Está batido o martelo: as duas fases do Campeonato Brasileiro deste ano serão disputadas em Itu, a cerca de 100 quilômetros de São Paulo. A informação foi obtida pelo Portal Kart Motor a instantes, com Rubens Gatti, presidente da CNK. Assim, encerra-se uma novela que se iniciou no final do ano passado, quando o Velopark desistiu de receber as duas fases da competição.
A desistência do Velopark causou grande surpresa a todos, inclusive em Gatti e na CBA, que tratou de buscar outra alternativa, o Raceland. Tudo indicava que o caminho seria o kartódromo paranaense, mas contratos anteriormente firmados com uma fabricante de pneus automotivos jogou por terra as expectativas positivas.
"Foi uma surpresa muito grande a desistência do Velopark, mas foi uma decisão dos proprietários e tivemos, claro, que respeitá-la", lembra Gatti. "No Raceland o caso foi diferente e não houve como a direção do kartódromo mudar sua programação, apesar de ter tentado bastante com a fábrica", continua.
A terceira opção passou a ser o Brasil Kirin Arena, em Itu, o antigo Kartódromo Schincariol. As negociações perduraram até esta sexta-feira, quando a CBA, FASP e Ituano Motor Sport Club "bateram o martelo".
Assim, a primeira fase do Brasileiro está marcada para ser disputada de 21 a 26 de julho e a segunda de 28 de julho a 2 de agosto, em duas semanas consecutivas, sem intervalo. O formato será o utilizado nos últimos anos. "Esperaremos o final da Copa do Mundo, depois teremos uma semana de intervalo para então iniciarmos o Brasileiro. A agência de viagens da CBA fez uma pesquisa e constatou que os preços das passagens aéreas estarão mais baratas a partir deste período", explica Gatti.
Algumas obras de adequação deverão ser exigidas pela CNK, que dentro de alguns dias terá seu presidente em visita às instalações do kartódromo, juntamente com membros da comissão de pilotos e preparadores formada em Fortaleza no último Brasileiro. "Deveremos solicitar algumas melhorias no sentido de termos a maior segurança possível", adianta Gatti.
Dentre estas adequações estão a construção de zebras em alguns pontos da pista, hoje um tanto precárias, e também a melhoria nas proteções de pneus. O asfalto, apesar de não estar perfeito, não receberá recapeamento.
Por fim, de acordo com o apurado com Rubens Gatti, a Copa Brasil está confirmada para Itumbiara (GO), de 7 a 11 de outubro, e a Copa das Federações, antes marcada para a Granja Viana, será disputada em Volta Redonda, de 9 a 13 de dezembro.