Diferente dos anos anteriores, a edição 2009 do Campeonato Brasileiro de Kart começou em silêncio.
Desde as 7 horas da manhã, as equipes estão em árduo trabalho, mas não na pista e sim no Parque Fechado, onde está sendo feito o trabalho de lacração de motores e chassis e sorteio e controle de pneus. A Mirim e Cadete, como sabemos, correrão com motores fornecidos pela RBC e, além disso, lacrarão dois chassis e dois jogos de pneus, um exclusivamente para treinos e outro para tomadas e corridas. Já a Júnior, Júnior Menor e Novatos vão lacrar dois motores, dois chassis e quatro jogos de pneus, sendo dois para os treinos e dois para as tomadas e corridas. Em todas as categorias os pneus usados nos treinos serão descartados, ou seja, não poderão ser utilizados a partir das tomadas de tempo.
O Kartódromo Ricardo Santos, na capital goiana, já começa a encher – muitas equipes e pilotos ainda estão chegando – e as atividades de pista começam a partir das 13:30 horas, quando a 44ª edição do Brasileiro começa efetivamente com o primeiro treino oficial, da Novatos.
A partir de agora, o Kart Gaúcho e a Revista Karting News levarão até você a mais completa cobertura da 1ª fase do Brasileiro, que reunirá as categorias Novatos, Júnior, Júnior Menor, Mirim e Cadete e o evento-suporte da F400 Show.