Em meio a indefinição que o kartismo nacional vive hoje no que diz respeito ao Campeonato Brasileiro de 2010, algo parece estar bem definido. Existe entre os kartistas uma forte idéia de que o Kartódromo de Volta Redonda não oferece as condições necessárias para receber um Brasileiro.
Muitas pessoas contataram com o Kart Gaúcho nas duas ultimas semanas, para oferecer sua opinião a respeito da pista de Volta Redonda. E, no mesmo embalo, pedindo que as duas fases do Brasileiro 2010 sejam disputadas na mesma pista.
Atendendo a estes pedidos, buscamos saber mais de perto a opinião de quem faz o kartismo e ouvimos preparadores e pilotos. E existe uma unanimidade entre eles: Volta Redonda poderá ser em 2010 o que Goiânia foi em 2009. Para dar o necessário tom de isenção, ouvimos também um dirigente, Binho Carcasci, promotor da Seletiva Petrobras, condição na qual ele foi ouvido. Além disso, buscamos informações sobre o andamento das obras do Kartódromo Sapiens Park, que receberá a outra fase do Campeonato Brasileiro.
E, com isto constatado – e mais adiante fundamentado – outra constatação surge quando se faz a leitura de posições ouvidas e comentários postados no Kart Gaúcho: porque não fazer as duas fases do Brasileiro no mesmo lugar? Sabemos que o kartismo carioca não admitirá perder uma fase do Brasileiro, o que é perfeitamente compreensível. E sabemos também que duas fases do Brasileiro contentam sempre duas federações a cada ano. Unificar seria contentar apenas uma e isso faz parte da política.
Bem, vamos lá então. Conversamos com diversos preparadores, pilotos e pais de pilotos e nenhum deles defendeu a realização de uma das fases em Volta Redonda. A razão?
Segundo a opinião de todos – a maioria deles esteve em Volta Redonda – a pista carioca não reúne condições para receber um Brasileiro.
Cláudio Dantas, o Sabiá, esteve lá na final da Seletiva Petrobras. “Tivemos problemas com a rede hoteleira, eram poucos hotéis. Volta Redonda precisa de um apoio maior da prefeitura para ter mais espaço para as equipes, estacionamento, parque fechado, etc.”, opina o experiente preparador. “Se levarmos as duas fases para Florianópolis, lá teremos hotéis e passagens de avião mais baratas, porque será no inverno, época de baixa temporada, e a estrutura seguramente será melhor que em Volta Redonda”, completa Sabiá, salientando não ter nada contra a cidade de Volta Redonda.
“Acho que todas as cidades têm o direito de querer receber um Brasileiro. Porém, a unificação é melhor para as equipes em termos de custos financeiros. Economiza-se em viagem, pois será uma só”, constata Sabiá.
Luis Sérgio Santos, o Zé Bolão, é mais incisivo nas críticas à Volta Redonda. “O kartódromo não tem condições. Estive lá na final da Seletiva. Não tem espaço para caminhões, carros, são poucos boxes, em torno de 10 atualmente, os karts arrancam o asfalto, que se esfarela, e a pista é estreita”, garante. “Chega de pistas como Goiânia”, completa.
O preparador, dono da Quake2, aposta, por isso mesmo, que fazer as duas fases na mesma pista é a decisão mais acertada. “Ajuda nos custos, faremos uma viagem só e podemos fazer um ‘pacotão’ no hotel, por termos mais gente a hospedar e por um período maior”, exemplifica.
Marcelo Azevedo, da By Chico, foi outro preparador que ouvimos agora pela manhã e sua opinião é a mesma de seus colegas. Ele não esteve em Volta Redonda ainda, mas “eu soube por pilotos e colegas preparadores que a pista é ruim e tem problemas de asfalto. Sou contra correr o Brasileiro lá, tem pouca estrutura e o custo dos hotéis é muito alto”, declara.
A solução apontada por Marcelo Azevedo é a mesma: unificar as duas fases. “Seria ótimo, porque melhoraria os custos das equipes, que poderiam repassar um pouco disso a seus pilotos”, aponta. “E ajudaria também ao termos pilotos experientes competindo no mesmo ambiente de pilotos menos experientes. Eles poderiam trocar experiências, o que ajudaria nos crescimento dos menos experientes”, emenda o preparador, que cita mais uma boa razão para unificar as duas fases. “Quando a equipe for treinar, de forma antecipada, todos os pilotos irão juntos e isto será uma enorme redução de custos. Não será necessário viajarmos para duas pistas diferentes para treinar”.
Ouvimos também o preparador Maurão, da Mauro Competições, que foi enfático. “Nós não merecemos mais ter que correr em pistas sem condições. Acho que o Brasileiro tem que ter suas duas fases juntas todos os anos e não só em 2010 ou em 2004, quando as duas correram em Aldeia da Serra”, diz Maurão. “A pista de Volta Redonda se esfarela e aí, com sol de 40º, teremos que acertar os karts para chuva e correr no seco”, completa.
Maurão quer que os Brasileiros sejam disputados em pistas como o Velopark, Aldeia da Serra, Itumbiara. “Volta Redonda não tem hotel, tem pouco box, ou seja, a estrutura não é adequada para o nível do kartismo brasileiro de hoje”, diz.
E redução de custos é o principal motivo para Maurão definir como uma idéia espetacular realizar as duas fases do Brasileiro em uma única pista. “Os custos se reduzem muito e é desta forma, unificando as duas fases anualmente, que o kartismo brasileiro ficará maior”, aposta. “Todos nós, equipes, pais, pilotos, faremos apenas uma viagem e não precisamos ficar nos ‘matando’ nas estradas”, diz Maurão.
Para não ficar apenas com a opinião de equipes paulistas, conversamos com Samuel Mittag, da Mittag Competições, equipe sediada em Farroupilha e Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. “A Mittag apóia totalmente uma unificação das duas fases. É mais barato para as equipes, tanto para correr como para treinar. É claro, desde que o kartódromo que receber as duas fases tenha a estrutura necessária. Não pretendo viver uma situação como a de Goiânia novamente”, garante Samuel, que, além de preparador de motores, é campeão brasileiro da Sênior B, título conquistado em 2008.
Samuel não se manifestou sobre nenhuma das duas pistas que receberão o Brasileiro em 2010, Arena Sapiens e Volta Redonda. “Não conheço nenhuma delas pessoalmente, mas creio que Florianópolis seja mais atraente para os pilotos e suas famílias”, avalia.
Não ouvimos apenas preparadores e buscamos também a opinião de pilotos. Conversando com o multi-campeão Sérgio Jimenez, descobrimos que o paulista também acha interessante unificar as duas fases. “Economicamente é muito mais viável para equipes, pais e pilotos. Sou totalmente a favor de fazer as duas fases na mesma pista. Em 2004 foi muito bom justamente por causa disso”, declara Jimenez, lembrando de 2004, quando as duas fases foram disputadas em Aldeia da Serra (SP).
Marco Aurélio Souza, pai do piloto tocantinense Marco Túlio, acha muito boa a unificação. “Seria muito bom, porque os meninos verão os graduados competindo e poderiam aprender muito com eles”, diz. “E é interessante também com relação aos custos, porque várias equipes têm pilotos que correm nas duas fases. Assim eles estariam todos juntos em uma e isso baixaria os custos sim. Dividiria a despesa entre todos os pilotos, seria bem mais vantajoso”, avalia.
Ouvimos também Binho Carcasci, promotor da Seletiva Petrobras, cuja final de 2009 foi disputada em Volta Redonda em outubro. Carcasci viu – e relatou isto a Cleyton Pinteiro, presidente da CBA – uma pista com potencial para receber um Brasileiro. “Não vi uma pista pronta. O que vi foi uma pista que tem potencial para receber um Brasileiro e que terá que passar por ajustes para isto”, conta Binho.
Segundo Carcasci, realmente houve problemas com o asfalto, mas por sua utilização antecipada. “Era necessário dar mais um tempo a ele e realmente o tempo de volta variava muito da ‘hora quente para a hora fria’. Isto é facilmente corrigível. Porém, nunca mais fui lá e não sei o que mais foi feito”, esclarece.
Binho Carcasci nos disse ainda que a prefeitura municipal sinalizou a intenção de disponibilizar uma área ao lado – campos de futebol – para servir como box e estacionamento. “Isto resolvido, e também o asfalto, penso que podemos ter o Brasileiro lá. Tem tudo lá, salas de comissários, ambulatório, parque fechado, sala de cronometragem, e isto não precisa mexer. Pequenos ajustes foram prometidos”, emenda.
Sobre a questão segurança, sempre primordial no kartismo, Binho Carcasci declarou: “É um kartódromo pequeno, com pouca área de escape. Mas as barreiras de proteção necessárias a uma situação como esta estão lá”, lembra. “Só para lembrar: a final da Seletiva foi fantástica. É claro que o número de participantes era menor, mas o problema do asfalto, por exemplo, não afetou o resultado final”, encerra.
Durante a final da Seletiva Petrobras, que o Kart Gaúcho cobriu in-loco, os problemas relatados anteriormente por Binho Carcasci foram vistos e sentidos por pilotos que disputaram a competição. O paranaense Vitor Teiji, terceiro colocado na final da Seletiva Petrobras 2009, acredita que a pista carioca é perigosa. “O comportamento da pista é muito estranho. A pista no frio e na chuva não tem problema, é normal. O grande problema é quando o asfalto esquenta. Ele se torna problemático”, disse o paranaense. “A pista é muito pequena, principalmente para caber a categoria Cadete lá dentro. Além disso, faltam boxes”, completou.
O sul-matogrossense Vinícius Perdigão, atual campeão da Copa Brasil, que também participou da final da Seletiva Petrobras, concorda que o circuito de Volta Redonda é perigoso. “São muito próximos os dois lados da pista. Tendo em vista que o asfalto é liso, teremos muitos acidentes por lá, principalmente na Cadete, que todos andam lado a lado. Para escapar para o outro lado da pista é rapidinho. É perigoso. Não cabe um Brasileiro por lá”, disse Perdigão.
O asfalto
Durante a Seletiva Petrobras, a redação do Kart Gaúcho procurou se informar sobre a composição do asfalto. Na ocasião, os mantenedores do circuito carioca disseram que tratava-se de um asfalto ecológico, que continha 15 mm de borracha moída sob a manta asfaltica. Além disso, os mantenedores da pista garantiram que o asfalto já estava liberado para competições.
Hotéis
Outro ponto preocupante é a falta de leitos de hotel na cidade carioca. Conhecida como a Capital do Aço, Volta Redonda é cheia de metalúrgicas. Com isso, muitos trabalhadores passam a semana na cidade e voltam para seus municípios de origem nos finais de semana. Durante a Seletiva Petrobras, a redação do Kart Gaúcho se informou sobre o dia a dia dos hotéis da cidade. “Olha, durante a semana é bem cheio. Nos finais de semana ficam vazios, pois os trabalhadores vão embora”, disse a recepcionista de um hotel. Ao sermos abordados por um hóspede, o mesmo nos disse: “Vocês são do kart, não é?! Eu trabalho aqui durante a semana e normalmente não reservo hotel, pois sempre há vagas. Por conta desta corrida, não consegui lugar para dormir aqui. A sorte é que houve uma desistência, ontem, nesse hotel”, disse o hóspede. Vale lembrar que a final da Seletiva Petrobras leva para a cidade 12 pilotos, poucos familiares e uma equipe de apoio reduzida. Em um Campeonato Brasileiro, por exemplo, este número é, no mínimo, 10 vezes maior.
E Florianópolis?
Inaugurada oficialmente no final de 2009, com a realização do Desafio Internacional das Estrelas, a Arena Sapiens Park entrou para a lista dos mais modernos kartódromos do Brasil. Porém, um atraso nas obras fizeram com que apenas a pista ficasse pronta - de forma forçada já que o asfalto ainda não estava totalmente curado - para a realização do Desafio das Estrelas.
Com a falta de tempo, a parte de infra-estrutura fixa (boxes, banheiros, restaurante, salas de apoio) não foi construída. Para o Desafio das Estrelas a estrutura toda foi montada. A redação do Kart Gaúcho esteve no Kartódromo Sapiens Park nesta semana e, apesar de não conseguir entrar dentro do circuito – que encontra-se fechado -, pode-se constatar que nenhuma obra foi executada até o momento. Além disso, visivelmente, a pista parece não receber manutenção periódica desde sua inauguração, tendo em vista a área verde (grama), que está alta.
Apesar dos problemas de infra-estrutura, o asfalto da Arena Sapiens Park é um dos mais modernos da atualidade. O circuito catarinense também conta com o asfalto ecológico, porém, diferente de Volta Redonda, o composto é preparado com borracha de pneus em sua mistura. Durante o Desafio das Estrelas, os pilotos – os únicos que andaram no circuito até o momento – elogiaram bastante o asfalto.
Porém, sabe-se que para receber um Campeonato Brasileiro, a pista deve ter infra-estrutura suficiente. Com isso, entramos em contato com Victor Andrade, da FAUESC, que nos garantiu que a pista estará em condições de receber a segunda etapa do Sul-Brasileiro, que será realizado em maio. “A previsão é que a pista abra no início de abril para que todos os pilotos realizem seus treinos. É importante falar isso já como um aviso à aqueles que querem se programar para a realização dos treinos. Neste momento, o asfalto ainda está curando. As obras de infra-estrutura serão iniciadas após o feriado do Carnaval”, disse Victor Andrade, da FAUESC, que negou qualquer possibilidade do Sul-Brasileiro ou Brasileiro serem realizados no Kartódromo dos Ingleses, também em Florianópolis. “A previsão é que toda a infra-estrutura esteja pronta já para o Sul-Brasileiro. Caso isso não aconteça, iremos alugar a estrutura que faltar. Não há a possibilidade das provas irem para os Ingleses. Será tudo na pista nova”, completou.
Nota: Após a trágica experiência que os kartistas, jornalistas e familiares passaram no Campeonato Brasileiro de Goiânia, em 2009, a redação do Kart Gaúcho se comprometeu em fiscalizar, dentro da ética jornalística, as praças que recebem as principais competições do kart brasileiro. Portanto, gostaríamos de deixar claro que continuaremos fiscalizando o andamento das obras do Kartódromo Sapiens Park, em Florianópolis. Além disso, ressaltamos que o Kart Gaúcho utiliza-se do exercício do jornalismo para preparar matérias especiais em benefício ao esporte e não contrários às cidades e clubes envolvidos. Portanto, desde já, avisamos, que onde quer que sejam as duas fases do Campeonato Brasileiro 2010, estaremos lá, realizando a cobertura das principais emoções desta importante competição nacional. Esperamos que estes problemas sejam solucionados o quanto antes e que possamos ver boas e emocionantes disputas dentro das pistas!