A Comissão Nacional de Kart (CNK) definiu ontem os principais itens técnicos da categoria Super F4, novidade na 2ª fase do próximo Campeonato Brasileiro, a ser disputada no Raceland, em Curitiba (PR).
A Super F4 será disputada por pilotos com idade a partir dos 16 anos e será dividida em Super F4 (pódio geral) e Super F4 Sênior, esta para pilotos com idade a partir dos 35 anos. O peso das duas categorias será de 175 kg.
O chassis poderá ser de qualquer marca, desde que homologado, e o motor, logicamente, será o Honda 13hp.
Como o regulamento está sendo fechado apenas agora em razão do pouco tempo que a nova CNK teve depois da transição, Binho Carcasci e Felipe Giaffone prometem trabalhar para manter o desconto no valor das inscrições para estas categorias. Para fazer sua inscrição para o Brasileiro, basta acessar a página da CBA (www.cba.org.br). Lá você poderá baixar a Ficha de Inscrição através de um "popup" na página inicial.
A tradicional F4 correrá com motores sorteados, fornecidos pela RBC Preparações, com chassis homologados CNK/CBA.
Confira os pontos fundamentais do regulamento técnico da Super F4:
1) VOLUME - mínimo de 45 cc, medida na condição do término da corrida, com o cabeçote montado, pistão no ponto morto superior, até o último fio da rosca da vela, com seringa de vidro de 20cc.
2) CABEÇOTE - original, com preparação livre, respeitando o volume e a rosca da vela que deverá permanecer original, sem retrabalho.
Fixação dos Prisioneiros – Prisioneiros e balancins deverão ser originais sem retrabalho
3) BLOCO DO MOTOR / CILINDRO - somente será permitido o corte do suporte do tanque.
4) VIRABREQUIM - original sendo permitida a adaptação para a fricção e a retifica de até 0,75, mantendo o curso original.
5) BIELA - original, permitido o uso de bronzina e corte ou substituição do pescador de óleo, mantendo a distância entre os furos original.
6) PISTÃO - original até 0,75, sem retrabalho
7) ANEL – é permitido ajustar o anel, desde que original até 0,75.
8) CONJUNTO LIMITADOR - original, retirada total ou parcial.
9) VÁLVULA DE ADMISSÃO E ESCAPE – original, podendo retrabalhar porem mantendo os diâmetros originais
10) TUCHO E VARETAS – original sem retrabalho.
11) MOLAS E TRAVAS DE VÁLVULAS – As molas das válvulas poderão ser de livre procedência, sendo permitido uso de calço nessas mesmas molas. Travas de válvulas originais
12) COLETOR DE ESCAPE – será de livre procedência com comprimento de 200mm +- 20 mm.
13) ESCAPAMENTO – modelo 2 tempos, homologado CBA, sem retrabalho.
14) FIlTRO – Tipo turbo
15) COLETOR DE Admissão - será permitido fazer um furo no coletor de admissão somente para a ligação da bomba de combustível.
16) TANQUE DE COMBUSTÍVEL – Central.
17) BOMBA DE COMBUSTÍVEL - livre.
18) JUNTAS - livre.
19) CARBURADOR – Será permitido somente a calibragem do furo do gicle principal. A caneta deverá ser original do carburador, não podendo apresentar retrabalho conforme desenho.
20) EMBREAGEM - 20 ou 22 dentes, marcas “Point Car” ou (botto homologada)
21) COROA - livre.
23) COMANDO - original sem retrabalho.
24) BALANCEIRO – não pode ser retirado.
25) VOLANTE - original podendo ser aliviado e ou balanceado mantendo o diâmetro externo, rasgo de chavetas (sem retrabalho) e magneto original peso mínimo de 4,0 kg.
26) BLOCO MOTOR – original sem retrabalho
27) BOBINA – original e obrigatória sua fixação original e parafusos originais sem retrabalho.
28) vela – somente serão permitido as velas NGK BP5ES – NGK BP6ES – NGK BPR6ES e NGK BPR7ES.
29) EIXO – Somente poderão ser utilizados os eixos de 40mm de diâmetro e 2.9mm de espessura e 106cm de comprimento. Fica expressamente proibida a utilização de qualquer outro eixo.
30) PARA-CHOQUE - Será obrigatória a utilização da proteção traseira de ferro, que cubra as rodas traseiras ou pára-choque traseiro de plástico homologado CBA ou CIK/CBA.