publicidade
02/08/2011 16:00

Estrategista, Rafael Suzuki comemora conquista de seu primeiro Brasileiro

Fonte: Inova Comunicação - Rafael Durante


Foto: Flávio Quick

A vibração de Suzuki e da RBC


Expoente da sua geração de pilotos e um dos mais experientes brasileiros em atividade, com passagem por campeonatos como o Alemão e o Japonês de Fórmula 3, o paulista Rafael Suzuki conquistou no último sábado (30) um dos títulos mais importantes da sua carreira. Na cidade de Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), Suzuki venceu o Campeonato Brasileiro de Kart 2011 pela categoria Graduados - entre 39 pilotos inscritos.

Enquanto planeja a sequência da sua carreira para o próximo ano, Rafael se mantém em atividade disputando as competições de kart; e a ida para o Campeonato Brasileiro se tornou possível através de um convite de Ruben Carrapatoso, campeão mundial da modalidade em 1998, e piloto da fábrica de chassis Thunder, a mais nova do mercado nacional.

Assim, Suzuki se aliou aos chassis Thunder e a parceiros de longa data no kart, como os preparadores Cláudio Dantas, da equipe Sabiá Racing, e Rafael Cançado, da RBC Preparações. Os trabalhos começaram na primeira fase do Brasileiro de Kart, disputada em Interlagos (São Paulo) no meio de julho, quando Suzuki disputou a categoria Sudam. E a grande conquista veio duas semanas depois, competindo pela Graduados, em Minas Gerais.

"Fiquei muito orgulhoso pelo convite da Thunder para eu disputar o Brasileiro com os karts deles. Foi um desafio e tanto, já que até duas semanas antes de começar o campeonato em São Paulo eu estava correndo com outra marca. Mas trabalhamos duro e chegamos em Minas Gerais muito bem preparados", comentou Suzuki. "A maior felicidade desse título foi poder compartilhá-lo com toda a equipe do Sabiá (Cláudio Dantas) e com a RBC. São grandes profissionais e que sempre trabalharam junto comigo na minha carreira. É uma sensação muito boa dividir essa conquista com eles", completou o paulista, que venceu pela primeira vez o Campeonato Brasileiro de Kart.

A conquista do título mais importante do kartismo brasileiro foi construída ao longo de cinco dias. Os primeiros treinos em Vespasiano começaram na terça-feira (26) e a competição foi encerrada no sábado, dia 30. Na tomada de tempos, Rafael Suzuki ficou com o nono melhor tempo entre os 39 pilotos da categoria Graduados. Nas provas de classificação, fez um quinto e um quarto lugares, que o levaram à sexta posição do grid na bateria Pré-Final.

Nessa corrida Suzuki manteve a sexta colocação e, assim, partiu da terceira fila do grid na prova decisiva - cujo vencedor seria declarado campeão brasileiro de kart. Na Final, Rafael Suzuki logo se colocou entre os primeiros e se confirmou como um dos favoritos ao título. Em uma disputa que reunia pilotos com experiência no automobilismo - como o próprio Suzuki, além de nomes como Sérgio Jimenez e André NIcastro - contra jovens promessas do kart, Rafael aproveitou a experiência para atacar o líder, João Archer, a três voltas do fim.

Com uma ultrapassagem precisa, Rafael assumiu a ponta e abriu uma pequena vantagem na frente. Suficiente para cruzar a linha de chegada em primeiro e comemorar o título quatro anos depois de ter disputado seu último Campeonato Brasileiro de Kart.

"O Campeonato Brasileiro é o torneio mais importante do ano no kart. É disputado todo em apenas uma semana e, por isso, todo mundo vai com o que tem de melhor e dando o máximo de si. Além disso, são pilotos que estão em plena atividade no kart e outros que têm muita experiência. Por isso é uma conquista difícil e fantástica", avaliou Rafael. "Esse ano tem sido difícil para dar sequência na minha carreira. Estou trabalhando para voltar o quanto antes, e ganhar esse Brasileiro, sem dúvida, me deu ainda mais motivação", completou o piloto.

Além de Rafael Suzuki na categoria Graduados, os campeões brasileiros de kart em 2011 foram: Paulo Coelho (Mirim); Felipe Drugovich (Cadete); Gregory Diegues (Super Cadete); Zaiya Fontana (Júnior Menor); Vinícius Papareli (Júnior); André Nicastro (Sudam); Dennis Dirani (Shifter Kart); Alberto Cattucci (Super F4); Alan Synthes (Sênior A); Felipe Caiado (Sênior B); Dionei Scarpatt (Novatos); Saul Leite (Super Sênior); Olin Galli (Sudam Júnior) e Renato Travassos (F4).

Confira como terminou o Brasileiro de Kart 2011 na categoria Graduados:
1- Rafael Suzuki (SP)
2- Olin Galli (RJ)
3- João Archer (MG)
4- Jonathan Louis (PR)
5- Gabriel Casagrande (PR)
6- Sérgio Jimenez (SP)
7- André Nicastro (RJ)
8- Felipe Guimarães (DF)
9- Felipe Fraga (TO)
10- Ariel Varella (MG)
11- Guilherme Salas (SP)
12- Joaquim Junqueira (GO)
13- Alain Sisdeli (SP)
14- Yuri Cesário (GO)
15- Ítalo Leão (DF)
16- Yago Cesário (GO)
17- Gustavo Lima (DF)
18- Victor Luz (BA)
19- Marcos Vieira (TO)
20- Henrique Basso (PR)
21- Johilton Pavlak (RN)
22- Pedro Gomes (MG)
23- Rafael Ferreira (DF)
24- João Vítor Gontijo (DF)
25- João Sérgio Câmara (GO)
26- Vancler Moreira (RJ)
27- Ricardo Landucci (SP)
28- Felipe Zatti (MG)
29- Wilson Tachi Jr. (MG)
30- Paulo Pereira (MS)
31- Gabriel Lopes (MG)
32- Victor Caliman (SP)
33- Lucas Nogueira (MG)
34- André Flor (RN)

  • Não há comentários cadastrados até o momento!