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22/07/2009 08:24

Chassi Tony Kart gera polêmica no Raceland - ATUALIZADA ÀS 10:00 hs

Fonte: KartGaúcho/Revista Karting News - Ricardo Fávaro


Foto: Ricardo Fávaro / Revista Karting News

O chassi foi para o parque fechado mas não entrou na pista


A segunda fase do 44º Campeonato Brasileiro de Kart, iniciada nesta terça-feira (21) no Kartódromo Internacional Raceland, região metropolitana de Curitiba (PR), tem tudo para ser bem mais organizado que a fase inicial, realizada em Goiânia (GO).

Mas apesar do visível clima de tranquilidade que paira sobre o kartódromo, um incidente agitou os bastidores do evento no primeiro dia de treinos livres: a equipe do piloto paranaense Josué Dias (Graduados B) tentou convencer a organização da prova de que os chassis Tony Kart que possuem poderiam ser utilizados no Brasileiro.

O representante da equipe e proprietário dos equipamentos, Thiago de Melo Silva, através de seus advogados, pleiteou a inclusão dos chassis na competição baseado no princípio de que a homologação CIK/FIA dos Tony Kart, que tem caráter internacional, prevaleceria sobre qualquer regulamentação da CBA.

O impasse se instaurou no Raceland e houveram várias reuniões com Comissários Desportivos e Técnicos do evento. Por fim, a CBA decidiu por negar o pedido feito por Requião, que é sobrinho do Governador do Estado do Paraná, Roberto Requião.

Segundo informações não confirmadas, a manobra já teria sido tentada anteriormente em outras competições nacionais, mas também sem sucesso.

Luis Fernando Esmeraldo, Comissário Técnico da CBA, comentou o fato à nossa reportagem: “A homologação CIK/FIA é soberana somente em campeonatos internacionais. Em competições nacionais, a própria CIK/FIA prevê que regulamentações específicas podem ser criadas, para adequação às particularidades de cada evento ou país.”

O advogado de Requião, Dr. André Peixoto, afirmou que iria recorrer administrativa ou até judicialmente contra a decisão da CBA.

Na manhã desta quarta-feira, o KartGaúcho/Revista Karting News apurou, inicialmente, que o piloto competiria com chassis da Birel Sudam. Agora a pouco Alexandre Lagana, Comissário Desportivo da CBA, nos informou que Thiago desistiu da competição e teve o valor da inscrição já devolvido.

  • 23/07/2009 14:30 Sergio Botto De Lacerda

    Prezado Ricardo Fávaro, Reitero minha indignação ao enfoque dado à reportagem intitulada “Chassi Tony Kart gera polêmica no Raceland”, de 22/07/2009, eis que a questão foi abordada de forma tendenciosa e depreciativa, conforme lhe disse pessoalmente na tarde de ontem. Também sou piloto e não vejo qualquer “manobra” no exemplar pedido formulado pela equipe Thiago Duarte de Mello e Silva – que, aliás, em momento algum invocou a condição de sobrinho do Governador Requião. Trata-se de um pleito de reconhecimento da homologação internacional, cujos fundamentos se encontram formalmente expostos desde 25 de junho de 2009, com o propósito de incrementar o kartismo em âmbito nacional. É elucidativo o INFORMATIVO distribuído no kartódromo, cuja divulgação pela Kart Gaúcho poderia esclarecer seus leitores, eis que contém informações claras e fidedignas, que podem ser confirmadas pela sua reportagem junto ao Presidente da CNK.