Se os pilotos de kart fizessem parte do mercado de ações, os resultados das sétima e oitava rodadas da Copa Centro-Oeste de Kart, válidas também como Open Goiás da primeira fase do Campeonato Brasileiro de Kart, disputadas no ultimo final de semana (27 e 28/06) no Kartódromo Ricardo Santos em Goiânia (GO), deixariam, certamente, o kartista paulista Igor Melo (Ligeirinho Express/ Roger Motorsport) como o produto de maior rentabilidade e certeza de bons dividendos para os investidores no balcão da categoria Mirim.
Afinal, recém lançado na “bolsa”, seu desempenho no mercado da velocidade tem se mostrado vertiginosamente ascendente, independentemente das variáveis do mercado e das variações macroeconômicas do esporte. E com mais duas belíssimas vitórias no “exercício” da ultima semana, as ações preferenciais (PN) e ordinárias (ON) da Igor Melo estão em alta às vésperas do grande momento da Bolsa, que será o Campeonato Brasileiro de Kart.
Ultimo evento esportivo antes da realização do certame máximo nacional, o Open Goiás serviu como um efetivo ensaio do Brasileiro, já que será exatamente esse mesmo circuito o palco das disputas pelo titulo de Campeão Brasileiro de Kart de 2009 das categorias Mirim, Cadete, Junior Menor, Junior e Novatos, pelo que grande parte dos pilotos que formarão os grids do Brasileiro de Kart aproveitassem a oportunidade para realizar os ajustes em seus bólidos e familiarizar-se com o circuito.
Igor Melo não conhecia previamente o Kartódromo Ricardo Santos, mas após fazer três treinos no decorrer da semana já estava entre os mais velozes no seletivo circuito escolhido pela CBA- Confederação Brasileira de Automobilismo para sede do campeonato. Na tomada de tempos classificatórios, que definiu as posições do grid de largada para a primeira das duas provas que compunham o certame, Melo estabeleceu em sua melhor passagem a marca de 48s182, exatamente – em décimos, centésimos e milésimos de segundo – a mesma marca obtida por Gregory Diegues, que acabou ficando com a posição de honra do partidor, por ter estabelecido sua “flying lap” duas voltas antes de Melo, que ficou com a segunda posição da grelha.
Na prova do sábado (27), Igor Melo, Gregory Diegues, João Pedro Guim e Nathan William logo se destacaram do restante do pelotão e passaram a travar intensa luta pela vitória, com constante troca de posições. Mas Igor estava decidido a subir no alto do pódio e nas voltas finais definiu para si a liderança da corrida, recebendo a bandeira a quadros na primeira colocação, com Guim completando em segundo e William em terceiro.
No dia seguinte (28) foi disputada a bateria final da categoria Mirim e com Igor Melo desta vez na pole position, já que o grid de largada observava a ordem de chegada na prova anterior. Após autorizada a partida, Igor Melo e João Pedro Guim polarizaram as atenções em um combate franco a particular pela dianteira, mas, após receber um toque em seu kart, Igor caiu para o quinto posto da corrida.
Com a garra que já está se tornando “marca registrada” em suas provas, Igor partiu para uma prova de recuperação e foi ultrapassando um a um os concorrentes que seguiam à sua frente, para nas voltas finais retomar a ponta da corrida em uma manobra magistral. Na volta final João Pedro Guim, que seguia na segunda colocação, tentou ultrapassar Igor sem que houvesse espaço físico para colocar seu kart. A batida foi inevitável e Igor Melo teve seu micromonoposto lançado para fora da pista, com Guim cruzando a linha final na primeira colocação.
Igor ainda conseguiu retomar a ordem de marcha e completar a corrida, recebendo a bandeira a quadros no segundo posto. Todavia, os Comissários Desportivos entenderam que a manobra de João Pedro Guim havia sido antidesportiva, impondo a aplicação de perda de uma colocação final, como penalização pela manobra desleal.
De conseqüência, o resultado da corrida repetiu os três primeiros da primeira bateria, com Igor Melo (Ligeirinho Express/ Roger Motorsport) ficando com a vitória, João Pedro Guim com o segundo lugar e Nathan William com a terceira colocação final.