Na última terça-feira (9) foi realizada na CBA uma reunião da Comissão Nacional de Kart, onde diversos assuntos foram tratados. Dois deles recebem maior destaque no atual momento: a homologação de novos equipamentos e o Brasileiro 2010.
Conversamos ontem à noite com Binho Carcasci, membro da CNK, sobre estes assuntos e o dirigente nos contou que as homologações estão finalizadas e foram homologados equipamentos no segmento motor, carburador e escape. Dentre os motores foram homologados os KTT Jimenez, PPK Raptor, Parilla e Vortex. Já entre os carburadores a homologação foi dada aos da marca KTT, Roma, Botto e PRacing, este último desenvolvido por Ruben Carrapatoso. E, dentre os escapes, homologaram as empresas Roma, Tchê e Spinelli.
Brasileiro 2010 – Durante a conversa com Binho Carcasci, apuramos importantes notícias quanto ao controverso Brasileiro 2010.
As federações de Santa Catarina e Rio de Janeiro terão até o dia 15 de março próximo para entregar os kartódromos prontos ou, no mínimo, apresentarem os contratos com as construtoras que efetuarão as reformas ou melhoramentos necessários.
No momento, segundo Binho, não existe um “plano B” para o caso de as federações não cumprirem as determinações. O sentimento do Kart Gaúcho, porém, é que caso as determinações não sejam cumpridas, as praças hoje determinadas (Arena Sapiens e Volta Redonda) provavelmente serão trocadas e deverão ir para pistas já finalizadas.
E, em razão deste prazo estabelecido, ainda não está decidido qual sede receberá quais categorias. Esta definição se dará, segundo Carcasci, também no dia 15 de março.
Nossa ótica – Vê-se claramente que a CBA aprendeu muito com o fracasso do Brasileiro de Goiânia em 2009 e que não quer repetir a experiência desastrosa. Ainda que levemos em conta que seria mais interessante termos tudo definido desde já, podemos ver também que a CBA está agindo com o rigor que teria sido necessário com Goiânia em 2009, agora com Volta Redonda e Florianópolis.
Ter esta definição na metade de março pode até causar alguns prejuízos aos kartistas, mas, por exemplo, define a participação ou não de muitos no Sul-Brasileiro em maio, quando todos poderão disputar a prova como uma espécie de Open do Brasileiro.
A partir do dia 15 de março saberemos que as duas pistas terão as condições exigidas. Ou não.
E será neste momento que a CBA terá que dar o passo mais importante: homologar definitivamente o Brasileiro em Florianópolis e Volta Redonda, agora com pistas e estrutura adequadas, ou tirar o evento destes locais e levá-lo para pistas realmente capacitadas.