Que o mineiro Jean Claude Paturle (AMG/ Micronic) vive um de seus melhores momentos e é um dos destaques da categoria Júnior do kartismo brasileiro já era possível afirmar desde as primeiras provas da temporada. Faltavam apenas a constância dos resultados e a possibilidade de escapar dos problemas mecânicos e acidentes para comprovar a grande fase.
Pois o piloto de Belo Horizonte, de 13 anos, enfim deixou o azar para trás justamente no principal evento do ano: o 43º Campeonato Brasileiro, no Kartódromo do Eusébio, em Fortaleza (CE). Numa pista de asfalto irregular, em que o calor é um obstáculo extra, exigindo grande preparo físico, ele terminou o primeiro dia de competições com a vice-liderança, atrás apenas do companheiro na equipe Quake 2 Felipe Fraga, que venceu as duas baterias. As corridas decisivas, que apontarão o campeão de 2008 ocorrerão neste sábado, às 11h e 14h50, ambas em 25 voltas.
Jean foi o grande destaque da primeira corrida do dia em Fortaleza. Largando em sexto, fez uma prova consistente, no mesmo ritmo de Fraga e, um a um, superou adversários como o também mineiro Guilherme Silva, campeão brasileiro da Júnior Menor em 2007, e o paranaense Jonathan Louis. O saldo foi um animador terceiro lugar, a menos de 4 segundos do vencedor, e muito próximo de Johilton Pavlak Filho.
Como a ordem de chegada da primeira bateria define o grid para a segunda, Jean teve sua tarefa facilitada na prova que encerrou a programação da sexta-feira. Johilton tocou com Jonathan Louis nos primeiros metros e o mineiro partiu à caça de Fraga, mantendo-se próximo até a bandeirada. Fraga soma 22 pontos, contra os 17 de Jean que, no entanto, tem como ponto a favor o fato de a quarta e última bateria distribuir pontuação dobrada, mantendo o suspense até a volta final.
"Não foi fácil. A pista é muito ondulada e cansa bastante, ainda mais com o calor. Foi um dia muito bom e agora o que quero é fazer uma terceira bateria tranqüila, para partir com tudo na quarta. Espero que amanhã também seja nosso dia", explica o piloto, que compete com um chassi Birel. O título deste ano terá significado ainda mais especial, já que será o primeiro com a nova geração de motores refrigerados a água.