A Comissão Nacional de Kart (CNK) divulgou hoje informações importantes sobre as normas para utilização de chassis, motores e pneus para o Campeonato Brasileiro de Kart de 2009.
Essas normas serão aplicadas nas duas fases do evento, que será realizado em Goiânia e Curitiba. Entende-se por “evento” o conjunto de atividades realizadas desde o início e até o final do Campeonato Brasileiro de Kart de 2009, conforme a programação oficial publicada no regulamento do mesmo.
MIRIM E CADETE
Chassis
A cada piloto será permitida a utilização de no máximo dois chassis para a duração do evento.
Motores
Os motores de ambas as categorias serão fornecidos pela organização do evento e atribuídos aos pilotos através de sorteio.
Pneus
Nas duas categorias a cada piloto será permitida a utilização de seis pneus novos durante os treinos e seis pneus novos para tomadas de tempo e prova.
Lacração
Estes itens serão lacrados em horários e local informados na programação oficial do evento.
A participação dos pilotos nos treinos e corridas será feita a partir do Parque Fechado e com os equipamentos devidamente lacrados.
JÚNIOR MENOR, JÚNIOR E NOVATOS
Chassis
Será permitida a utilização de no máximo dois chassis para a duração do evento.
Motor
Poderão ser lacrados ate dois motores para treinos e corridas. A manutenção dos mesmos será permitida somente na presença de um comissário em horários determinados pela organização.
Pneus
A cada piloto será permitida a utilização de dois jogos de pneus novos durante os treinos e dois jogos de pneus novos para tomadas de tempo e prova.
Todos os pneus usados em treinos, tomadas de tempo e prova deverão ser do composto identificado pelo selo vermelho.
Lacração
Estes itens serão lacrados em horários e local informados na programação oficial do evento.
A participação dos pilotos nos treinos e corridas será feita a partir do Parque Fechado e com os equipamentos devidamente lacrados.
Será permitida a presença de um mecânico por kart inscrito nas categorias Novatos e Júnior no recinto do parque fechado.
Será permitida a presença de dois mecânicos por kart inscrito na categoria Júnior Menor no recinto do parque fechado.
SUPER SÊNIOR E SÊNIOR B
Chassis
Será permitida a utilização de no máximo dois chassis todo o evento.
Motores
Poderão ser lacrados até três motores para treinos e corridas. A manutenção destes motores será permitida somente na presença de um comissário em horários determinados pela organização.
Pneus
A cada piloto será permitida a utilização de dois jogos de pneus novos durante os treinos e dois jogos de pneus novos para tomadas de tempo e prova.
Todos os pneus usados em treinos, tomadas de tempo e prova deverão ser do composto identificado pelo selo vermelho.
Lacração
Estes itens devem ser lacrados seguindo a programação da prova. A participação dos pilotos nos treinos e corridas será feita a partir do Parque Fechado com os equipamentos lacrados. Somente será permitido um mecânico por kart no Parque Fechado.
SÊNIOR A, GRADUADOS A E GRADUADOS B
Chassis
Será permitida a utilização de no máximo dois chassis para a duração do evento.
Motor
Poderão ser lacrados até três motores para treinos e corridas. A manutenção destes motores será permitida somente na presença de um comissário em horários determinados pela organização.
Pneus
A cada piloto será permitida a utilização de:
a) um jogo de pneus usados nos dois primeiros treinos do primeiro dia do evento;
b) dois jogos de pneus novos durante os treinos;
c) dois jogos de pneus novos para tomadas de tempo e prova.
Todos os pneus usados em treinos, tomadas de tempo e prova deverão ser do composto identificado pelo selo amarelo.
Lacração
Estes itens devem ser lacrados seguindo a programação da prova. A participação dos pilotos nos treinos e corridas será feita a partir do Parque Fechado com os equipamentos lacrados. Somente será permitido um mecânico por kart no Parque Fechado.
F4
Chassis
Serão lacrados até dois chassis para treinos e corridas
Pneus
Serão permitidos seis pneus novos para todos os treinos livres e seis pneus para a tomada de tempos e corrida. Todos os pneus usados em treinos, tomadas de tempo e prova deverão ser do composto identificado pelo selo vermelho.
Lacração
Estes itens devem ser lacrados seguindo a programação da prova. A participação dos pilotos nos treinos e corridas será feita a partir do Parque Fechado com os equipamentos lacrados. Somente será permitido um mecânico por kart no Parque Fechado.
SUPER F4
Chassis
Serão lacrados até dois chassis para treinos e corridas
Motor
Poderão ser lacrados até dois motores para treinos e corridas. A manutenção dos mesmos será permitida somente na presença de um comissário em horários determinados pela organização
Pneus
Serão permitidos dois jogos de pneus novos para todos os treinos livres e seis pneus para a tomada de tempos e corrida. Todos os pneus usados em treinos, tomadas de tempo e prova deverão ser do composto identificado pelo selo vermelho.
Lacração
Estes itens devem ser lacrados seguindo a programação da prova. A participação dos pilotos nos treinos e corridas será feita a partir do Parque Fechado com os equipamentos lacrados. Somente será permitido um mecânico por kart no Parque Fechado.
PARAKART
Todo equipamento será fornecido pela organização.
FORMATO DAS CLASSIFICAÇÕES E PROVAS
O formato adotado para definir os campeões brasileiros de kart é o mesmo utilizado nos campeonatos CIK-FIA.
Serão realizadas duas tomadas de tempo para definição do grid de largada para as duas provas classificatórias que definirão os 36 finalistas.
A definição dos 36 finalistas obedecerá os seguintes critérios:
a) Os vinte melhores classificados após a disputa das duas provas classificatórias considerando-se a soma de pontos outorgados pelo sistema CIK/FIA.
b) Os 16 melhores da prova de repescagem para os pilotos que não se obtiverem pontuação para as 20 primeiras vagas.
c) O número de baterias classificatórias poderá ser alterado em função do número de inscritos.
Será declarado Campeão Brasileiro de Kart de 2009 o piloto que vencer a prova final de sua categoria.
Na categoria Cadete os pilotos que não se classificarem para a pré-final e final disputarão a Copa das Federações, prova que terá uma única bateria.