É, hoje o cenário começa a mudar em Itu. Depois de dois dias intensos, com treinos e mais treinos, chegou a hora dos pilotos e equipes mostrarem a que vieram. Daqui a pouco, logo após um breve aquecimento para cada categoria, vamos conhecer os poles e os grids de largada das duas classificatórias - ambas largam pelo resultado da tomada de tempos. E ainda hoje teremos a primeira corrida classificatória.
Vivemos aqui em Itu um Brasileiro com força total. 217 pilotos - sim, tivemos a chegada de mais três desde ontem -, organização e estrutura perfeitas e ótimas expectativas para hoje e para os dois próximos dias, especialmente no sábado, quando conheceremos os novos campeões brasileiros.
217 pilotos. Nada mais, nada menos que o recorde absoluto em qualquer uma da das duas fases do Campeonato Brasileiro. 215 na 1ª fase do ano passado em Serra ou 216 na 2ª fase de 2012 em Cascavel são números que acabaram de ser batidos aqui, a poucos instantes, com a inscrição do paranaense Flávio Lisboa na F4 Graduados. E, caso tenhamos 203 pilotos na 2ª fase, comemoraremos o recorde geral de inscritos no Brasileiro como um todo, duas fases somadas.
E, para incrementar as emoções - e "atarantar" a cabeça de pilotos e preparadores - deveremos ter chuva hoje, pelas previsões a partir do meio-dia. O tempo está fechado, ao contrário dos dois dias anteriores e, ao que tudo indica, a chuva vem mesmo.
Tudo encaminha-se para um Brasileiro muito bom. Extra-pista tudo certo. Dentro da pista o trabalho dos Comissários Desportivos, apesar de teremos tido apenas treinos, já começou. Ontem 11 pilotos foram chamados - e três foram advertidos ou punidos com perda de alguns minutos em um treino seguinte - por toques ou corte de pista, que poderiam ter gerado incidentes desnecessários. Ontem todos os envolvidos na condução das provas tiveram uma reunião no final do dia, hoje já vimos planejamento de colocação dos Desportivos em pontos chave da pista - melhor ainda, planejamento de visualização da pista por setores.
Bem, vamos em frente. E usufruir do privilégio de termos o melhor espetáculo do kartismo brasileiro.