No último sábado (30) teve fim a edição 2011 do Campeonato Brasileiro de Kart. 190 pilotos e equipes de várias partes do país estiveram no Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano, Grande BH, para a disputa do título em sete categorias.
Representando o estado de Goiás na Graduados, principal e mais veloz categoria da competição, estiveram os multi-campeões Yago e Yuri Cesário (Gráfica Conceito / Vizzon Jeans / Techspeed / MZ Racing). Os gêmeos, que levam em seus currículos títulos nacionais, interestaduais e regionais, fazem em 2011 a sua primeira temporada nesta categoria e, assim como nos anos anteriores, estão aprendendo bastante a cada competição em que participam.
Neste Campeonato Brasileiro Yago e Yuri tiveram sérios problemas de acerto. A difícil e seletiva pista do RBC Racing mudou muito desde o início dos treinos e, mais ainda, da última vez que os irmãos haviam feito treinos particulares. Com um traçado muito mais emborrachado, as mudanças de acerto nos chassis se tornaram uma constante e, com isso, a pouco experiência dos pilotos com os pneus de selo amarelo desta categoria acabaram sendo primordiais no resultado final da competição.
Fora isso, a pouca experiência de alguns competidores ainda “novatos” na Graduados, fez com que Yago e Yuri fossem envolvidos em vários acidentes ao longo da semana, prejudicando mais ainda o resultado final da competição. Depois de tudo isso, com muita garra, Yago e Yuri conseguiram efetivamente competir na última e decisiva corrida. Mesmo partindo das últimas posições os irmãos conseguiram boas ultrapassagens e conseguiram escalar mais da metade do pelotão de 34 karts, finalizando o campeonato com Yuri na 14ª e Yago na 16ª posição.
“Foi o primeiro Brasileiro dos meninos na Graduados. Eles são muito rápidos, competitivos e venceram em todas as categorias pelas quais já passaram. O processo de aprendizagem deles está em franca evolução e, não fossem as batidas na Pré-Final, certamente os dois poderiam estar na briga pelo pódio da competição. Queremos agradecer muito ao apoio de todo os nossos mecânicos e a RBC Preparações pelos motores e carburadores que nos forneceram ao longo da competição”, comentou Mazinho Oliveira, chefe da equipe MZ Racing.