Foi encerrada no último sábado (16) a primeira fase do Campeonato Brasileiro. A competição, destinada à pilotos das categorias com pilotos de seis a 25 anos, reuniu 140 participantes no Circuito Internacional Paladino, na Grande João Pessoa (PB).
Competindo pela classe Júnior Menor, que agrega os atletas com idades entre 11 e 13 anos, o sergipano Guilherme Figueiredo (Banese Card | Maratá | Restaurante Karranca’s | Mini | D. Racing) foi um dos grandes destaques do evento. Vindo de uma participação vitoriosa na Copa Paladino, evento preparatório para o nacional, o piloto mostrou todo o seu aprendizado de apenas seis meses nesta categoria e finalizou o campeonato com um comemorado terceiro lugar.
Figueiredo, que conta com o suporte técnico da equipe D. Racing e compete com os chassis Mini, foi um dos grandes destaques do evento desde os primeiros dias de atividades. Com muita garra e sobretudo concentração, o piloto aproveitou a experiência de já ter participado em duas corridas anteriores na pista paraibana para extrair o máximo dele mesmo e de seu equipamento.
Foram cinco dias de evento em que, nas quatro sessões de treinos livres, o piloto conseguiu testar várias condições de acerto e, conforme a pista foi emborrachando, os técnicos do time adaptavam melhor o kart às novas situações.
Na tomada de tempos, com a marca de 54s135, Figueiredo assegurou o quinto lugar para a largada das duas corridas classificatórias. Em ambas as provas, com bom rendimento, ele se manteve no primeiro pelotão anotando a quarta posição. Na sexta-feira foi disputada a Pré-Final e, após um problema nas primeiras voltas, o piloto caiu para o décimo lugar. Com garra e muita determinação ele conseguiu superar cinco adversários e terminou a corrida novamente na quarta posição.
A última e decisiva prova teve vez na manhã de sábado. Após boa largada Guilherme manteve-se nas primeiras posições. Porém, com karts que apresentavam rendimentos muito próximos, o piloto se viu envolto a uma dura disputa pelo terceiro lugar e, com isso, os dois líderes abriram bastante. Nas últimas duas voltas, sob grande pressão, o sergipano mostrou toda a sua garra para defender a sua posição e assim terminar o campeonato no terceiro lugar.
“Estou muito feliz. O Brasileiro é o campeonato mais importante que tem no país e ir bem aqui mostra que estou aprendendo rápido (risos). A parte mais difícil foi, sem dúvida, as duas últimas voltas, quando meu kart já estava com os pneus muito desgastados e os concorrentes na minha cola. Ainda bem que consegui me sair bem e terminar o campeonato em terceiro. Quero agradecer muito aos meus familiares e patrocinadores por todo o apoio", comentou o piloto da Banese Card | Maratá | Restaurante Karranca’s | Mini | D. Racing.