Uma competição realizada no final de semana em Itu, no interior paulista, conhecida como Open do Brasileiro, serviu como importante preparação para a maior competição nacional da modalidade, o Campeonato Brasileiro.
A EPK (Equipe Paulistana de Kart) esteve presente no evento com o piloto Gabriel Bortoleto, da categoria Cadete. Embora Bortoleto dispute regularmente a categoria Rotax Mini Max na Copa São Paulo, o piloto tem realizado treinos e corridas pela Cadete pois o Campeonato Brasileiro não tem em sua programação as categorias com motores Rotax. Assim, é pela Cadete que Bortoleto disputará a competição nacional, que acontecerá entre os dias 21 e 26 de julho, no mesmo local.
Bortoleto disputou quatro corridas no final de semana, sendo três delas na sexta-feira e a final no sábado (28). Nas duas primeiras provas - que têm a função de ordenar os pilotos para a terceira (pré-final) através de soma de pontuações - o piloto largou da quarta posição no grid e, após intensas disputas, terminou na segunda colocação. Os resultados colocaram Gabriel na segunda posição no grid da bateria pré-final, prova que venceu, mas não sem lutar novamente, e intensamente, contra os fortes adversários com quem competia.
A prova final teve, então, Bortoleto na pole position. Após a largada o piloto sofreu um toque que o fez cair para a quinta colocação, mas ele logo recuperou-se e voltou à ponta. Mas na volta final acabou surpreendido por Gabriel Crepaldi, que conseguiu a ultrapassagem e venceu a prova decisiva.
“Infelizmente não ganhei, mas estou contente com o trabalho que fizemos aqui em Itu. Sinto que estou mais preparado para disputar o Brasileiro e espero conseguir um bom resultado”, disse o piloto.
Categoria Shifter não teve grid no Open, mas está confirmada no Brasileiro
Diversos pilotos da categoria Shifter estiveram em Itu durante os treinos preparatórios para o Open do Brasileiro, mas não houve grid suficiente para realizar as provas previstas para sexta e sábado.
Os pilotos da EPK Gaetano Di Mauro e Enzo Bortoleto foram dois nomes que realizaram testes, mas não puderam competir. Com uma avaria séria no kart provocada pelas altas zebras construídas recentemente no Kartódromo Brasil Kirin Arena, somada a um mal estar físico, Enzo realizou testes apenas na quinta-feira. Já Di Mauro teve problemas no motor no mesmo dia e também ficou de fora da atividade.
Mesmo com poucos pilotos realizando os treinos preparatórios, o Campeonato Brasileiro já tem entre os pilotos confirmados na categoria grandes nomes como Rubens Barrichello, os irmãos Danilo e Dennis Dirani, Guilherme Salas, além do bicampeão Gaetano Di Mauro e de Enzo Bortoleto, que disputará a competição pela primeira vez em um kart Shifter.
A EPK compete com recursos da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, com apoio de AMBEV, Wheaton Brasil, Coca-Cola (Sorocaba Refrescos), America Net e Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.