Destaque no kartismo nacional, onde conquistou seis títulos em duas temporadas, o piloto Felipe Drugovich (Diesel Technic | Drugovich | Mahle | Noma) está vivendo novas e importantes experiências em sua carreira. Com o foco principalmente em 2014, o paranaense tem feito algumas participações no WSK Euroseries, um dos mais significativos eventos do esporte no mundo.
Integrando a equipe oficial da Art Grand Prix, fabricante de chassi para o kartismo mundial, o paranaense traçou como principal objetivo conhecer as principais pistas e adaptar-se às dificuldades comuns a todo piloto brasileiro em sua primeira temporada na Europa.
“Pista bastante emborrachada, o que leva a uma forma diferente de conduzir o kart, grids lotados em todas as etapas e sempre passar por provas classificatórias são algumas situações que não enfrentamos no Brasil”, resume Felipe Drugovich.
Felipe Drugovich passou bem por todas estas novas situações e trouxe para o Brasil uma bagagem importante, de novos conhecimentos. “As disputas são muito intensas e em minha categoria os inscritos nunca baixaram de 80 pilotos, vindos de várias partes do mundo”, conta o paranaense de Maringá, que assim disputava várias corridas em uma única etapa.
O sistema de disputa nas provas europeias é o determinado pela Comissão Internacional de Kart da Federação Internacional de Automobilismo (CIK/FIA), recentemente adotado no Campeonato Brasileiro. “Tínhamos que passar pelas classificatórias para tentar chegar à Pré-Final e Final e eram provas difíceis. Aprendi muito”, emendou o piloto, que competiu na categoria KFJ.
Felipe Drugovich (Diesel Technic | Drugovich | Mahle | Noma), cujo tio Junior Drugovich foi duas vezes campeão brasileiro da Fórmula Truck, competiu em três etapas do WSK Euroseries, na Bélgica, na Itália e na Espanha. “Cada kartódromo tem suas próprias características, claro, mas em cada um deles tive grandes experiências. Claro que em algumas vezes acabei envolvido em acidentes ou tive que abandonar por quebra de motor ou algo assim, mas tudo fez parte de um projeto maior, para 2014, quando deverei participar de forma mais intensa dos campeonatos na Europa”, encerra Felipe.
De volta ao Brasil, o foco de Felipe Drugovich e da MZ Racing, equipe comandada pelo preparador Mazinho, passa a ser a disputa do Campeonato Brasileiro, mais importante evento do kartismo nacional. A competição está marcada para julho e Drugovich participará da primeira fase, em Serra (ES), quando competirá na categoria Júnior.