Em uma temporada completamente atípica e que teve o seu
calendário reformulado e alterado várias vezes em função da pandemia de
Covid-19, as competições de kart estão sendo retomadas em todo o país. Seguindo
rígidos protocolos sanitários, as provas regionais têm registrado um alto
índice de participantes, o que faz com que pilotos e equipes se sintam ainda
mais motivados para as disputas da principal competição do país.
O Campeonato Brasileiro será disputado pela primeira vez em
sua história no mês de dezembro e o kartódromo Speed Park, em Birigui, no
interior paulista, receberá as disputas entre 7 e 12 de dezembro na primeira
fase e 14 e 19 de dezembro na segunda fase.
Conforme adendo divulgado pela CBA na primeira quinzena de
maio, as inscrições para o Brasileiro Pró Honda serão abertas de maneira geral
no dia 1º de outubro. Como já acontece há alguns anos, o processo será
completamente online e, a partir deste ano, somente serão válidas as inscrições
efetivamente pagas.
Após conversas com a Associação dos Pilotos e tendo em vista
todos os efeitos da pandemia, a CBA reduziu os valores de inscrição e operará
em 2020 com preços mais baratos que em 2019. No primeiro lote, que será
negociado até o dia 4 de novembro, as inscrições para as categorias Mirim e
Cadete custarão R$ 895,00 e para as demais classes R$ 1.795,00. A partir de 5
de novembro os preços serão aumentados em 23%, passando para R$ 1.165,00 para
Mirim e Cadete e R$ 2.340,00 para as demais categorias.
Farão parte da primeira fase do Brasileiro as categorias
Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior, F4 (Graduado e Sênior), Codasur, OK
Internacional e OK CIK. Já na segunda fase das disputas tomarão a pista de
Birigui as categorias KZ (Graduado e Sênior), Graduados A, Graduados B, Novatos,
Sênior B, Sênior A, Super Sênior, Super Sênior Master, Codasur Júnior, F4
(Super Sênior e Super Sênior Master) e OK Junior CIK.
NOVIDADES SOBRE PNEUS – Uma das grandes novidades do
Brasileiro deste ano será relacionado ao controle e utilização dos pneus.
Conforme prevê o regulamento e seus adendos, cada competidor será responsável
pelos seus próprios pneus e a administração deles durante todas as atividades.
Desde os treinos livres até a bateria final não existirá mais um depósito de
pneus para o evento. Cabe ressaltar, porém, que o controle será feito por meio
de lacração e leitura do código de barras em todos os momentos do evento.
As categorias com motores 4 Tempos deverão lacrar dois jogos
de pneus slick e um jogo de pneus de chuva. Já as categorias Júnior Menor,
Júnior, Novato, Sênior B, Sênior A, Super Sênior e Super Sênior Master deverão
lacrar três jogos de pneus slick (MG | SH Option) e um jogo de pneus de chuva.
Por sua vez, as categorias Graduados B, Graduado A, Codasur,
Codasur Junior e OK Internacional deverão lacrar quatro jogos de pneus slick
(MG | SM Prime) e um jogo de pneus de chuva. Finalmente para as categorias KZ e
KZ Sênior os pilotos deverão lacrar cinco jogos de pneus slick (MG | SM Prime)
e um jogo de pneus de chuva.
A partir de 2020, para todas as categorias, os pneus de
chuva não precisarão necessariamente ser adquiridos da organização do evento.
Observando-se os critérios de marca e modelo de cata categoria, o competidor
poderá, desde que seja um jogo novo (sem uso), lacrar os compostos que já tinha
anteriormente.
As únicas exceções serão as categorias OK (CIK) e OK Junior
(CIK), que deverão adquirir para tomadas de tempos e corridas 2,5 jogos de
pneus slick e 2 jogos de pneus de chuva. Para os treinos, seguindo os
regulamentos internacionais, cada equipe poderá adquirir a quantidade de pneus
que achar necessária, não havendo limitação.
“Estamos muito satisfeitos com a retomada das competições
estaduais e nossa expectativa é de que tenhamos, mais uma vez, um Campeonato
Brasileiro muito forte, representativo e que seja motivo de orgulho para os
campeões estampar a conquista em seus currículos. É importante lembrar a todos
que, pelas mudanças no decorrer do ano, fomos obrigados a publicar adendos ao
RNK e ao Regulamento do Campeonato Brasileiro, os quais estão publicados no
site da CBA”, destacou Pedro Sereno, presidente da Comissão Nacional de
Kart.