O Brasiliense Lucas Okada (Nelsinho Competições), piloto da categoria Junior, foi um dos destaques na primeira fase da disputa do 50º Campeonato Brasileiro de Kart, que foi disputado no Kartódromo Velopark, em Nova Santa Rita, na Região Metropolitana de Porto Alegre – RS entre os dias 15 e 19 de julho.
Okada vinha de uma preparação bastante positiva e chegou para a disputa do maior e mais importante evento no cenário nacional como um dos favoritos a conquista do título. Tanto que nos treinos, warm-up e primeiras baterias esteve sempre muito rápido, sempre entre os primeiros. Só que o final da disputa não estava no script. Com a pista molhada e uma beliscada na zebra o levou para a grama decretando o fim de sua participação no campeonato.
Para a disputa da primeira bateria os planos foram traçados e era a hora de colocar em pratica tudo o que foi treinado e preparado para a importante disputa. Largada autorizada e sem espaço para entrar para o lado de dentro, se preocupou em não bater, desviou do tumulto e foi para a grama, o que lhe custou várias posições, ao cruzar a primeira volta ocupava apenas a na 14ª posição, reagiu um pouco e finalizou a disputa na 11ª colocação.
Na segunda bateria classificatória e precisando de uma posição melhor, Lucas fez uma largada com cautela, se livrou dos incidentes e cruzou a primeira volta já brigando pela terceira posição, daí para frente foram disputas emocionantes com adversários de alto nível e de extrema habilidade de ambos os pilotos. Em determinado momento da disputa o grande publico presente as arquibancadas vibravam com os futuros ídolos que proporcionavam um grande espetáculo conduzindo seus karts que cortavam as retas e faziam as curvas como verdadeiros azes do volante. Próximo do fim da segunda bateria Lucas avança um pouco mais e consegue superar um difícil concorrente, ocupando então a segunda posição segurou seus adversários até finalizar a disputa na segunda colocação.
Para a disputa da Pré-final, Lucas mostrava se bastante confiante em conseguir um resultado positivo e desde a largada e logo na primeira curva um acidente e bandeira vermelha, prova interrompida, elevando ainda mais a adrenalina dos jovens pilotos. Com nova largada, Okada manteve a serenidade e com os nervos controlados partiu para a disputa com o objetivo de vitória e aos poucos foi mostrando seu talento conseguiu a assumir a frente ao superar seu difícil adversário Marcel Coletta que havia vencido as duas baterias anteriores e suportar a pressão com algumas trocas de posições até conseguir abrir uma pequena vantagem e cruzar a linha de chegada à frente, e vibrando bastante com a vitória na prova, o que lhe dava o direito de largar na pole-position na corrida final.
Para a corrida final que decidiu a disputa Okada largou bem, em um grid que foi composto de 25 pilotos talentosos, manteve a liderança cruzando a primeira volta liderando o pelotão forte que vinha atrás, como o nível era de altíssimo nível, os riscos foram constantes, logo vieram as trocas de posições, desta vez com Yanni Fontana que estava bastante rápido, Lucas com um rendimento inferior foi superado também pelo terceiro colocado. Como na disputa anterior, os jovens velozes pilotos lutavam bravamente, pondo em risco suas posições, todos guiando no limite sob o risco de cometerem algum erro, e, foi isso que aconteceu com Lucas Okada, em uma pequena beliscada na zebra molhada, perdeu o controle do kart, foi para a grama e caiu em uma poça de água, tentou retornar só que o problema seria maior, entrou água no motor de seu kart e foi obrigado a abandonar a prova, decretando o fim de sua participação na 50ª edição do Brasileiro de Kart.
“Estava evoluindo bem durante as disputas só que na final os adversários melhoraram ainda mais e tive a infelicidade de pegar uma “zebra e rodas parando em cima de uma poça de água, entrou água no motor de meu kart e não tive como retornar, assim fui obrigado a abandonar a prova, agora é seguir em frente retomar os treinos e seguir nas disputas dos campeonatos em busca dos títulos”. Declarou Lucas Okada.