Ainda sem sabermos como está se desenrolando a “novela” Cayan Chianca na Novatos, recebemos do pai do piloto pernambucano alguns esclarecimentos. De acordo com suas informações, seu filho não corria de kart há cerca de dois anos e nunca correu na Júnior.
Ao requerer sua cédula desportiva de 2011, ainda em janeiro, ele – em resumo – foi informado por sua federação de que a categoria de Cayan deveria ser a Graduados, solicitação que a entidade fez diretamente à CBA.
No entanto, a carteira que foi enviada ao piloto foi a de Novatos, razão pela qual ele tratou de inscrever seu filho nesta categoria no Brasileiro. Ainda segundo o pai de Cayan, o menino fez quatro treinos e foi avisado de que sua situação estaria irregular apenas ao final destas atividades. Caso ele tivesse sido avisando antes, certamente, segundo o pai de Cayan, teria trocado de categoria.
“Agora, é impossível querer trocar de categoria ao final de todas as atividades de acerto de um kart, quando todos os treinos já foram realizados e teríamos que usar pneus amarelos ao invés de vermelhos, outro tipo de eixo, entre outras mudanças radicais”, analisa Jânio, pai de Cayan Chianca. “O erro não foi nosso e as inscrições são feitas baseadas na Cédula Desportiva”, finaliza.