O kartódromo de Interlagos, na cidade de São Paulo (SP), recebeu na última semana (entre os dias 11 e 16) a primeira das duas fases que compõem o Campeonato Brasileiro de Kart 2011. A pista paulistana foi sede do nacional para oito categorias, entre elas a Júnior Menor, onde corre o piloto mato-grossense Gabriel Sereia (Kart Mini/ U|Racer/ Geomare).
Mais jovem campeão brasileiro de kart da história - com a conquista em 2006, aos sete anos de idade, pela categoria Mirim -, Sereia foi novamente um dos destaques do certame. Desta vez correndo pela categoria Júnior Menor, Gabriel contou com uma nova equipe no Brasileiro e já na estreia conquistou a pole-position do torneio entre os 32 karts que disputavam sua categoria.
Utilizando chassis Kart Mini e motores preparados pela gaúcha Mittag Preparações, Gabriel Sereia conta, desde esta edição do Brasileiro, com a experiência do preparador Marcos de Oliveira, o Marquinhos, como é conhecido nas pistas. A parceria mostrou resultado desde os primeiros treinos e se comprovou ao longo das corridas do Campeonato Brasileiro.
"A chegada do Marquinhos na equipe foi muito importante. Ele é um preparador muito experiente e me deu dicas que foram fundamentais no Brasileiro, e que melhoraram muito meu desempenho", destacou Gabriel. "Como, por exemplo, aproveitar melhor o rendimento do kart com os pneus frios. Isso foi bem importante nas corridas em Interlagos", completou o piloto.
Apesar de não conseguir largar na primeira corrida do evento por conta de uma quebra no suporte da coroa de transmissão ainda durante a volta de aquecimento, Gabriel mostrou potencial e esteve na briga pelo título na corrida decisiva, no último sábado.
Depois de ter saído da 18ª para a quinta posição na corrida Pré-Final, Sereia largou da terceira fila na prova decisiva, e em duas curvas já era o líder da prova. A disputa intensa entre os ponteiros seguiu durante toda a primeira volta, e Gabriel brigava entre os quatro melhores quando um toque de um adversário acabou tirando o mato-grossense da corrida.
"Aproveitei as dicas do Marquinhos e consegui ser bem agressivo no começo das corridas, mesmo com os pneus frios. Assim larguei bem na Final e estava brigando entre os primeiros, quando tomei um toque em uma freada. Esse toque acabou me tirando da pista e soltando a corrente (de transmissão) do meu kart, daí, infelizmente, não consegui voltar", comentou Sereia, que ao final da quinta volta da corrida decisiva tinha as duas melhores passagens da prova.
"Quero agradecer muito a todos que nos apoiaram neste Brasileiro de Kart. A Kart Mini pelos chassis, a Mittag Preparações pelos motores, a U|Racer e Geomare, além, claro, do Marquinhos, que foi muito importante durante toda a semana em Interlagos no desenvolvimento do Gabriel como piloto. Infelizmente não conquistamos o título, mas certamente foram dias de muito aprendizado para todos nós e vamos mais fortes para as próximas corridas", comentou Cláudio Sereia, pai e chefe de equipe do piloto.
O título da categoria Júnior Menor no Brasileiro de Kart 2011 ficou com o carioca Zaiya Fontana. Além dele, também foram campeões em Interlagos Paulo Coelho (categoria Mirim), Felipe Drugovich (categoria Cadete), Vinícius Papareli (categoria Júnior), André Nicastro (categoria Sudam), Dennis Dirani (categoria Shifter) e Alberto Cattucci (categoria Super F4).
O certame terá sua segunda fase disputada na próxima semana, entre os dias 26 e 30, na cidade de Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Lá serão conhecidos os campeões nacionais de outras seis categorias: Graduados, Novatos, Sênior A, Sênior B, Super Sênior e F4.