Confirmado pela Comissão Disciplinar do STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportiva) como vice-campeão da categoria Cadete em 2009, o brasiliense Pedro Cardoso (Sabiá Racing/ New Ballance/ Omnicom/ MotorBiz) enfrentará um duplo desafio na competição deste ano, concorrendo ao título nas categorias Cadete e Super Cadete.
O 45º Campeonato Brasileiro de Kart será disputado em duas etapas. A primeira delas acontecerá entre os dias 12 e 17 de julho em Volta Redonda (RJ), envolvendo as categorias “menores” (Mirim, Cadete, Super Cadete, Júnior Menor, Júnior e Novatos), além da Shifter. A segunda será realizada em Florianópolis (SC) entre os dias 26 e 31 do mesmo mês, com as categorias “maiores” (Graduado, Sênior B, Sênior A, Super Sênior, Super F4), e também a Shifter Júnior.
Atual quarto colocado na categoria Cadete e quinto na Super Cadete na Copa São Paulo Granja Viana, Pedro Cardoso tem em seu currículo dois títulos nacionais: Campeão do GP Brasil e do GP RBC de Kart, ambos conquistados em 2008, quando ainda competia pela categoria Mirim.
Em 2009, ano de adaptação à categoria Cadete, Cardoso obteve o excelente vice-campeonato em Goiânia (GO), em prova confusa e repleta de erros por parte da comissão desportiva e direção de prova, que resultaram no processo junto ao STJD.
Entenda o problema
Pedro Cardoso foi prejudicado por uma decisão equivocada da direção de prova no 44º Campeonato Brasileiro de Kart, realizado em Goiânia (GO), em julho de 2009. Após um recurso feito por outro piloto, a comissão desportiva que analisou a questão no local impôs punição a Pedro pela recuperação de posições antes da largada.
A questão é que a manobra era proibida anteriormente, mas passou a ser possível a partir da adoção do regulamento CIK/FIA nas competições nacionais, no início de 2009. A falta de conhecimento das novas regras por parte da direção e comissão desportiva da prova causou a confusão, além de inúmeras outras, que prejudicaram muito a primeira fase do certame de 2009.
O processo se arrastou no STJD durante quase um ano, e foi julgado em maio deste ano por uma Comissão Disciplinar do próprio STJD, com ganho de causa para Cardoso, que foi decretado oficialmente como Vice-Campeão da competição.
Pedro Cardoso treina esta semana em São Paulo, com a equipe Sabiá Racing. A partir da terça-feira (13) iniciam-se as atividades de pista, com os primeiros treinos livres.