publicidade
23/12/2013 17:28

EXCLUSIVO: Velopark desiste de receber o Campeonato Brasileiro do próximo ano

Fonte: Portal Kart Motor - Erno Drehmer



E fechamos o ano com uma notícia desanimadora, extremamente desanimadora. Depois de tanto o kartismo nacional lutar – e, mais do que lutar, conseguir – pelo anúncio o mais antecipado possível das datas e locais das duas fases do Campeonato Brasileiro, recebemos hoje a notícia de que o Velopark não mais será sede do evento em 2014.

Inicialmente anunciado como palco da 1ª fase, o complexo gaúcho já estava praticamente confirmado como sede também da 2ª fase, algo que só havíamos visto em 2004, quando o Brasileiro havia sido disputado em Aldeia da Serra.

A cronologia desta história todos conhecem. Vivemos uma segunda fase de Brasileiro desastrosa em Fortaleza e, por conta disso, a CBA prometeu o anúncio das praças de 2014 ainda este ano, na Copa Brasil, o que efetivamente aconteceu: o Raceland receberia a 1ª fase e o Velopark a 2ª.

O anúncio do palco da 1ª fase, porém, não resultou de forma positiva e a CBA teve que se virar para achar outro lugar. Este lugar seria o Velopark, kartódromo que brevemente seria oficializado como o palco, portanto, das duas fases.

Porém, boatos na Copa das Federações já davam conta de que a “água começava a entrar no barco”. Os boatos foram se confirmando realidade e na última quinta-feira a administração do Velopark se posicionou de forma oficial, abrindo mão de realizar o Brasileiro, através de e-mail enviado à Federação Gaúcha de Automobilismo, que por sua vez informou a CBA.

Confirmamos com o presidente da FGA, Carlos de Deus, ainda na 5ª feira, a veracidade das informações. Este, por sua vez, solicitou ao Kart Motor mais uns dias, até hoje (23), para que divulgasse esta informação, já que uma última tentativa seria feita para reverter a decisão do Velopark. A tentativa se mostrou infrutífera e cá estamos nós, “de volta à estaca zero”.

Respeito a decisão do Velopark, pois cada um “sabe onde aperta seu calo”. Ainda não sabemos as razões para a desistência, mas uma posição eu tenho bem formada em minha mente: se não sabiam o que queriam, então que não pedissem – de forma oficial, como foi pedido – para ser sede do mais importante evento do kartismo brasileiro. Repito: respeito a decisão do Velopark, mas o Campeonato Brasileiro e os kartistas não foram bem tratados!

Durante muito tempo vivemos momentos complicados quando se tratava da CBA, mas desta vez a entidade máxima não tem a mínima culpa. Coube ao Velopark derrubar por terra todas as expectativas de termos o melhor Campeonato Brasileiro de todos os tempos, quando o número de inscritos nas duas fases se aproximaria tranquilamente dos 600 pilotos, ávidos por competir no melhor kartódromo da América Latina.

Triste para inúmeros pilotos e equipes do Rio Grande do Sul, que já deram início a seu plano de voltar às pistas, comprando motores e chassis e começando a treinar, buscando fazer bonito correndo “em casa”. Animados, os kartistas gaúchos, também por correr em casa, teriam uma delegação poucas vezes antes vista em um Brasileiro. Perde, e muito, o kartismo gaúcho, com certeza.

Triste para inúmeros pilotos e equipes de todo o Brasil, pois pela primeira vez em muitos anos – alguns nem tinham visto um anúncio tão antecipado como este – podiam traçar todos os seus planos com enorme antecedência. Perde o kartismo brasileiro, com certeza.

Triste para a CBA e para a FGA, que receberam o pedido oficial do Velopark de sediar pelo menos uma das duas fases – e até mesmo as duas – e que agora se veem surpreendidas pelo anúncio, inesperado até poucos dias atrás.

E agora?

Conversamos de imediato com Rubens Gatti, presidente da CNK. “É lamentável que uma pista viável não queira fazer kartismo. Não podemos obrigar, entendemos as razões, mas é uma notícia muito ruim”, disse o dirigente.

E, como voltamos ao ponto de partida, é certo que o Brasileiro 2014 será em rodada dupla, com as duas fases no mesmo kartódromo. Segundo Gatti, estão na fila, pela ordem, o Raceland e o Beto Carrero, cujas federações estaduais já demonstraram disposição em receber o evento. Itu também se mostra interessado, mas a CBA aguarda retorno da FASP. O certo é que antes de 15 de janeiro não teremos nenhum anúncio a respeito.

A Federação Gaúcha de Automobilismo também se mostra decepcionada com a decisão do Velopark. “Nos empenhamos muito fortemente para trazer para o Rio Grande do Sul e para o Velopark as duas fases. Viveríamos momentos que há muitos anos não vivíamos no kartismo brasileiro. E conseguimos”, lembra Carlos de Deus, o presidente da FGA. “Pedimos desculpas aos kartistas gaúchos e brasileiros. Fizemos a nossa parte, mas o Velopark optou pela desistência, sem nem mesmo explicar suas razões, simplesmente desistiram”, lamenta.

  • 23/12/2013 17:45 Vinícius Escarlate

    Itu com certeza seria excelente para o kartismo. Próximo de três aeroportos, centralizado nacionalmente, com hotéis baratos e estrutura invejável > estacionamento, box, arquibancada (tudo asfaltado e muitas áreas cobertas). É a melhor estrutura de SP e daria pra fazer um Open junto com Paulista e SKB, que fortaleceria os regionais. Mas sabemos que o que manda é a política. Acorda!!

  • 23/12/2013 20:25 Mario Ferreira

    Durante a Copa de Kart das Federações, que ocorreu no Beto Carrero, a direção do referido Kartódromo ofereceu para a CBA, que possam usufruir da estrutura para realizar uma faze do Brasileiro de Kart, ou até as duas se necessário for e com um agravante, sem cobrar qualquer valor de taxa pelo uso da estrutura. Seria a melhor manobra, pois têm este Kartódromo uma das melhores estruturas do país e ao seu redor todo o conforto oferecido para os pilotos e seus familiares, como ótimos Hotéis, Pousadas, Balneários e ainda o parque Beto Carrero, pois trata-se de época de férias e hoje podemos dizer que é o melhor conjunto do Brasil.

  • 23/12/2013 20:31 Marcos Katroque

    OLHA FICO MUITO TRISTE EM SABER DESSA DESISTENCIA, MAIS COMO NOSSO AMIGO ACIMA ESCREVE, TAMBEM TENHO CERTEZA QUE SERIA UM DOS MELHORES BRASILEIROS JA VISTO SE O MESMO FOR REALIZADO EM ITU. ESPERO QUE O PRESIDENTE DA CNK RUBENS GATTI ANALIZE MUITO BEM ESSA ESCOLHA!!

  • 23/12/2013 22:43 Forcolin

    Minha opinião também é que o Brasileiro de 2014 seja em São Paulo - Itú, onde a pista tem boa localização, estrutura, espaço e tem a concentração dos fabricantes de chassis, motores, peças, estrutura hoteleira, além da possibilidade de maior número de pilotos paulistas participantes.

  • 25/12/2013 18:06 Neco

    Bom final de ano a todos...acho que deve ser lembrado das praças que foram colocas em sequencia caso houvesse alguma desistência...
    Arena Sapiens
    Raceland
    Beto Carreiro.
    Devemos ter o Brasileiro de 2014 em boa pista e é claro com uma estrutura adequada...só lembrado a corrida é na pista e não na estrutura !!!
    Abraços
    Neco

  • 26/12/2013 03:45 Fernando Cunha

    Essa decisão reflete a importância que é dada ao kart aqui no Brasil... Pra que serve a melhor estrutura da América Latina, não vamos saber... Uma pena... Agora quanto a Itu, vocês vão adorar aquele lugar. A hospitalidade dos dirigentes ( Renato e Eduardo) sempre procurando fazer o melhor por nós pilotos... Vai ser um dos melhores brasileiros dos últimos anos, sem contar o apoio da Brasil Kirin... E o Renato ainda pra melhorar vai fazer aquela variação de pista, que tanto já falamos... Já pensou, um pedaço a mais e inédito... Só nos resta torcer...

  • 26/12/2013 15:17 Evandro Camargo

    Com certeza itu, segue exemplo da aldeia da serra onde tivemos o melhor brasileiro de todos os tempos
    Grato

  • 30/12/2013 11:37 Joao Luiz Miguel

    Quando o fato se dá por consumado, devemos buscar as alternativas que fazem parte do Plano subsequente e, neste quesito respeitamos os demais kartódromos candidatos, mesmo porque o Raceland foi e esta no páreo já como sede de uma Etapa desde o anuncio, no entanto, SANTA CATARINA conforme dito aos Dirigentes da CBA, é CANDIDATÍSSIMA aliado ao fato de que por que aqui não seremos sede da Copa do Mundo, estaremos empenhados em reativar o Arena Sapiens, bem como, quanto ao kartódromo Beto Carrero entendermos ser uma das melhores pista do Brasil elencada pelos Pilotos por ocasião do Campeonato Brasileiro e reafirmada quando do anuncio em MG na Copa Brasil.
    Que seja decidido pelo melhor para que o kartismo Brasileiro continue em ascendência, para que conforme pregamos por aqui - nosso principal foco é - O Piloto, as Equipes e estes tenham cada vez mais a motivação da participação, com o respeito e busca da qualidade máxima na realização dos eventos pelos dirigentes.
    A única coisa permanente no universo é a mudança - (Hieraclito), façamo-la e se esta nos contemplar estaremos de braços abertos para aceitar o desafio.

  • 07/01/2014 13:50 Bia Lima Cortez

    Como mãe de piloto paulista,gostaria que fosse em Itu,mas também acho o Beto Carrero uma das melhores estrutura do Brasil,a raceland desconheço não posso opinar.
    Mas uma coisa é certa que seja em uma pista digna de receber um campeonato grande como esse. Porque afinal os escolhidos do ano passado foram um desastre.
    Boa sorte para nós!!!

  • 12/01/2014 12:25 Markenson Marques

    Gatti - ALERTA
    A CBA evoluiu depois do lamentável episódio em Fortaleza fazendo a divulgação de local e datas para o Brasileiro 2014 em outubro. Falta agora profissionalizar os acordos. Sugiro criar um Protocolo de Intenções onde ANTES de se candidatarem os kartócromos interessados conheçam as condições técnicas e comerciais para sediar o evento. Com isso em uma eventual desistência sem motivos de força maior teriam que pagar uma multa elevadíssima. Neste caso a CBA divulgou o Raceland sem qualquer "de acordo" dos gestores daquele kartódromo (a CBA errou) e agora o Velopark que se candidatara desistiu sem qualquer penalização (a CBA errou novamente). Fica aqui minha sugestão torcendo para que o Raceland ou Beto Carrero sejam escolhidos para seriarem o evento em 2914. Um grande abraço, Markenson Marques (Curitiba/PR)