Terminada a 1ª fase do Campeonato Brasileiro, o piloto gaúcho Felipe Donato, que competiu com a By Chico na categoria Novatos) volta para casa com muitas lições na bagagem e a certeza de que realizou um excelente campeonato.
Desde os primeiros treinos, preocupada em encontrar o melhor acerto, a equipe vinha testando o melhor equipamento e o piloto sempre ocupou posições de destaque. Os tempos entre todos os pilotos estavam muito iguais e todos tinham chance aberta de vitória.
Na tomada de tempos, uma pequena escapada custou a pole e Donato acabou largando apenas da 5ª posição, ficando claro que o equilíbrio realmente era a tônica da categoria, pois a diferença de tempo entre os cinco primeiros ficava na casa de centésimos de segundo.
Nas corridas classificatórias Felipe mostrou que era forte candidato ao título e classificou-se em segundo lugar para a pré-final, deixando a equipe muito confiante para o restante da competição, pois ela acreditava no potencial do piloto que, apesar da idade mínima para a categoria (14 anos), fazia frente aos demais competidores, bem mais experientes.
No warm up, após alguns ajustes finais no equipamento, Felipe marcou o 2º melhor tempo e isso veio a aumentar ainda mais a sua confiança, mostrando que o trabalho da equipe estava perfeito. Na pré-final, largando na parte de fora – e quem estava em Goiânia sabe da dificuldade em manter a posição naquela pista em relação aos que tem a preferência da curva – acabou caindo para terceiro, depois foi tocado por outro competidor e finalizou a corrida na quarta posição, mas nada que abalasse a expectativa para a última prova.
Partindo do 4º lugar da grelha na bateria final, o piloto disse estar confiante, pois sabia que tinha plenas condições de subir para as primeiras posições. Na largada posicionou-se muito bem, assumindo a terceira posição, mas foi tocado por outro competidor e ficou na largada, juntamente com o piloto do kart 19, Carlos Heinen, os únicos dois competidores do Rio Grande do Sul na categoria.
Tanto Felipe quanto Heinen conseguiram voltar e passaram então a imprimir um ritmo muito rápido e logo chegaram em outros competidores, realizando ultrapassagens arrojadas e subindo na classificação.
Na parte final da corrida, Felipe ainda ultrapassou Carlos Heinen e também o piloto Thiago Santos para finalizar em uma excelente 5ª colocação e coroar a sua atuação no campeonato com uma bela corrida de recuperação, culminando em um merecido pódio na sua primeira participação em competição deste nível.
Felipe exalta o trabalho da equipe e fala da experiência adquirida: “Primeiramente gostaria de agradecer ao trabalho da equipe, ao Chico e ao Marcelo pelos ensinamentos que vêm me passando e por me entregar um equipamento em condições de lutar pela vitória. Ao Fábio e ao Tata pelo trabalho no kart; e à Passoca Motorsports, que me entregou um propulsor muito rápido e com a qual recém iniciamos uma parceria que certamente trará muitos resultados positivos. Estou triste pelo resultado final, mas feliz pelo desempenho, tenho plena certeza que se não fosse o acidente logo na largada da final, estaríamos brigando pela vitória de igual para igual seja com quem fosse, pois meus tempos de volta eram os mais constantes entre os competidores e acredito que isto representaria grande vantagem na última prova, tanto que consegui realizar diversas ultrapassagens para garantir um resultado honroso para a equipe, um 5º lugar muito valorizado. Estou contente, pois sei que fizemos o melhor, a experiência foi única e faltou realmente um pouco de sorte na última corrida. Parabenizo o Renan Papareli pela vitória, pois, assim como os demais competidores, ele fez um excelente campeonato, ressaltando que apesar do número de pilotos, o nível estava muito alto e qualquer um que chegasse ao degrau mais alto seria merecedor.”