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03/06/2009 15:51

CNK divulga modificações radicais para a disputa do Brasileiro

Fonte: Wagner Gonzalez - Assessoria de Imprensa CBA


A Comissão Nacional de Kart (CNK) divulgou hoje informações importantes sobre as normas para utilização de chassis, motores e pneus para o Campeonato Brasileiro de Kart de 2009.

 

Essas normas serão aplicadas nas duas fases do evento, que será realizado em Goiânia e Curitiba. Entende-se por “evento” o conjunto de atividades realizadas desde o início e até o final do Campeonato Brasileiro de Kart de 2009, conforme a programação oficial publicada no regulamento do mesmo.

 

MIRIM E CADETE

Chassis

A cada piloto será permitida a utilização de no máximo dois chassis para a duração do evento.

 

Motores

Os motores de ambas as categorias serão fornecidos pela organização do evento e atribuídos aos pilotos através de sorteio.

 

Pneus

Nas duas categorias a cada piloto será permitida a utilização de seis pneus novos durante os treinos e seis pneus novos para tomadas de tempo e prova.

 

Lacração

Estes itens serão lacrados em horários e local informados na programação oficial do evento.

 

A participação dos pilotos nos treinos e corridas será feita a partir do Parque Fechado e com os equipamentos devidamente lacrados.

 

JÚNIOR MENOR, JÚNIOR E NOVATOS

Chassis

Será permitida a utilização de no máximo dois chassis para a duração do evento.

 

Motor

Poderão ser lacrados ate dois motores para treinos e corridas. A manutenção dos mesmos será permitida somente na presença de um comissário em horários determinados pela organização.

 

Pneus

A cada piloto será permitida a utilização de dois jogos de pneus novos durante os treinos e dois jogos de pneus novos para tomadas de tempo e prova.

 

Todos os pneus usados em treinos, tomadas de tempo e prova deverão ser do composto identificado pelo selo vermelho.

 

Lacração

Estes itens serão lacrados em horários e local informados na programação oficial do evento.

 

A participação dos pilotos nos treinos e corridas será feita a partir do Parque Fechado e com os equipamentos devidamente lacrados.

 

Será permitida a presença de um mecânico por kart inscrito nas categorias Novatos e Júnior no recinto do parque fechado.

 

Será permitida a presença de dois mecânicos por kart inscrito na categoria Júnior Menor no recinto do parque fechado.

 

SUPER SÊNIOR E SÊNIOR B

Chassis

Será permitida a utilização de no máximo dois chassis todo o evento.

 

Motores

Poderão ser lacrados até três motores para treinos e corridas. A manutenção destes motores será permitida somente na presença de um comissário em horários determinados pela organização.

 

Pneus

A cada piloto será permitida a utilização de dois jogos de pneus novos durante os treinos e dois jogos de pneus novos para tomadas de tempo e prova.

 

Todos os pneus usados em treinos, tomadas de tempo e prova deverão ser do composto identificado pelo selo vermelho.

 

Lacração

Estes itens devem ser lacrados seguindo a programação da prova. A participação dos pilotos nos treinos e corridas será feita a partir do Parque Fechado com os equipamentos lacrados. Somente será permitido um mecânico por kart no Parque Fechado.

 

SÊNIOR A, GRADUADOS A E GRADUADOS B

Chassis

Será permitida a utilização de no máximo dois chassis para a duração do evento.

 

Motor

Poderão ser lacrados até três motores para treinos e corridas. A manutenção destes motores será permitida somente na presença de um comissário em horários determinados pela organização.

 

Pneus

A cada piloto será permitida a utilização de:

a)       um jogo de pneus usados nos dois primeiros treinos do primeiro dia do evento;

b)     dois jogos de pneus novos durante os treinos;

c)      dois jogos de pneus novos para tomadas de tempo e prova.

 

Todos os pneus usados em treinos, tomadas de tempo e prova deverão ser do composto identificado pelo selo amarelo.

 

Lacração

Estes itens devem ser lacrados seguindo a programação da prova. A participação dos pilotos nos treinos e corridas será feita a partir do Parque Fechado com os equipamentos lacrados. Somente será permitido um mecânico por kart no Parque Fechado.

 

F4

Chassis

Serão lacrados até dois chassis para treinos e corridas

 

Pneus

Serão permitidos seis pneus novos para todos os treinos livres e seis pneus para a tomada de tempos e corrida. Todos os pneus usados em treinos, tomadas de tempo e prova deverão ser do composto identificado pelo selo vermelho.

 

Lacração

Estes itens devem ser lacrados seguindo a programação da prova. A participação dos pilotos nos treinos e corridas será feita a partir do Parque Fechado com os equipamentos lacrados. Somente será permitido um mecânico por kart no Parque Fechado.

 

SUPER F4

Chassis

Serão lacrados até dois chassis para treinos e corridas

 

Motor

Poderão ser lacrados até dois motores para treinos e corridas. A manutenção dos mesmos será permitida somente na presença de um comissário em horários determinados pela organização

 

Pneus

Serão permitidos dois jogos de pneus novos para todos os treinos livres e seis pneus para a tomada de tempos e corrida. Todos os pneus usados em treinos, tomadas de tempo e prova deverão ser do composto identificado pelo selo vermelho.

 

Lacração

Estes itens devem ser lacrados seguindo a programação da prova. A participação dos pilotos nos treinos e corridas será feita a partir do Parque Fechado com os equipamentos lacrados. Somente será permitido um mecânico por kart no Parque Fechado.

 

PARAKART

Todo equipamento será fornecido pela organização.

 

FORMATO DAS CLASSIFICAÇÕES E PROVAS

O formato adotado para definir os campeões brasileiros de kart é o mesmo utilizado nos campeonatos CIK-FIA.

 

Serão realizadas duas tomadas de tempo para definição do grid de largada para as duas provas classificatórias que definirão os 36 finalistas.

 

A definição dos 36 finalistas obedecerá os seguintes critérios:

a)      Os vinte melhores classificados após a disputa das duas provas classificatórias considerando-se a soma de pontos outorgados pelo sistema CIK/FIA.

b)      Os 16 melhores da prova de repescagem para os pilotos que não se obtiverem pontuação para as 20 primeiras vagas.

c)      O número de baterias classificatórias poderá ser alterado em função do número de inscritos.

 

Será declarado Campeão Brasileiro de Kart de 2009 o piloto que vencer a prova final de sua categoria.

 

Na categoria Cadete os pilotos que não se classificarem para a pré-final e final  disputarão a Copa das Federações, prova que terá uma única bateria.

  • 03/06/2009 21:15 Gil Zuco

    Pensei que tinham tomado a decisão correta em cancelar Goiania e colocar na Raceland aqui em Curitiba...mas pelo visto nada foi decidido ainda.

  • 08/06/2009 17:35 Geovane Gonçalves

    PREZADO GIL ,VOCÊS AI EM CURITIBA E EM TODO PARANÁ TEM PISTAS MARAVILHOSAS TANTO DE KART QUANTO DE CARRO,O PARANAENSE RUBENS GATTI FICARA NO COMANDO DO CNK POR MUITO TEMPO,TENHO CERTEZA,FORAM CONTEMPLADOS COM A IMPORTANTE FASE II DO BRASILEIRO ,NÓS AQUI EM GOIÁS ESTAMOS LUTANDO PARA TERMOS UMA PISTA QUE FAÇA QUE ESSE ESPORTE QUE TANTA ESTRUTURA TEM AI ,CRESÇA AQUI.TEMOS CERTEZA QUE CURITIBA E O PRÓPRIO PARANÁ TERÃO A OPORTUNIDADE DE EM ANOS FUTUROS SEDIAR POR MUITAS VEZES ESTES IMPORTANTES EVENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DO KARTISMO.SERÁ UM PRAZER RECEBE-LO AQUI EM GOIÂNIA QUANDO VOCÊ COMPROVARA O SHOW QUE NOVOS DO KART BRASILEIRO DARÃO.