Fundada na década de 60, a Passoca Motorsport é uma das empresas mais antigas e vencedoras na área de preparação de motores no kartismo brasileiro. Seu fundador, Édito Camargo Pereira – o Passoca – tem muitas histórias para contar em sua larga vivência no esporte, e já há alguns anos tem na companhia de seu filho, Édito Camargo Pereira Júnior, a garantia da continuidade de seu trabalho.
Édito Júnior, também conhecido como Tato Passoca, foi piloto e dentre os títulos conquistados estão o de campeão brasileiro e paulista. Aos poucos, Tato foi abandonando a carreira de piloto e passou a dedicar-se à preparação de motores, atividade que – sempre ao lado de seu pai – continuou rendendo à Passoca Motorsport diversas conquistas.
“Quando parei de correr passei a me dedicar a ajudar meu pai e a ensinar alguns pilotos a arte da pilotagem. Fazíamos a preparação de motores e ao mesmo tempo trabalhei como ‘coach’ de Felipe Massa, Antônio Pizzonia e Hélio Castroneves, por exemplo, em uma época que esta atividade ainda não recebia este nome”, lembra Tato Passoca, como é mais conhecido no kartismo brasileiro.
Na semana passada, de 25 a 30 de julho, a equipe esteve em Minas Gerais, no Kartódromo RBC Racing, para a disputa da 2ª fase do 46º Campeonato Brasileiro de Kart. Diversos pilotos na pista estavam equipados com motores preparados pela Passoca Motorsport e resultados positivos novamente foram obtidos, dando prosseguimento à vitoriosa história da empresa comandada pelo pai e pelo filho.
Ao fim da maratona de treinos, tomada de tempos, classificatórias e finais, a Passoca Motorsport comemorava o título de campeã na Novatos, com Dionei Caetano; Sênior A, com Alan Synthes; e Sudam Júnior, com Olin Galli. Além disto, Giorgio Ramos foi vice na Novatos, enquanto que Olin Galli terminou em 2º na Graduados, seguido por outro piloto com motor da Passoca Motorsport, João Pedro Archer. Para fechar a lista de conquistas importantes da empresa em Minas Gerais, Léo Gimenes foi o terceiro colocado na Sudam Júnior.
“São resultados que comprovam a seriedade e a dedicação com que fazemos nosso trabalho já há muitos anos. Estamos muito felizes, é claro, com nosso sucesso e, principalmente, com o sucesso dos pilotos que acreditaram no trabalho da Passoca Motorsport”, vibra Passoca “Filho”. “Aproveito para agradecer a confiança de todos e também ao Márcio Assis, nosso ‘braço direito’ há mais de 10 anos. E vamos em frente, para os próximos compromissos, onde esperamos vencer novamente”, finaliza.