonato Brasileiro. Batizada desta forma em alusão à 60 MINI, categoria de grande sucesso na Europa e base de formação de jovens pilotos no Velho Continente, ela integrará o Grupo 2 da principal competição nacional, que acontecerá no Circuito Internacional Paladino, em Conde (PB), entre os dias 30 de outubro e 5 de novembro.

A CBA, por meio de sua Comissão Nacional de Kart (CNK), divulgou na última sexta-feira (13) as idades e especificações técnicas da nova categoria, que será disputada pela primeira vez em um campeonato nacional.

Com o intuito de preencher uma lacuna existente entre as categorias Cadete e Júnior Menor e dando a oportunidade para os pilotos já terem contato com um motor 2 tempos, a MINI 2T poderá contar com pilotos entre 9 e 11 anos, completados em 2022. Ela utilizará os mesmos chassis da categoria Cadete, mas será impulsionada por motores da fabricante nacional KTT, de 125cc, com 13 cavalos de potência, transmissão direta com embreagem centrífuga e que serão sorteados entre os competidores.

O motor foi desenvolvido com o conceito de simplicidade e economia. O cabeçote refrigerado a água foi substituído por um refrigerado a ar e a potência foi reduzida através de reconfiguração do motor e o uso de um escapamento especial para a categoria, o que trouxe o equipamento a padrões semelhantes à 60 MINI europeia.

Os parâmetros europeus foram somados a demandas da CBA para manter a categoria em uma performance intermediária entre a atual categoria Cadete, que utiliza motores Honda de 4 tempos, e a Júnior Menor, que usa motores de 2 tempos específicos para competição.

“Estamos muito contentes por ter uma nova categoria de formação no kart que atenda um conceito de simplicidade e economia, com motores nacionais e ao mesmo tempo alinhados aos padrões do que é utilizado na Europa”, destacou Rubens Carcasci, presidente da CNK. “Mas vale ressaltar que a MINI 2T não elimina a Cadete. Ela é apenas uma oportunidade para os pilotos que tenham interesse em iniciarem mais cedo as disputas com motores 2 tempos”, completou.

Além da categoria MINI 2T, o Paladino também receberá as categorias Júnior Menor, Júnior, Graduados, Novatos, Sênior B, Sênior A, SS, SSM, Sênior 60+, OK e OK Júnior.

O Grupo 1 do Campeonato Brasileiro acontecerá no Kartódromo Arena de Itu, no interior de São Paulo, entre 9 e 15 de outubro, com as categorias Mirim, Cadete, F4 Sênior, Super F4, F4 Júnior, F4 Graduados, F4 Super Sênior, F4 Super Sênior Master e F4 Sênior 60+.

Confira as datas, locais e categorias nas principais competições nacionais de kart em 2022:
23ª Copa Brasil de Kart
Kartódromo Emerson Fittipaldi – Aracaju (SE)
Grupo 1 – 20 a 24 de julho
Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior, Graduados, Novatos, F4 Sênior, Super F4, KZ Graduados e KZ Sênior
Grupo 2 – 26 a 30 de julho
Sênior B, Sênior A, Super Sênior, Super Sênior Master, Super Sênior 60+, OK, OK Júnior, F4 Júnior, F4 Graduados, F4 Super Sênior, F4 Super Sênior Master e F4 Sênior 60+

57º Campeonato Brasileiro
Kartódromo Arena de Itu – Itu (SP)
Grupo 1 – 9 a 15 de outubro
Mirim, Cadete, F4 Sênior, Super F4, F4 Júnior, F4 Graduados, F4 Super Sênior, F4 Super Sênior Master e F4 Sênior 60+

6º Campeonato Brasileiro de Kart Rotax
Kartódromo Arena de Itu – Itu (SP)
9 a 15 de outubro
Rotax Mini Max, Micro Max, Junior Max, Max, Max Master, DD2 e DD2 Master

57º Campeonato Brasileiro
Circuito Internacional Paladino – Conde (PB)
Grupo 2 – 30 de outubro a 5 de novembro
Mini, Júnior Menor, Júnior, Graduados, Novatos, Sênior B, Sênior A, SS, SSM, Sênior 60+, OK, OK Jr

6º Campeonato Brasileiro de Kart Endurance
Kartódromo da Granja Viana – Cotia (SP)
30 de novembro a 3 de dezembro

57º Campeonato Brasileiro
Kartódromo da Granja Viana – Cotia (SP)
30 de novembro a 3 de dezembro
KZ Sênior e KZ Graduados

Fonte: Assessoria de Comunicação CBA / Kart

  • Não há comentários cadastrados até o momento!