Foi encerrada no último sábado (14) a 47ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart. A competição foi disputada no Kartódromo Beto Carrero, em Penha - SC, e contou com a participação de 203 pilotos de várias partes do país.
Na classe Júnior Menor, que reúne competidores com 11 e 12 anos, foram 32 pilotos em busca do principal título do país. O mineiro João Pedro Guim (CITYLAR | Pósitron | Techspeed | Tibola Preparações | OMP | Jonas Kart), após se destacar nos treinos e vencer uma das corridas classificatórias, finalizou a competição no terceiro lugar, após uma corrida eletrizante na final.
Guim esteve muito bem desde o início da competição. Com muita determinação e atenção exclusiva da equipe Jonas Kart o piloto de 12 anos batalhou bastante durante toda a semana. Nos treinos livres, que tiveram início ainda na terça-feira, o piloto desenvolveu um cronograma específico com a equipe e Dudu Dieter, seu “driver-coach”, afim de se adaptar rapidamente ao traçado bem como desenvolver os acertos para a tomada de tempos e a corrida.
Na tomada de tempos, com a marca de 1m05s128, ele registrou o segundo melhor tempo, lhe garantindo assim um lugar na primeira fila para as duas corridas classificatórias. Nestas classificatórias, aliás, Guim venceu a primeira e, após ter recebido um toque na segunda, voltou para a pista e recebeu a bandeirada na 25ª posição. Com a soma dos resultados o piloto conseguiu 11ª posição no grid da pré-final.
O sábado, dia de encerramento do Brasileiro, foi reservado para as baterias Pré-final e Final. Guim, após uma boa largada na Pré, teve tranquilidade para aproveitar ao máximo seu equipamento e escalar o pelotão até receber a bandeirada no quarto lugar. Muito concentrado e conhecendo cada um de seus concorrentes João Pedro alinhou seu kart e partiu para a final. Em uma disputa eletrizante do início ao fim os quatro primeiros colocados se revezaram nas quatro primeiras posições durante toda a prova e, ao final das 19 voltas, Guim recebeu a bandeirada na terceira posição.
“Apesar de não ter vencido, fiquei satisfeito com meu resultado. Na final, nós quatro lideramos a corrida e tivemos a chance de estragar um a corrida do outro. Jogamos limpo, fizemos uma prova muito disputada e qualquer um dos quatro primeiros poderia ter sido o campeão. Quero agradecer muito a minha equipe, meus patrocinadores e minha família pelo apoio. Além disso, quero parabenizar aos meus concorrentes pela corrida limpa e disputada que nós fizemos na final”, comentou o piloto representante da CITYLAR | Pósitron | OMP.