Foram divulgados no final desta sexta-feira (25) o regulamento particular e a programação oficial do 45º Campeonato Brasileiro, que terá suas duas fases realizadas em Volta Redonda (RJ) e Florianópolis (SC).
Ao contrário do que se pensava, ambas as fases serão encerradas no sábado – e não no domingo. No entanto, a competição começará na segunda-feira, com sorteio e controle de pneus e lacração de motores e chassis.
O sistema de disputas continuará o mesmo que foi implantado no ano passado pela nova CNK, ou seja, serão disputadas provas classificatórias que, pela soma de pontos perdidos, definirão o grid de largada da pré-final. A chegada desta, por sua vez, é a ordem de largada para a final, cujo vencedor será o campeão, em sistema semelhante às competições CIK/ FIA.
Poderão ser lacrados apenas dois chassis e dois motores, ao passo que as categorias Mirim, Cadete e Super Cadete poderão lacrar apenas dois jogos de pneus slick, um para treinos e outro para tomada e corridas. As demais categorias lacrarão quatro jogos, sendo dois para treinos e dois para tomada e corridas.
Quanto a flexível de escapamento, a categoria Júnior Menor deverá utilizar 12,5 ± 0,5cm e a Júnior 12,4 ± 0,5cm.
ATUALIZAÇÃO - HOUVE UM ERRO DE DIGITAÇÃO NA CBA E AS MEDIDAS CORRETAS DO FLEXÍVEL SÃO: JÚNIOR MENOR 14,5 ± 0,5cm E JÚNIOR 12,5 ± 0,5cm. A CNK PROVIDENCIARÁ UMA ERRATA NA SEGUNDA-FEIRA.
No regulamento consta igualmente a relação de pinhão e coroa, conforme lista a seguir:
Categoria / Pinhão / Coroa
Mirim – 20 / até 72
Cadete – 20 / até 72
Super Cadete – 11 / até 70
Junior Menor – 11 / até 73
Junior – 11 / até 75
Novatos – 10 / até 75
Graduados – 10 / até 72
Sênior A – 10 / até 73
Sênior B – 10 / até 73
Super Sênior – 10 / até 78
Programação oficial – Dentro do regulamento está divulgada a programação para as duas fases.
Para a primeira fase, em Volta Redonda, na segunda-feira, como já foi dito, a parte burocrática domina. A pista abrirá na terça, com dois treinos livres, um de 30 minutos e outro de 20. Na quarta o sistema se repete e na quinta teremos um treino livre de 20 minutos, o briefing com a Direção de Prova e as tomadas de tempo, duas, sendo opcional a participação do piloto na segunda. Na sexta serão disputadas as classificatórias e no sábado a pré-final e final.
A diferença da 1ª para a 2ª fase é quem em Florianópolis os pilotos terão dois treinos livres de 30 minutos na terça e na quarta, e mais um, também de 30 minutos, na quinta. Daí em diante a programação é semelhante a de Volta Redonda.
Faça aqui o download do regulamento e programação oficial.