Foi encerrado no último sábado, dia 28, no Kartódromo Ayrton Senna, em Lauro de Freitas – BA, a segunda fase do 42º Campeonato Brasileiro de Kart. O goiano Gabriel Navarrete (Coppertone Sport), que participou das disputas na categoria Sudam Júnior, terminou a competição na sexta posição, com 18 pontos conquistados.
Navarrete, que duas semanas antes tinha participado das disputas da categoria Júnior, em Farroupilha – RS, chegou à Bahia animado pela vitória da última bateria na prova do Rio Grande do Sul e esperava realizar um belo trabalho no nordeste.
Neste contexto, o representante da Coppertone Sport participou das cinco sessões de treinos livres, realizadas na terça, quarta e quinta-feira, e sempre esteve entre os quatro pilotos mais rápidos.
Na tomada de tempos, realizada na tarde de quinta-feira, Gabriel conseguiu extrair um bom rendimento de seu kart e registrou o terceiro tempo, ficando atrás apenas de Luis Felipe Nasr e Marcelo Anselmi. “Digamos que por enquanto está tudo dentro da nossa programação. Nosso objetivo era alinhar para a primeira bateria entre os três primeiros e isso eu consegui. Agora é partir para as provas”, comentou.
Na primeira bateria, realizada na quinta-feira, Navarrete logo assumiu a segunda posição e assim seguiu até a bandeirada somando nove pontos. Na segunda prova, porém, logo na largada o piloto acabou se envolvendo em um acidente onde infelizmente não conseguiu voltar, abandonando a bateria.
Na terceira prova então, largando da última fila, Gabriel veio superando um a um seus adversários e fez uma grande bateria, terminando novamente na segunda colocação. A esta altura da competição, era chegada a hora de fazer contas e, com 18 pontos conquistados, Gabriel aparecia na terceira posição, atrás de Nasr e Luiz Derani. Concentrado o piloto partiu então para a última e decisiva bateria confiante em uma boa colocação. Porém, ainda na segunda curva, o potiguar Johilton Filho atingiu fortemente o kart de Navarrete, tirando assim o piloto da bateria e as chances de brigar pelo Campeonato.
“Estou desapontado com tudo que aconteceu aqui. Fiz um trabalho durante toda a semana visando a confiabilidade e a manutenção de um equipamento para as quatro baterias. Mesmo sem ter sido o mais rápido nos treinos livres, sabíamos exatamente nossas condições para um evento de 100 voltas. Fiquei triste pois, na hora em que viríamos para a definição e eu largava da primeira fila, logo na segunda curva da prova, fui tirado do campeonato por um piloto que, no mínimo, não tinha condições de participar do Brasileiro nesta categoria”, finalizou o garoto de 13 anos.
No próximo domingo, dia 05 de agosto, Gabriel volta a correr em casa. O piloto participará da sexta etapa do Super Centro-Oeste que será disputada no Kartódromo Ricardo dos Santos, em Goiânia.