Embora ainda faltem mais de cinco meses para a primeira fase
do Campeonato Brasileiro de Kart e mais de seis meses para a segunda, os
principais pilotos do país já iniciaram a preparação para essas competições, as
mais importantes do calendário nacional.
Programada para o Kartódromo Arena Itu, em Itu (SP), a
primeira fase da competição será disputada entre os dias 11 e 15 de outubro e
terá na programação a categoria Cadete. Já a segunda fase será disputada entre
os dias 1º e 5 de dezembro no Kartódromo Paladino, na Paraíba, e contará com a
grande novidade do ano, a Mini 2T.
Disputada há anos com motores Honda de ciclos de 4 tempos, a
Cadete é a campeã de inscrições em Campeonatos Brasileiros e vem sendo a base
de formação dos jovens pilotos brasileiros que iniciam na modalidade. Agora
esses pilotos têm mais uma opção para reforçar o desenvolvimento técnico, a Mini
2T, que utiliza motor de ciclos de 2 tempos com potência mais próxima a que os
pilotos encontrarão no degrau seguinte do kartismo, a Júnior Menor.
A iniciativa vem da parceria entre a empresa KTT Kart, única
fabricante nacional de propulsores de 2 tempos para karts, e a empresa MotorBiz,
que há 15 anos atua na gestão de carreiras de pilotos, eventos e praças
desportivas.
“Começamos o projeto em 2020 com um produto da KTT que
não estava totalmente desenvolvido, mas tinha um potencial enorme e conceitos
que iam ao encontro do que a MotorBiz pensa em termos de desenvolvimento de pilotos.
Trabalhamos em 2021 na calibração disso, através de um trabalho no Speed Park, e
em 2022 viemos com força total para diversos campeonatos regionais e o Campeonato
Brasileiro, com o apoio da CBA”, afirmou Ricardo Fávaro, Diretor Executivo
da MotorBiz Marketing Esportivo.
Para os pilotos, a estratégia ao participar das corridas da
Copa Itu é aumentar o tempo de pista no circuito que sediará a competição da Cadete,
ao mesmo tempo em que se adaptam ao motor KTT 2 tempos em preparação para a
competição nacional de Mini 2T, na Paraíba. A segunda etapa da Mini 2T na Copa
Itu acontecerá neste sábado (30), a partir das 8 horas da manhã.
“A sensação de velocidade dos motores KTT é incrível, a
freada é igual ao dos karts grandes, é uma categoria muito legal e a gente
aprende muito”, disse o paranaense Gustavo Bonk.
“Comecei a correr de kart há pouco tempo e já vim para a
categoria com motores KTT. Percebo que consigo melhorar a pilotagem a cada dia
nessa categoria”, declarou Lourenço Varela, piloto de Santa Catarina.
“Já corri nessa categoria e tenho um motor KTT, que uso
para treinos. É uma categoria incrível e prepara muito bem os pilotos”,
falou Raphael Gebara, piloto do Rio de Janeiro.
A Mini 2T (instagram @min2t_academy) tem esse nome em alusão
à categoria europeia 60 MINI (destinada a pilotos da mesma idade), a categoria
tem motorização KTT baseada no motor KPS 15 (2 tempos, 125cc) com modificações
no cabeçote, flange e escapamento para redução de potência visando equivalência
aos motores europeus.
Os motores utilizados nas corridas são de propriedade da
MotorBiz Marketing Esportivo, que faz a promoção da categoria, manutenção,
equalização e locação dos motores, além de vender com exclusividade o
equipamento aos pilotos que pretendem ter um conjunto para treinos
particulares. Em 2022, além da Copa Itu, a categoria também participa dos
eventos V11 Aldeia Cup, V11 Challenge, Circuito Paulista, Troféu Ayrton Senna,
FIA Regional Cup e Campeonato Brasileiro.