Sede da segunda fase do Campeonato Brasileiro, o Kartódromo Arena Sapiens, em Florianópolis (SC), tem recebido um número muito grande de pilotos, que buscam conhecer a pista e se preparar para a grande competição. No último final de semana, por exemplo, mais de 50 pilotos de várias partes do Brasil estiveram na capital catarinense.
No entanto, a estrutura, que já recebeu a 2ª etapa do Sul-Brasileiro em maio, vem sofrendo algumas críticas dos pilotos, preocupados com o que poderão encontrar no final de julho quando chegarem para a disputa do Brasileiro.
É importante citar que as críticas se referem à estrutura extra-pista no kartódromo, já que os pilotos são unânimes em afirmar que a pista é excelente. “A pista está em perfeitas condições, é muito bem planejada, mas somente uma ótima pista não resolve para uma competição deste nível. É preciso ter estrutura para receber os competidores”, diz um dos pilotos que contatou com o Kart Gaúcho/ Kart Motor.
Conversamos há poucos instantes com Victor Tadeu de Andrade, que além de integrar a CBA, é também um dos organizadores locais, com muitos anos de experiência à frente da Federação Catarinense de Automobilismo. Victor procurou tranqüilizar a todos: “As dúvidas e as perguntas que estas dúvidas geram são providenciais, já que assim podemos esclarecer muitas coisas e explicar que tudo estará pronto quando os pilotos aqui chegarem”, diz.
Uma das perguntas é com relação ao Alfano. Atualmente a ausência das faixas magnéticas, emissoras do sinal que o aparelho capta, impede o uso do dispositivo. “Já encomendamos as faixas, com o Victor Gomes, da Kart Shop”, explica Andrade. Já em nova conversa, agora com Victor Gomes, este nos explicou que até o dia 23 de julho, prazo dado por Andrade, o Alfano estará apto a funcionar no Arena Sapiens.
Os banheiros e seus “satélites”, digamos assim, ainda estão em obras e recebendo azulejos. “Ficarão prontos e em condições de uso no Brasileiro. Terão chuveiros, portas e pessoas responsáveis por sua limpeza”, diz Victor Tadeu de Andrade.
A parte de alimentação terá uma empresa terceirizada, que cuidará de atender a todos no kartódromo, segundo Andrade. “Também é uma parte do kartódromo que está sendo finalizada. Mas neste momento, em que em alguns dias não temos nenhum piloto treinando, realmente não temos uma estrutura de alimentação pronta. Mas a teremos no Brasileiro”, diz Victor.
Uma obra, totalmente à parte do kartódromo, está sendo realizada em um terreno ao lado do Arena Sapiens. “É uma arena de esportes, multiuso, uma obra do governo”, esclarece Victor. A obra tem atrapalhado o estacionamento de quem chega ao kartódromo, e o próprio local para deixar os karts ainda está precário. “Os caminhões desta obra passam o dia inteiro rodando por ali. O próprio piso está precário para estacionar, mas a três dias da abertura do Brasileiro os caminhões deverão parar de circular e aí vamos ajeitar esse piso. Não adianta arrumarmos isso hoje se amanhã os caminhões vai circular por ali e estragar tudo novamente”, emenda o dirigente.
Victor Tadeu de Andrade finaliza tranqüilizando equipes e pilotos. “Venham tranqüilos, tudo estará pronto, no mesmo padrão da pista. Estamos em obras, todos viram, não temos nada parado aqui. Mas temos mais de duas semanas até o início do Brasileiro e até lá toda a estrutura estará finalizada, em condições exemplares”, encerra o dirigente.