publicidade
03/08/2010 11:38

Fernando Pastro ultrapassa lenda e conquista Brasileiro da Super Sênior

Fonte: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer


“Foi um momento mágico”. É assim que o gaúcho Fernando Pastro (Pracing/ RC Parts/ MG Pneus/ Tibola/ Techspeed) define a maior conquista de sua carreira, o título de Campeão Brasileiro de Kart, obtido no último sábado (31) no Kartódromo Arena Sapiens, em Florianópolis (SC).

Fernando Pastro, que em 2002 conquistara o Sul-Brasileiro na categoria Sênior e em 2003 foi campeão Sul-Americano, foi o principal destaque da Super Sênior em Florianópolis. Nos treinos ele esteve sempre entre os três primeiros e liderou dois deles, entre 34 concorrentes de todo o Brasil. O domínio de Pastro acabou traduzido em uma bela tomada de tempos, quando garantiu a pole position.

Nas provas classificatórias, ainda que tivesse ido à pista com um pensamento mais “conservador”, Pastro venceu a primeira e na segunda chegou em terceiro, a apenas meio segundo do vencedor. “Meu pensamento era de que tudo se decidiria exclusivamente na Final. Quem a vencesse seria o campeão e nada do que tivesse sido feito antes valeria”, lembra Pastro. “Então não forcei nada nas classificatórias e nem na Pré-Final”, emenda o piloto, que reside em Caxias do Sul. Mesmo assim, Pastro venceu a Pré-Final, com 1,5 segundo de vantagem sobre José França, o segundo colocado.

Largando da pole na grande Final, Pastro perdeu duas posições e caiu para o terceiro lugar, atrás de José França e Renato Russo, o líder, que buscava seu oitavo título de Campeão Brasileiro e largara em 3º. Pastro precisou de algumas voltas para superar França e, quando conseguiu, já estava a quase 4 segundos atrás de Renato Russo.

A partir daí Fernando Pastro (Pracing/ RC Parts/ MG Pneus/ Tibola/ Techspeed) passou a fazer voltas “mágicas”, tirando três décimos de Russo a cada passagem. Nas duas últimas Pastro tirou seis décimos em cada, a ponta de marcar a melhor volta da corrida. “O problema foi passar o Russo, ele se defendia muito bem. Não é a toa que ele é sete vezes campeão brasileiro”, relembra o piloto.

Pastro tentou duas vezes e na terceira tentativa, mesmo com Russo dificultando ao máximo, o piloto gaúcho superou o líder na freada da curva 1 com uma linda ultrapassagem. A vitória e o título vieram com mais de dois segundos de vantagem sobre Russo, o vice-campeão. “Sempre acreditei no título, mesmo quando o Russo havia aberto aquela diferença toda. Foi um título de lavar a alma, com direito a uma bela ultrapassagem sobre uma lenda do kart”, vibra Pastro, que teve seu chassi Techspeed acertado pelo preparador Jone Teixeira e motores preparados por Renato Tibola.

“Quero agradecer muito aos dois, pelo excelente trabalho. E também ao Evandro Camargo, da Camargo Racing, e ao André Nicastro, pelos ‘toques’ que ele me deu antes da decisão. E também a todo ‘staff’ da Techspeed”, finaliza Fernando Pastro.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!