publicidade
28/07/2011 18:33

Inscrição de Cayan Chianca na Novatos partiu de erro na confecção da Cédula Desportiva

Fonte: Portal Kart Motor | Erno Drehmer, direto do RBC Racing


Ainda sem sabermos como está se desenrolando a “novela” Cayan Chianca na Novatos, recebemos do pai do piloto pernambucano alguns esclarecimentos. De acordo com suas informações, seu filho não corria de kart há cerca de dois anos e nunca correu na Júnior.

Ao requerer sua cédula desportiva de 2011, ainda em janeiro, ele – em resumo – foi informado por sua federação de que a categoria de Cayan deveria ser a Graduados, solicitação que a entidade fez diretamente à CBA.

No entanto, a carteira que foi enviada ao piloto foi a de Novatos, razão pela qual ele tratou de inscrever seu filho nesta categoria no Brasileiro. Ainda segundo o pai de Cayan, o menino fez quatro treinos e foi avisado de que sua situação estaria irregular apenas ao final destas atividades. Caso ele tivesse sido avisando antes, certamente, segundo o pai de Cayan, teria trocado de categoria.

“Agora, é impossível querer trocar de categoria ao final de todas as atividades de acerto de um kart, quando todos os treinos já foram realizados e teríamos que usar pneus amarelos ao invés de vermelhos, outro tipo de eixo, entre outras mudanças radicais”, analisa Jânio, pai de Cayan Chianca. “O erro não foi nosso e as inscrições são feitas baseadas na Cédula Desportiva”, finaliza.

  • 28/07/2011 19:23 Fabio Rimbano

    Que absurdo falar em engano , e a carrida que ele fez em Interlagos no começo do ano pela graduado, tb foi engano?

  • 28/07/2011 19:40 Erno Drehmer - Site Kart Motor

    Fábio, apenas para esclarecer, sem querer defender ninguém, mas querendo ser justo: no SKB a Graduados permitia a participação de pilotos com cédula desportiva 2011 e idade de 14 anos, podia ser até mesmo novatos, que se enquadravam nesta regra.

  • 28/07/2011 20:00 Fabio Rimbano

    Tb sei das regras do SKB, o que eu quis dizer que um piloto que ja correu na graduado e que na ocasião fez tb a melhor volta e tem pelo menos 5 anos de kart não pode ser confundido com um novato.

  • 28/07/2011 20:06 Ruben Carrapatoso

    E o que o Campeao Brasileiro da Novatos esta fazendo na Senior B ???

  • 28/07/2011 20:14 Geronimo De Ambrosio Teles

    Se o erro for comprovado que foi da CBA, aconselho o pai do piloto que entre na justiça, inclusive a comum, para pedir indenização. Agora, parece muito estranho ele estar correndo na novatos. Ele não é novatos !

  • 28/07/2011 21:23 Ricardo Puglioto

    Sem querer tomar partido, mas segundo apurados no kartodromo, sabe-se que o documento legal para a inscrição de um piloto em uma prova é a cédula de identificação do piloto e a que o Cayan tem é de PK emitida pela CBA portanto o piloto está dentro da legalidade e caso viesse a correr em outra categoria sem ter a cédula para tal, aí é que estaria errado.

  • 28/07/2011 21:40 Mano

    kartistas estao brincando com o dinheiro de voces!!! unan-se e lutem por seus ideais , esta uma vergonha o q acontece.kartodromo com problemas de estrutura,categoria sudam so com chassi importado,como nunca foi.e agora carteira com categoria errada,quem paga o prejuizo???

  • 28/07/2011 22:34 Jose Nascimento

    Ola Erno
    Tenho um caso semelhante, mas inverso.
    Um pai de piloto do interior de SC me procurou para atender seu filho de 14 anos. Fizemos os primeiro treinos e solicitamos carteira a CBA na categoria PK, uma vez que a Junior teria um nivel tecnico muito alto para ele. Para minha surpresa fui informado que o piloto ja tinha cadastro na CBA em 2008 como Jr menor, e por isso, sua carteira deveria ser Graduados. Indaguei a seu pai que me informou que em 2008 ele levou o garoto a uma corrida de kart e ele acabou participando, mas para isso teve de fazer carteira junto da FAUESC. Por motivos particulares nao fez mais nenhuma corrida nestes anos.
    Ao expor o caso junto a CBA fui informado que nao poderiam abrir precedentes, mesmo sabendo que o garoto era totalmente inexperiente.
    Acho que algumas regras devem ser reestudadas, pois um piloto sem experiencia pode colocar provas em risco, tanto pela diferenca em tempos de volta, quanto pelo posicionamento em ultrapassages. Alem e claro de frustrar pilotos que sabem que dificilmente terao chances de boa colocacao por uns bons anos.
    Os exemplos sao muitos.

  • 29/07/2011 08:44 Eduardo

    Eu nao sei , mais solicitei minha carteira esse ano como PK e veio como PGK maia tudo bem e eu nao andei de PJK

  • 29/07/2011 09:23 Mauricio Diegues

    EITA ROLO DANADO!!! O CBA/CNK, DE MANCADA EM MANCADA VAI CONSTRUINDO SUA DEPRIMENTE HISTÓRIA DENTRO DO KARTISMO NACIONAL, QUE FALTA DE ORGANIZAÇÃO E PROFISSIONALISMO. OPA, NÃO SOMOS PROFISSIONAIS, SÓ OS CUSTOS É QUE SÃO DE PROFISSIONAIS, MAS SOMOS AMADORES, TÁ EXPLICADO O NÍVEL DOS NOSSOS DIRIGENTES, SÓ NÃO NOS JULGUEM DE OTÁRIOS.