A segunda fase do 44º Campeonato Brasileiro de Kart, iniciada nesta terça-feira (21) no Kartódromo Internacional Raceland, região metropolitana de Curitiba (PR), tem tudo para ser bem mais organizado que a fase inicial, realizada em Goiânia (GO).
Mas apesar do visível clima de tranquilidade que paira sobre o kartódromo, um incidente agitou os bastidores do evento no primeiro dia de treinos livres: a equipe do piloto paranaense Josué Dias (Graduados B) tentou convencer a organização da prova de que os chassis Tony Kart que possuem poderiam ser utilizados no Brasileiro.
O representante da equipe e proprietário dos equipamentos, Thiago de Melo Silva, através de seus advogados, pleiteou a inclusão dos chassis na competição baseado no princípio de que a homologação CIK/FIA dos Tony Kart, que tem caráter internacional, prevaleceria sobre qualquer regulamentação da CBA.
O impasse se instaurou no Raceland e houveram várias reuniões com Comissários Desportivos e Técnicos do evento. Por fim, a CBA decidiu por negar o pedido feito por Requião, que é sobrinho do Governador do Estado do Paraná, Roberto Requião.
Segundo informações não confirmadas, a manobra já teria sido tentada anteriormente em outras competições nacionais, mas também sem sucesso.
Luis Fernando Esmeraldo, Comissário Técnico da CBA, comentou o fato à nossa reportagem: “A homologação CIK/FIA é soberana somente em campeonatos internacionais. Em competições nacionais, a própria CIK/FIA prevê que regulamentações específicas podem ser criadas, para adequação às particularidades de cada evento ou país.”
O advogado de Requião, Dr. André Peixoto, afirmou que iria recorrer administrativa ou até judicialmente contra a decisão da CBA.
Na manhã desta quarta-feira, o KartGaúcho/Revista Karting News apurou, inicialmente, que o piloto competiria com chassis da Birel Sudam. Agora a pouco Alexandre Lagana, Comissário Desportivo da CBA, nos informou que Thiago desistiu da competição e teve o valor da inscrição já devolvido.