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21/05/2009 09:17

CNK divulga como será a Super F4

Fonte: CNK


A Comissão Nacional de Kart (CNK) definiu ontem os principais itens técnicos da categoria Super F4, novidade na 2ª fase do próximo Campeonato Brasileiro, a ser disputada no Raceland, em Curitiba (PR).

A Super F4 será disputada por pilotos com idade a partir dos 16 anos e será dividida em Super F4 (pódio geral) e Super F4 Sênior, esta para pilotos com idade a partir dos 35 anos. O peso das duas categorias será de 175 kg.

O chassis poderá ser de qualquer marca, desde que homologado, e o motor, logicamente, será o Honda 13hp.

Como o regulamento está sendo fechado apenas agora em razão do pouco tempo que a nova CNK teve depois da transição, Binho Carcasci e Felipe Giaffone prometem trabalhar para manter o desconto no valor das inscrições para estas categorias. Para fazer sua inscrição para o Brasileiro, basta acessar a página da CBA (www.cba.org.br). Lá você poderá baixar a Ficha de Inscrição através de um "popup" na página inicial.

A tradicional F4 correrá com motores sorteados, fornecidos pela RBC Preparações, com chassis homologados CNK/CBA.

Confira os pontos fundamentais do regulamento técnico da Super F4:

1) VOLUME - mínimo de 45 cc, medida na condição do término da corrida, com o cabeçote montado, pistão no ponto morto superior, até o último fio da rosca da vela, com seringa de vidro de 20cc.

2) CABEÇOTE - original, com preparação livre, respeitando o volume e a rosca da vela que deverá permanecer original, sem retrabalho.

Fixação dos Prisioneiros – Prisioneiros e balancins deverão ser originais sem retrabalho

3) BLOCO DO MOTOR / CILINDRO - somente será permitido o corte do suporte do tanque.

4) VIRABREQUIM - original sendo permitida a adaptação para a fricção e a retifica de até 0,75, mantendo o curso original.

5) BIELA - original, permitido o uso de bronzina e corte ou substituição do pescador de óleo, mantendo a distância entre os furos original.

6) PISTÃO - original até 0,75, sem retrabalho

7) ANEL – é permitido ajustar o anel, desde que original até 0,75.

8) CONJUNTO LIMITADOR - original, retirada total ou parcial.

9) VÁLVULA DE ADMISSÃO E ESCAPE – original, podendo retrabalhar porem mantendo os diâmetros originais

10) TUCHO E VARETAS – original sem retrabalho.

11) MOLAS E TRAVAS DE VÁLVULAS – As molas das válvulas poderão ser de livre procedência, sendo permitido uso de calço nessas mesmas molas. Travas de válvulas originais

12) COLETOR DE ESCAPE – será de livre procedência com comprimento de 200mm +- 20 mm.

13) ESCAPAMENTO – modelo 2 tempos, homologado CBA, sem retrabalho.

14) FIlTRO – Tipo turbo

15) COLETOR DE Admissão  - será permitido fazer um furo no coletor de admissão somente para a ligação da bomba de combustível.

16) TANQUE DE COMBUSTÍVEL – Central.

17) BOMBA DE COMBUSTÍVEL - livre.

18) JUNTAS - livre.

19) CARBURADOR – Será permitido somente a calibragem do furo do gicle principal. A caneta deverá ser original do carburador, não podendo apresentar retrabalho conforme desenho.

20) EMBREAGEM - 20 ou 22 dentes, marcas “Point Car” ou (botto homologada)

21) COROA - livre.

23) COMANDO - original sem retrabalho.

24) BALANCEIRO – não pode ser retirado.

25) VOLANTE -  original podendo ser aliviado e ou balanceado mantendo o diâmetro externo, rasgo de chavetas (sem retrabalho) e magneto original peso mínimo de 4,0 kg.

26) BLOCO MOTOR – original sem retrabalho

27) BOBINA – original e obrigatória sua fixação original e parafusos originais sem retrabalho.

28) vela – somente serão permitido as velas NGK BP5ES – NGK BP6ES – NGK BPR6ES e NGK BPR7ES.

29) EIXO – Somente poderão ser utilizados os eixos de 40mm de diâmetro e 2.9mm de espessura e 106cm de comprimento.  Fica expressamente proibida a utilização de qualquer outro eixo.

30) PARA-CHOQUE - Será obrigatória a utilização da proteção traseira de ferro, que cubra as rodas traseiras ou pára-choque traseiro de plástico homologado CBA ou CIK/CBA.

  • 21/05/2009 19:26 Narciso Mori Junior

    Gostei desta categoria a unica coisa que deveria ser revisto e o peso que para uma categoria com pilotos acima de 35 anos deveria ser no minino de 185 kg ja que o kart montado pesa quase 100 kilos e o piloto tem que pesar 75 quilos e geralmente qualquer piloto com mais de 35 anos ja deve ter passado dos 80 no minimo aqui em BSB os pilotos acima de 35 anos pesa mais de 85 quilos então acho que deveria ser revisto visão um maior numero de piloto ja que colcar peso e facil o dificil e perder peso um abraço Cisão