publicidade
29/04/2022 18:12

De olho no Campeonato Brasileiro, pilotos disputam rodada da Mini 2T na Copa Itu


Foto: Eni Alves

Raphael Gebara


Embora ainda faltem mais de cinco meses para a primeira fase do Campeonato Brasileiro de Kart e mais de seis meses para a segunda, os principais pilotos do país já iniciaram a preparação para essas competições, as mais importantes do calendário nacional.

Programada para o Kartódromo Arena Itu, em Itu (SP), a primeira fase da competição será disputada entre os dias 11 e 15 de outubro e terá na programação a categoria Cadete. Já a segunda fase será disputada entre os dias 1º e 5 de dezembro no Kartódromo Paladino, na Paraíba, e contará com a grande novidade do ano, a Mini 2T.

Disputada há anos com motores Honda de ciclos de 4 tempos, a Cadete é a campeã de inscrições em Campeonatos Brasileiros e vem sendo a base de formação dos jovens pilotos brasileiros que iniciam na modalidade. Agora esses pilotos têm mais uma opção para reforçar o desenvolvimento técnico, a Mini 2T, que utiliza motor de ciclos de 2 tempos com potência mais próxima a que os pilotos encontrarão no degrau seguinte do kartismo, a Júnior Menor.

A iniciativa vem da parceria entre a empresa KTT Kart, única fabricante nacional de propulsores de 2 tempos para karts, e a empresa MotorBiz, que há 15 anos atua na gestão de carreiras de pilotos, eventos e praças desportivas.

“Começamos o projeto em 2020 com um produto da KTT que não estava totalmente desenvolvido, mas tinha um potencial enorme e conceitos que iam ao encontro do que a MotorBiz pensa em termos de desenvolvimento de pilotos. Trabalhamos em 2021 na calibração disso, através de um trabalho no Speed Park, e em 2022 viemos com força total para diversos campeonatos regionais e o Campeonato Brasileiro, com o apoio da CBA”, afirmou Ricardo Fávaro, Diretor Executivo da MotorBiz Marketing Esportivo.

Para os pilotos, a estratégia ao participar das corridas da Copa Itu é aumentar o tempo de pista no circuito que sediará a competição da Cadete, ao mesmo tempo em que se adaptam ao motor KTT 2 tempos em preparação para a competição nacional de Mini 2T, na Paraíba. A segunda etapa da Mini 2T na Copa Itu acontecerá neste sábado (30), a partir das 8 horas da manhã.

“A sensação de velocidade dos motores KTT é incrível, a freada é igual ao dos karts grandes, é uma categoria muito legal e a gente aprende muito”, disse o paranaense Gustavo Bonk.

“Comecei a correr de kart há pouco tempo e já vim para a categoria com motores KTT. Percebo que consigo melhorar a pilotagem a cada dia nessa categoria”, declarou Lourenço Varela, piloto de Santa Catarina.

“Já corri nessa categoria e tenho um motor KTT, que uso para treinos. É uma categoria incrível e prepara muito bem os pilotos”, falou Raphael Gebara, piloto do Rio de Janeiro.

A Mini 2T (instagram @min2t_academy) tem esse nome em alusão à categoria europeia 60 MINI (destinada a pilotos da mesma idade), a categoria tem motorização KTT baseada no motor KPS 15 (2 tempos, 125cc) com modificações no cabeçote, flange e escapamento para redução de potência visando equivalência aos motores europeus.

Os motores utilizados nas corridas são de propriedade da MotorBiz Marketing Esportivo, que faz a promoção da categoria, manutenção, equalização e locação dos motores, além de vender com exclusividade o equipamento aos pilotos que pretendem ter um conjunto para treinos particulares. Em 2022, além da Copa Itu, a categoria também participa dos eventos V11 Aldeia Cup, V11 Challenge, Circuito Paulista, Troféu Ayrton Senna, FIA Regional Cup e Campeonato Brasileiro.

Fonte: MotorBiz

  • Não há comentários cadastrados até o momento!