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30/07/2013 10:02

Fiasco no Ceará: de quem é a culpa, CBA ou pais e pilotos?

Fonte: Portal Kart Motor - Erno Drehmer



A 2ª fase do Brasileiro, marcada de forma extremamente negativa pelas más condições do asfalto, entrará para a história do campeonato – pelo menos no tempo em que atuo nele, desde 1996 – como o maior fiasco de todos os tempos. Superior a grande bagunça que foi Goiânia 2009, esta fase tem como fato marcante o rápido desgaste do asfalto em poucas horas de treino. E todos sabem o desenlace de tudo isso: um dia e meio de paralisação nos treinos e uma indignação geral de pilotos, pais, preparadores, chefes de equipe, fabricantes e imprensa.

Mas a 2ª fase do Brasileiro ficará marcada também como a melhor oportunidade – o chamado “com a faca e o queijo na mão” – de todos os tempos de os pilotos capitalizarem esta indignação e transformá-la em respeito, o respeito que a CBA deveria ter com os donos do espetáculo.

Indignações demonstradas de todas as formas, à flor da pele, em reclamações diretas à Rubens Gatti, presidente da CNK – cuja única culpa é ter aceitado a determinação de fazer um Brasileiro onde não deveria ter sido feito –, reuniões e sei lá o que mais, resultaram em apenas uma coisa: aceitar o que foi entregue depois dos reparos na pista, entrar na pista e esquecer o que aconteceu. Não deveriam nem ter esperado o reparo, deveriam ter pegado suas malas e seus karts e irem direto para o aeroporto. Ou mais: não deveriam nem ter ido para o Brasileiro, pois as más condições já eram sabidas, graças a fotos e vídeos postados nas mídias sociais. O investimento financeiro de todos os pilotos foi muito alto para que aceitassem as “migalhas”.

Assim teriam imposto a “dura realidade” para a CBA: “quem paga a conta somos nós e sem pilotos não tem corrida e não tem dinheiro”.

E assim teriam o direito de reclamar sempre daqui para frente, calçados na grande representatividade de seu ato de desistir da competição. Seria o velho “tapa de luva”, seria finalmente tirar de pais, pilotos e equipes aquele velho nariz redondo e vermelho.

Entretanto, encerradas as reformas e consertos e entregue a pista, esqueceram-se rapidamente do fiasco por que passaram nos dois dias anteriores e, mais uma vez, se submeteram a uma decisão equivocada da CBA.

Um parêntese: quero ressaltar aqui, porém, algo positivo neste fiasco histórico, que foi o empenho de Rubens Gatti em administrar a crise que lhe impuseram. De certa forma de mãos atadas na decisão de ter-se o Brasileiro no Ceará, “arregaçou” as mangas, por assim dizer, e conseguiu contornar o problema, ainda que eu discorde da concordância dos pilotos em permanecer. Palmas aos Comissários Desportivos – e todos os integrantes do grupo que de alguma forma conduziu o evento –, que trabalharam forte, literalmente com a “mão na massa” para consertar a pista. Foram todos eles xingados de várias formas, sem terem a mínima culpa, e serviram de para-raios.

Voltando... Sim, sim, há que se levar em consideração que muito dinheiro foi investido, começando por passagens de avião e hospedagem e terminando por novos chassis, motores, etc, etc, etc, etc, e que existem muitos interesses envolvidos. E tem que se entender isto, e eu entendo, pois também gastei para ir até o Ceará, e gastei, na proporção de nossos rendimentos financeiros mensais, mais do que muitos kartistas gastaram. Mas não aceito, e entendo que nenhum interesse – financeiro ou o que seja – é maior do que aproveitar para acabar de uma vez por todas esta falta de respeito com os pilotos.

Bem, meus amigos, minha conclusão é simples: este é o nosso kartismo, nosso kartismo no Brasil. E pelo jeito o querem assim. E assim o terão, porque como todo brasileiro, nossos pilotos e seus pais têm memória fraca e, nos próximos anos, quando a CBA marcar um Brasileiro para um local inadequado, todos irão até lá, felizes e serelepes. Como têm feito há anos.

Mas, há uma chance de tudo não virar em pizza e de termos o que comemorar ao fim de tudo: já está decidido que sete kartódromos receberão o Brasileiro daqui por diante e nenhum outro, a não ser que inaugurem-se novos, de qualidade, ou que algum deles saia da lista por uma razão ou outra. E, mais do que isso, a promessa de Cleyton Pinteiro, presidente da CBA, lá no kartódromo: “isso nunca mais acontecerá”. Pilotos e seus pais: não repitam anos anteriores – já esqueceram de Goiânia 2009, não? –, quando promessas semelhantes foram feitas e pilotos e seus pais simplesmente estiveram mais uma vez disputando um Brasileiro em situação precária, agora em Fortaleza 2013. Anotem. E cobrem.

O penúltimo recado – que tenho passado há muito tempo: no dia em que uma pista sede de Brasileiro estiver vazia, vazia mesmo, a partir do primeiro dia de inscrições antecipadas e primeiro dia de treinos e assim permanecer até o sábado decisivo, é possível que a CBA mude seus pensamentos e passe a respeitar os que pagam a conta. É possível, mas talvez nem assim... Quando não existirem pilotos, não haverá automobilismo para administrar. E esta possibilidade existe, seja por decisão dos pilotos – que podem um dia abrir os olhos –, seja por “opção” da CBA.

O último recado: cheguei a pensar em desistir, em não escrever este artigo, em parar de reclamar, pois em razão do “conformismo” visto no Ceará achei que não havia necessidade. Afinal me pareceu que para pais e pilotos tudo estava ótimo. Afirmo e recomendo: não esperem que a imprensa resolva os problemas. Não adianta passar na sala de imprensa e pedir que se escreva, que se reclame, que se denuncie. Sem a atitude firme dos principais interessados – vocês, pais e pilotos – não haverá no que a imprensa ajudar.

Vejam a pista em que vocês correram e lembrem-se do bordão "não é apenas pelos 0,20 centavos".

  • 30/07/2013 10:44 Marcelo

    Erno,graças a Deus nao participei de mais um circo , onde fica claro quem são os palhaços ... Adoro o Ceará e seu povo, mas está cada dia mais claro que somos bucha de canhão e que ano que vem será tudo igual pois os dirigentes precisam colocar campeonatos em lugares sem nenhuma condição para ganhar votos dos dirigentes locais... Cascavel tambem foi horrível com péssimas condições e nao posso concordar que o presidente do CNK foi simplesmente vitima ... Ele c certeza é uma pessoa gentil e atenciosa , mas é sim totalmente responsável pelo que aconteceu... Ele é ou não o presidente ? Acho que os pilotos aindam podem brigar pelo ridículo a que foram expostos , mas não o farão por medo , que eu particularmente n sei de que.... Somos todos empresários ou executivos acostumados a lutar por nossos direitos, mas quando se fala em CBA viramos gatinhos...O Voley, judô e tantos outros esportes só mudaram depois de intervenções nas federações... Será que precisamos disso? Vejo no Cleiton e no Gatti homens corretos e atenciosos capazes de mudar isso s que precise virar o mundo.... Grande abraço

  • 30/07/2013 11:24 By Laco

    ja pensarão que esta chegando os 50 anos deste grande evento vamos se pulchar CBA para nos fazer uma grande festa mas antes temos que se preparar para os 49 quetal o velopark quer estrutura melhor que aqui..........

  • 30/07/2013 12:34 Fernando Cunha

    Bom Erno... Sou Brasileiro, mas o problema não está apenas no kartismo, e sim em tudo... O que esperar de um povo que elegeu Lula e sua corja (só um exemplo), as pessoas simplesmente se acomodam e em algum momento alguém puder levar vantagem seja pelas condições ou pela ocasião, pronto deixa rolar, se vai ter alguma consequência lá na frente, depois alguém resolve, porque o meu já tá garantido... Infelizmente é assim que o povo vive e não vejo expectativa de mudança... Infelizmente é cultural.

  • 30/07/2013 12:58 João Alexandre De Vasconcellos

    Sem retoques a sua matéria sobre o fiasco da 2ª etapa, esperamos que a comissão lá formada, tenha efetividade e traga algo de substancial para alterar esse estado de coisas, mas de alguma forma fiquei sem saber quais seriam os 07 Kartodromos aptos a realizarem comepetições desse porte, excetuando o RBC, BETO CARREIRO, GRANJA, VELOPARK, quais os outros? Essa é minha pergunta.

  • 30/07/2013 13:41 Edison Caliman

    Erno, ótimo o texto, completo e com direcionamento ao fato. Acredito que mudanças em curto prazo, é impossivel, o leão é grande e dá trabalho para imobilizar, mas o que escreveu o Sr. Fernando Cunha, é a pura realidade sim, do kart no Brasil, como em tudo, se faz valer, uma pena. O sistema está falido não é de hoje, e o que aconteceu agora é o que foi traçado lá traz. Podemos dizer que agravou muito o kart, quando das homologações feitas de chassis,(muitas fábricas, sem mercado, estranho), motores com cópia de outro, onde já se viu isso, obrigou fábricantes ter que copiar, (porque ter um engeheiro me dando custo), carburadores todos iguais, com o mesmo perfil, onde temos fábricas com bastante tecnologia para tal produto, no Brasil e no mundo, obrigar todos entender que isso é (proteger o mercado interno), sim, ou proteger alguns, internamente. Outros fatores que marcaram o kart no Brasil, foi as regras desportivas, mudanças que mudaram o comprometimento de valores, onde eliminaram categorias, proibiram pilotos de correr em categoria por idade,(absurdo), penalidades que não são aplicadas, e a falta de atenção com os envolvidos (pilotos), uma postura que deu a muitos, entender que, há algum interesse em tudo isso, sim pois onde você é proibido de correr em uma categoria, por ter mais de 25 anos, é um absurdo, exemplo; (feitos alguns comentérios, que; era velho mesmo tem que dar chance para os novos, só que o campeão da graduados tem mais de 25 anos, onde fica essa teoria de equiparação), então somando tudo e avaliando com muita calma, volto a repetir o que o Sr. Fernando Cunha escreveu, está de bom tamanho e é a realidade sim, olha Erno, acho que mudanças vão haver, mas o que vejo e percebo no kart, que o dinheiro e algumas pessoas fazem dos kartódromos uma passarela, onde o que desfila é uma certa ignorancia emocional, em vez de mostrarem aos meninos caminhos de futuro real, e parar de falar em fórmula 1, e pilotos que poderiam substituir outros, isso é muito ruim, o futuro a um só pertence gente, e o adjetivo qualificativo de talento, é DINEIRO hoje, o Sergio Jimenez fez um comentário no facebook que é a pura realidade de hoje. Para finalizar dar os parabéns pela matéria ÓTIMA E CONSTRUTIVA, e dar os parabéns ao Sr. Fernando Cunha, foi no alvo o comentário, um forte abraço a todos.

  • 30/07/2013 16:00 Hybernon Cysne

    olha parabens pela a materia e uma pura realidade o que aconteceu mas politica nunca fuciona com nada !!! temos nos pilotos que dar a opiniao onde queremos os brasieleiros queremos opcoes!!! e nao imposicao

  • 30/07/2013 17:05 Manoel De Queiroz Neto

    Caro Erno, antes de tudo parabéns pelo seu excelente trabalho de cobertura do Campeonato Brasileiro de Kart de 2013. Pudemos acompanhar os fatos, os detalhes e, principalmente, as opiniões claras e as críticas duras, mas justas.
    As notícias que chegavam, já na 1ª fase, no Espírito Santo, eram preocupantes. Depois, de Fortaleza, inacreditavelmente tristes. Lamentei muito e tentei imaginar o tamanho do desapontamento de todos que realizaram um tremendo esforço para participar desse Brasileiro.
    Porém, na minha modesta opinião, a culpa é exclusivamente nossa, kartistas, amadores ou profissionais. Comentamos, esbravejamos, xingamos, mas não realizamos nada, não agimos quando as oportunidades se apresentam.
    Somos uma pequena amostra do nosso próprio país.
    Tomara que esse trauma de Euzébio sirva para nos transformar, nos tornar menos passivos, mais radicais em nossas demonstrações de descontentamento.
    Abraço, Manoel.

  • 30/07/2013 17:57 Hamilton

    Mesmo o campeonato de serra foi um absurdo, falhas graves na organização varios pilotos prejudicados avisos de ultima volta não dadas, puniçoes absurdas................jogo de interesses??? hum sei lá..........o automobilismo brasileiro desta largado as moscas.........e niguem explica nada. Lamentavel

  • 30/07/2013 19:13 André Gatto

    Enquanto pais se sacrificam para ver seus filhos (pilotos)profissionais,gastam horrores e se descapitalizam por completo, investindo e acreditando que temos potencial para ir adiante,mas de que adianta se não temos comando,temos estrutura, mas está nas maõs dos mercenários,a politica fala mais auto,temos pilotos top,mas ficamos limitados porque o dinheiro fala mais auto.Hoje voce vai pra uma corrida e tem que brigar com os pilotos de fabrica que passam de 3 a 4 chassis,motores nem se fala,e aí como é que fica,ganham sempre os mesmos.Resumindo, enquanto a politica e o comercio falarem mais auto, estamos e continuaremos com nariz de palhaço..
    Forte abraço Erno.

  • 30/07/2013 19:16 Roberto Wuthstrack

    Erno, parabéns pela cobertura (das duas etapas) e pela coragem de expor com clareza o que de fato aconteceu (tomara que não lhe cobrem a conta!).
    Jogo de interesses há aqui e em quase todo o mundo (tem um tal de Bernie, que promove uma tal de F1, que esta por ser preso), mas isso não justifica o que aconteceu no Ceará (os Kartistas e o povo Cearense não merecia isso).
    A responsabilidade final SEMPRE é de QUEM MANDA, de quem poderia (ou deveria) ter tomado atitudes, no tempo certo. Mas não podemos esquecer (e vamos, infelizmente) que grande parte da culpa é de quem paga a conta. Paguei a conta em Cascavel e não reclamei com ninguém das péssimas condições da infraestrutura. Paguei a conta em Serra e não reclamei dos banheiros, da falta de lugar para assistir as provas, da falta de preparo dos socorristas e da bagunça do ultimo dia de prova (entrou na pista quem quis!). Falo de Cascavel e Serra porque só fizemos dois Brasileiros. Hoje, não sei se meu filho fará um terceiro. Só espero me lembrar de tudo isso em 2014, pois temos que ser mais seletivos.
    Mas para mudar alguma coisa, temos que começar "em casa", pois os problemas do Brasileiro apenas são expoentes do que acontece nos campeonatos estaduais e regionais. E para mudar algo, temos que participar, mas isso dá trabalho, isso toma tempo e ai.... é mais fácil colocar a bunda no banco e por a vida em risco em pista de cascalho. Se quisermos mudar algo, temos que começar pela nossa atitude!!!

  • 30/07/2013 20:14 Mano

    sempre pensei q grandes eventos ,devem acontecer em enormes estruturas,agora ja e tarde,nao podemos aceitar isso novamente!

  • 31/07/2013 08:17 Jonathan Louis

    A politica sempre vencera o esporte pois nos mantemos calados esse tempo todo, isso acontece todo ano, reclamamos e reclamamos e ainda sim vamos ao evento. Um erro q poderia ser reparado é o nosso de fazermos a inscricao quando eles anunciam um lugar como Fortaleza para um Brasileiro.
    Agora outra coisa, recorrendo ao caso de que ja estavamos todos la. Nao consigo entender os que comentam e reclamam, pois eu e o Nicastro nos unimos e nao entramos na pista, na terça-feira falamos que nao iriamos correr e assim todos os graduados se juntaram para cancelar o evento pois nao nos dava seguranca nenhuma aquilo, agora na quarta cedo quando anunciaram os treinosos mesmos que reclamaram na terca entraram na pista na quarta? Quer resposta maior de quem é a culpa? Eu e o Andre ficamos igual palhaco sozinho onde os 25 que estavam conosco fugiram... e fomos obrigqdo a correr!
    Abs Erno

  • 31/07/2013 11:39 Luiz Antonio

    Resumo do evento em Eusébio no Ceará....
    Pontos Positivos
    - Banheiros limpos, de fácil acesso e sempre muito bem cuidado, 24 horas sendo atendido por uma pessoa de plantão tanto nos masculinos como nos femininos.
    - Limpeza da área de boxes limpas, pessoal sempre pronto para atender.
    - Restaurante com estrutura muito bem montada e alimentação de primeira qualidade.
    - Lanchonete bem montada, com infraestrutura para atender bem todas as pessoas que procuravam o local para um lanche rápido, tomar um refrigerante ou qualquer outra coisa disponível, pessoal educado e simpáticos.
    - Área de Box muito bem estruturada, com espaço, limpo e muito bem distribuído.
    - Sistema de energia muito bem distribuído, abastecendo de maneira satisfatória todas as demandas de energia que um evento dessa natureza necessita.
    - Área para lojistas muito bem organizada e em pontos estratégicos.
    - Secretaria de provas funcionando corretamente, com agilidade e presteza.
    - Sala de imprensa muito bem montada, confortável e sempre muito bem abastecida com refrigerantes, café e frutas, com ar condicionado condizente com o tamanho da sala, sistema de internet eficaz e com um técnico de plantão para qualquer eventualidade.
    - Sala dos comissários condizente, limpa, bem montada com todo o conforto para atendimento dos pilotos que La se dirigem para dirimir suas duvidas.
    - Sala para CNK condizente, limpo e muito bem organizada, onde o presidente pode receber fabricantes, preparadores, pilotos etc para reuniões que se fizeram necessárias para o bom andamento do evento e planejamento dos próximos campeonatos.
    - Torre de cronometragem muito bem montada, ágil e sistema de fácil acesso a todos on line.
    - Serviço médico de primeira qualidade, com pessoal qualificado, muito bem treinado e numero mais do que exigido pelo caderno de encargos da CBA.
    - Ambulatório médico muito bem montado, com equipe eficaz e comprometida com o bom andamento e atendimento a todos os presentes.
    - Medico de plantão atencioso, bem treinado e sempre disposto a atender qualquer chamada e conectado com o diretor de provas e comissários todo tempo.
    - Sistema de comunicação com pilotos, equipes e publico muito bem estruturado, com sistema de som condizendo com o local.
    - Área de estacionamento condizente com o numero de veículos, motor home, caminhões de equipes etc...
    - Pessoal de trabalho na pista de primeira qualidade, com sistema de comunicação com a direção de provas on line via radio com um comando único a todos.
    - Bom atendimento dos organizadores do evento para com todos que ao fazer qualquer solicitação eram atendidos prontamente.
    - Central de Xerox eficiente, local adequado para atender todos os envolvidos no evento.
    - Sala dos comissários técnicos com toda segurança, local com privacidade para trabalhar sem interferência de terceiros.
    - Parque fechado suficiente para o numero de pilotos inscritos.
    - Arquibancada muito bem montada e com conforto para o publico que se fez presente no evento.
    - Sistema de controle dos mecânicos que adentraram a pista eficiente evitando invasões e respeitando áreas determinadas pela direção de provas de onde eles poderiam permanecer desenvolvendo seus trabalhos profissionais com segurança sem colocarem suas vidas em riscos e de outras pessoas.

    Pontos negativos
    - Asfalto da pista não teve o tempo necessário de cura, e já com o primeiro treino se soltando, sendo necessários os reparos solicitados pelos pilotos, dirigentes do CNK, Diretor de Provas e Comissários.

  • 31/07/2013 17:35 Markenson Marques - Piloto Ss, Curitiba

    A RESPONSABILIDADE de tudo o que ocorreu em Eusébio é do Sr. Cleiton Quinteiro, presidente da CBA pq foi dele a decisão de levar o brasileiro para aquela pista.
    SOLUÇÃO: Ontem criei a logo e minuta do estatuto da ANPK (Associação Nacional dos Pilotos de Kart) e esta com o Sr. José Varella que junto comigo e o Sergio Jimenez articulamos a sua criação. Queremos sentir a adesão dos pilotos e chefes de equipes a ANPK para rapidamente cria-la oficialmente. Em seguida reuniremo-nos com a CBA no RJ com objetivo de assinar um contrato onde a ANPK validaria com 6 meses de antecedência cada pista que receberá campeonatos nacionais. Se não aprovada a competição teria que ocorrer em um dos kartódromos com homologação ativa, ou seja, VELOPARK, BETO CARRERO, RACELAND, RBC, INTERLAGOS, ITU, RBC, etc e todos vcs saberiam antecipadamente qual pista seria a 2a. opção. Temos que voltar com as categorias A e B para graduados dentre outras melhorias. O momento é agora que a CBA pela 1a. vez demonstrou abertura para atender e fazer acordos com nossa associação. Boa união a nós todos pelo futuro do kartismo brasileiro que sempre foi a grande escola dos nossos representantes na F1 há 40 anos o que não podemos perder.

  • 31/07/2013 18:57 Edu

    Markeson boa noite.Conte comigo.

  • 03/08/2013 15:08 Evandro

    Erno
    Excelente matéria!
    Só não concordo contigo dizendo do emprenho de determinadas pessoas responsáveis pelo evento no Ceará em abraçar para resolver o problema, porque cade a fiscalização antecipada por parte destes (CNK) no teste das condições do asfalto antecipadamente para que não acontecesse este fiasco?? A CNK / CBA só sabem "cobrar", e o resto..... Todo ano é mostrado erros e erros da CNK nos eventos nacionais e regionais, e sempre a mesma ladainha de sempre: "Vamos resolver para não acontecer mais", e entra ano e sai ano e continua na mesma, os erros sempre acontecem, é RARAMENTE "eles" assumem os erros.
    Erno PARABÉNS pelo seu profissionalismo de sempre, sem ter medo de dizer a verdade e sem ter rabo preso com ninguém, e que vc continue sempre esclarecendo a todos a realidade do kartismo com tanta politicagem e interesses. Não desanime e jamais deixe de falar a verdade, porque esta é a sua marca de um profissional sério e foi desta forma que vc conquistou o respeito que tem hoje.
    VALEU!!!