publicidade
19/07/2012 18:05

Gabriel Bortoleto perdeu título da Mirim por acidente a duas curvas da bandeirada

Fonte: Motorbiz


Foto: Luiz Pinheiro

Gabriel Bortoleto


O primeiro Campeonato Brasileiro disputado pelo paulista Gabriel Bortoleto (America Net Telecom / Orbis / Landão Motorsport) foi bastante conturbado. Realizado na semana passada na cidade catarinense de Penha, a competição reuniu mais de 200 pilotos, 19 deles na categoria Mirim, onde Gabriel compete.

O paulista liderou o primeiro treino livre realizado na terça-feira (10), mas a equipe resolveu trocar o chassi Birel que Gabriel utiliza desde o começo do ano por um modelo novo, da marca Techspeed, e os resultados não foram bons. “O chassi é muito bom, mas eu não me adaptei ao freio. O kart para muito e não tive tempo para me acostumar”, lamentou o piloto, que ainda complementou. “Vou treinar em São Paulo com o Techspeed e tenho certeza que vou ganhar muitas corridas com ele”.

De volta ao antigo chassi Birel, Gabriel enfrentaria ainda um novo problema: a falta de rendimento do segundo motor utilizado na competição, sorteado pela organização do evento. O rendimento fraco permitiu ao piloto marcar apenas o 13º tempo no treino classificatório para formação dos grids de largada para as duas primeiras baterias.

Na primeira bateria classificatória um acidente tirou Gabriel da disputa após duas voltas completadas e na segunda bateria o piloto ganhou quatro posições e finalizou em nono. O resultado da soma de pontuações das baterias classificatórias colocou o piloto novamente na 13ª posição no grid de largada da bateria pré-final. Ainda sem um bom rendimento de motor, o piloto conseguiu avançar apenas uma posição na pré-final, posicionando-se em 12º no grid da prova decisiva, disputada na tarde de sábado.

Com as chances diminuídas, a equipe Landão Motorsport arriscou mudanças no kart de Gabriel. O setup diferente em abertura de rodas, calibragem de pneus e coroa de transmissão deram a Gabriel o que precisava para “acender” na corrida.

Em 15 voltas, o piloto saiu da 12ª posição para a liderança, levantando a torcida que acompanhava a prova. Na volta final Gabriel superou o líder Leonardo Rufino, e rumava para o título. Pouco depois Rufino ganhou novamente a posição, mas Gabriel deu o troco na mesma curva, com uma manobra em “X”. E quando tudo parecia definido, faltando duas curvas para o final da prova, houve o toque entre os pilotos.

Gabriel conseguiu controlar o kart e evitar uma rodada, mas perdeu três posições e terminou a competição em quarto lugar. “Eu fiz tudo certo, estava no traçado, mas levei uma batida na roda traseira e por isso perdi o campeonato”, lamentou o piloto, sem esconder a decepção com a manobra do concorrente.

Para a equipe, mesmo sem trazer o título para casa, a última bateria refletiu o que se pode esperar do pequeno Gabriel, de apenas 7 anos. “É o primeiro Campeonato Brasileiro do Gabriel, e ele quase venceu. Estamos muito contentes, pois sabemos que temos um talento nas mãos que precisa apenas ser lapidado”, afirmou o preparador Orlando Santos, chefe da equipe Landão Motorsport.

Gabriel Bortoleto voltará às pistas já no dia 4 de agosto para a disputa da sétima etapa da Copa São Paulo Granja Viana.

Confira os cinco primeiros colocados no 47º Campeonato Brasileiro de Kart, pela categoria Mirim:
1) João Vitor Barcelos
2) Juan Pablo Lana
3) Leonardo Rufino
4) Gabriel Bortoleto
5) Manfredo Marello Filho

  • 16/08/2012 13:10 Daniela Bortoleto De Carvalho

    Esse garotão mostra a que veio.
    Da-lhe Gabriel