publicidade
14/07/2009 10:28

FAUGO poderá ser punida, diz Pinteiro. Brasileiro 2010 será em Volta Redonda e Florianópolis

Fonte: Kart Gaúcho/ Revista Karting News - Erno Drehmer


Foto: Léo Wiebusch

Cleyton Pinteiro


Depois do lamentável Brasileiro de Goiânia, procuramos conversar com os dirigentes e, como não poderia deixar de ser, procuramos Cleyton Pinteiro, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

“Foi o maior pecado de nossa gestão”, disse Pinteiro sobre o fato de ter havido a troca da pista-sede da 1ª fase, de Florianópolis para Goiânia. “Erramos. No próximo ano o Brasileiro das categorias maiores será em Florianópolis”, prometeu. “E o das menores será em Volta Redonda (RJ), se o kartódromo que eles estão inaugurando atender as condições”, revelou em primeira mão ao Kart Gaúcho.

O presidente da CBA assumiu prontamente todas as responsabilidades pelo fracasso da 1ª fase. “Sou o comandante e nada é mais natural que as responsabilidades sejam atribuídas a mim”.  Foram muitas as falhas em Goiânia, e Pinteiro explicou que, evidentemente, não gostaria que tivessem acontecido. “Temos profundo respeito por quem estava em Goiânia. Tomaremos os erros como lição e prometo que em Curitiba tudo será diferente. Errar é humano, persistir no erro é burrice”, garante, usando um ditado por demais conhecido.

Pinteiro não aceitou usar o fato da CNK ter sido trocada e ter assumido a pouco tempo como justificativa para o fracasso. E o único incidente que não assumiu foi a arbitrariedade da polícia. “Não fomos nós que chamamos a polícia, não sabemos quem foi. Pedimos a eles, inclusive, que se retirassem, pois era um evento particular, com segurança própria, e que se necessitássemos deles, os chamaríamos”.

O critério para avaliação de um kartódromo, se ele poderá ou não receber um Brasileiro, será revisto, segundo o dirigente. “Já determinei também à CNK que reveja o Caderno de Encargos (uma lista com as responsabilidades que cada Federação assume ao ter um Brasileiro confirmado em seu Estado) e que a escolha de uma praça que sediará o Brasileiro seja determinada e avaliada com o máximo de antecedência”.

No próximo domingo Pinteiro se reunirá com Rubens Gatti, Felipe Giaffone e Binho Carcasci. Questionado pelo Kart Gaúcho, Pinteiro afirmou que “a CNK permanece como está, não haverá mudanças. Nem a CBA quer que mude e nem os integrantes da CNK se manifestaram no sentido de sair”.

Sabedores das exigências que constam de um Caderno de Encargos, perguntamos ao presidente Pinteiro que tipo de punição poderá receber a FAUGO pela fraca estrutura colocada à disposição dos kartistas em Goiânia. “Quem errou vai ter que responder. Receberei um relatório da CNK e, baseado nele, depois do óbvio direito de defesa, é possível que aconteçam punições”, revelou. “Uma delas pode passar pela perda de direito de receber competições nacionais por um determinado período”. Outros tipos de possíveis punições não foram revelados.

Cleyton Pinteiro, porém, viu pontos positivos neste Brasileiro. “A CBA esteve presente, ouvindo a todos, admitindo seus erros e esteve e está aberta a críticas e ao diálogo”.  O presidente da CBA também se lembrou de citar o inédito prêmio ao Campeão Brasileiro da Cadete. “Ele passará um dia conosco nos boxes do próximo GP Brasil de Fórmula 1 e será, inclusive, recebido por pilotos. E em Curitiba o campeão da Graduados A receberá o mesmo prêmio”.

  • 14/07/2009 10:31 Blablabla

    Não me leve a mal mas acho uma boa decisão esta punisão, pois este brasileiro foi um desastre na organisação, graças ao senhor Ney Lins que tambem não nos tratou bem, pois segundo ele nos estavamos la DE FAVOR. Mas de todo jeito não sou eu quem decide oque vocês tem ou não tem que fazer

  • 14/07/2009 10:48 Fabio

    Aceito o reconhecimento dos erros da CNK-CBA, mas não concordo em responsabilizar só a Faugo. A CNK-CBA tinham total conhecimento das condições da pista e que a mesma estava fora das especificações da CIK-FIA. Realmente temos que reconhecer a troca de favores que existiu neste Brasileiro.

  • 14/07/2009 11:21 Pedro

    Solicito, que em 2010 seja feita a prova em SC da primeira fase como estava programada para este ano, ou seja, a da gurizada em SC.Sr. Cleyton Pinteiro, o reconhecimento de um erro é a maior virtude de um homem.Abs Pedro Zimmermann

  • 14/07/2009 11:26 Sergio

    Tem que haver e uma reciclagem nos comissario esportivos e preparar melhor os Diretores de prova que foram eles os verdadeiros responsaveis pela essa loteria no 44 campeonato brasileiro de Kart

  • 14/07/2009 13:53 Fabio 2

    Já que querem reciclar os comissarios desportivos e diretores de prova, nada melhor do que colocar "ex pilotos" que são quem entendem de verdade do kartismo brasileiro;Por exemplo o piloto RENATO RUSSO ou SÉRGIO JIMENEZ, garanto que não teremos mais problemas nessa parte.

  • 14/07/2009 14:26 Sergio Moraes Cardoso

    Aposta errada da CBA, acreditou em um dirigente arrogante e despreparado, que demonstra pouco apreço pelos pilotos e pais/patrocinadores que não conhece nada de organização e condução de eventos, que centraliza e não resolve.Espero que a FAUGO sempre seja lembrada por esse lixo de campeonato, não esqueçamos !

  • 14/07/2009 15:59 Maique Papareli

    Peço desculpas antecipadas, mais não posso concordar com as colocações, pois meu filho estava com o campeonato em suas mãos e foi punido por um diretor de prova que não esboça nenhum respeito pelo piloto e muito menos pelos pais que patrocinam o campenato Brasileiro, regional o qualquer outro que seja.Um diretor de prova que não conhece as regras, mais quer demonstrar que quem manda e ele e pronto.Os Dirigentes, Presidentes, Auxiliares, seja das federeções, CBA, FIA, tem que entender que são os pilotos as estrelas, os papeis estão invertidos.

  • 14/07/2009 16:10 Claudio

    Realmente foi uma lástima o que aconteceu em Goiania. Diretores de prova despreparados, falta de condição da pista, enfim, muito ruim, uma verdadeira loteria. Espero que sirva de lição os ERROS ali cometidos.Brasileiro 2010 categoria de Base Florianópolis e os Grandes em Volta Redonda.

  • 14/07/2009 16:51 Rafael Badra

    Realmente o despreparo dos organizadores e da própria CBA, fez com que os diversos pilotos;pais;mecânicos e todos que lá estiveram fizesse papel de bobos.Fomos de fato atrapalhados pela falta de instrução dos diretores de prova que no Brieffing alertaram para punições que não foram aplicadas nos momentos certos e que por fim acabaram sendo aplicadas de forma arbitrária e no meu entender errônea e que prejudicaram pilotos que na pista comprovaram do que eram capazes.

  • 14/07/2009 17:14 Rafael Badra

    Que me desculpe o Dr. Pinteiro mais nós que estavamos presentes ainda tivemos a chance de alerta-lo para possíveis reparos no decorrer do Campeoonato.No que diz respeito a CBA/ comissários, uma verdadeira bagunça.Decisões errôneas que prejudicaram pilotos que na pista provaram que podiam ser verdadeiros campeões, porém pela arbitrariedade dos comissários acabaram punidos sendo que os verdadeiros vilões, aqueles que não correm e só batem acabaram beneficiados pela impunidade tanto frisada nos briffins.

  • 14/07/2009 18:16 Eduardo

    BLABLA CONCORDO PLENAMENTE COM VC, PUNIÇAO AINDA SERIA POUCO DEVERIA PAGAR UMA MULTA, NAO E ASSIM QUE FUNCIONA COM A GENTE ,DEVERIA DOER UM POUCO NO BOLSO DO SR''NEY LINS'' QUE COMO VC FALOU, ELE ACHOU QUE A GENTE ESTAVA LA DE FAVOR E TEM OUTRA COISA VI COMO ELE TRATOU MECANICOS, ARRANCANDO ELES DENTRO DOS BOXES PARA COLOCAR QUEM ELE QUISESSE ALEGANDO ''EU CONSTRUI ESSES BOXES SAO MEUS VOU DAR PREFERENCIA PROS GOIANOS'' PREFERIU DEIXAR VAZIO DO QUE COLOCAR PILOTOS NOS BOXES.TIPO DE GENTE ASSIM QUE AJUDA A ACABAR COM A REPUTAÇAO DO KART UMA PESSOA QUE NAO TEM EDUCAÇAO, UM INCOMPETENTE E ACIMA DE TUDO FALA DE BOCA CHEIA QUE E PRESIDENTE E ESTA A 30 ANOS NO AUTOMOBILISMO.......

  • 14/07/2009 20:59 Sergio

    Caro Eduaardo o sr Nei Lins não gastou um centavos nos Box fechado e sim varios pai de pilotos e mecanico.O que tem que mudar nas corridas e essa pancadaria desenfreiada e sem puniçao exemplar aos pilotos.Toda advertencia com a bandeira branca e preta 10 segundos de punição aos pilotos.Exemplo nos já temos o Brasileiro de Fortaleza a Copa-Brasil de Itumbiara e em Goiânia agora mais pancadaria na 1 curva e nenhuma punição.Outra regra que tem de mudar e a vistoria que e feita ao tres primeiros colocados,tem que fazer vistoria nos seis primeiros colocados para acabar com essa malandragem dos pilotos e mecanicos de largar em ultimo e chegar em quarto lugar para não passar na vistoria e depois se beneficiar para proxima bateria.........

  • 15/07/2009 10:10 Fabio

    Onde se encontra o Sr Felipe Giaffone que constatou a segurança da pista de Goiania???. Porque não se manifesta?

  • 15/07/2009 11:44 Marcelo

    É isso mesmo Fábio, o Giaffone nem se quer dá uma declaração, eles estão usando do silêncio para não assumirem a merda que eles fizeram. Bom pelo menos uma coisa de bom ele levou de Goiania " O TAL DO PRODUTO QUE TAMPA AS RACHADURAS' como ele mesmo disse na entrevista em 17/06. Falta é vergonha na cara da CNK. Abraços

  • 16/07/2009 08:39 Postado Por Darci Em 16.072009

    nao pude levar meu filho no brasileiro em goiania .tudo que aconteceu la nao estou arependido (mae rezando no alanbrado para nao dar asidente )isso e un absurdo . essa pista deve ser orivel pense o brasileiro em florianopolis que tranquilidade .Florianopolis 1ª FASE EN 2010 PILOTO LUCAS SC BI SUL BRASILEIRO 4ª NOBRASILEIRO FORTALEZA

  • 16/07/2009 12:38 Saudades

    Bem já que vcs falaram quase tudo!!!Venho por meio desta lembrar daquele cara chato!?Saudades do Pedro Sereno.