Divulgado pela CBA, o regulamento do 46º Campeonato Brasileiro de Kart está disponível aos internautas para download no Kart Motor.
O documento regulamenta o que já estamos acostumados em um Brasileiro: número de jogos de pneus limitados; provas classificatórias, pré-final e final; sistema de pontuação negativo nas classificatórias; grid da pré-final definido por esta pontuação; pneu de chuva comprado diretamente da organização; etc.
Uma novidade em relação ao ano passado diz respeito ao escapamento, que terá a partir de agora um novo formato de conferência. A medição do escape agora passa a ser em praticamente toda sua extensão e não mais apenas no flexível.
Outro assunto regulamentado é relativo à relação de pinhão e coroa em cada categoria, que ficou assim:
Mirim – 20 até 70 dentes
Cadete – 20 até 70
Super Cadete – 11 até 71
Júnior Menor – 11 até 73
Júnior – 11 até 76
Novatos – 10 até 74
Graduados – 10 até 74
Sênior A – 10 até 75
Sênior B – 10 até 75
Super Sênior – 10 até 76
Sudam – 10 até 78
Sudam Junior – 10 até 74
Shifter – de acordo com RNK 2011
F4 – 13 / 41 Passo 428 (relação de moto)
SF4 Livre – de kart ou moto
Faça o download do Regulamento do Brasileiro.
Novidade positiva para a Super Sênior – Em conversa que tivemos hoje com Rubens Gatti, presidente da CNK, apuramos que a “famosa” centralina, que vinha desgostando a maioria dos pilotos da Super Sênior por ter corte obrigatório do motor em 16.500 giros, agora passa a ter corte opcional, mudança já regulamentada através de adendo.
“A Super Sênior agora poderá usar a analógica e o corte de motor, portanto, fica opcional, a critério do piloto”, esclarece Gatti. “Atendemos, com isso, uma solicitação dos pilotos, algo que, sempre que possível, faremos. Tudo passa por uma ampla análise antes de ser modificado ou não”, finaliza o dirigente.