publicidade
21/07/2010 12:18

João Archer terminou em 10º na Júnior após forte acidente na Pré-Final

Fonte: Quick Comunicação e Marketing


Na última semana, entre os dias 13 e 17 de julho, o Kartódromo Internacional de Volta Redonda, no interior do estado do Rio de Janeiro, recebeu as atividades da 45ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart. Na pista 151 pilotos de 15 estados Brasileiros buscaram o título mais cobiçado do kartismo nacional.

Um dos destaques da categoria Júnior, o piloto mineiro João Pedro Archer (Techspeed/ SF Engrenagens/ Tokyo Tratores/ Allan Motorports) chegou com a credencial de ter sido Campeão do GP Brasil, disputado no mês de março, o que lhe colocava no rol dos favoritos à conquista do título.

Apoiado em um conjunto formado pelos chassis Techspeed e os motores Riomar MRA-1, preparados pela empresa RBC Preparações, o piloto entrou na pista em cinco sessões de treinos livres, onde pode buscar os melhores ajustes para seu kart, além de se aprimorar na técnica de condução em cada uma das curvas e retas do kartódromo.

Acontece, porém, que João Pedro sofreu bastante com falta de potência no motor de seu kart nas quatro primeiras sessões livres e, somente no treino livre da quinta-feira, horas antes da tomada de tempos, conseguiu se aproximar do tempo alcançado pelos concorrentes mais velozes. Na classificação o piloto registrou o tempo de 57s911, ainda na primeira tentativa, e com isso garantiu o quarto lugar para a largada da primeira bateria classificatória.

Foram duas provas classificatórias onde Archer vivenciou situações diferentes. Na primeira corrida, quando estava brigando por posições no primeiro pelotão, acabou se envolvendo em um toque com outro piloto e perdeu o bico de seu kart. Assim, foi obrigado a parar para recolocar a peça e perdeu bastante tempo, terminando apenas na 15ª posição. Na segunda classificatória, que foi disputada na tarde de sexta-feira, Archer fez uma grande recuperação com arrojadas ultrapassagens e, por fim, recebeu a bandeirada na quarta posição.

A decisão do Brasileiro 2010 aconteceu no sábado, em duas corridas, a Pré-Final e a Final. Com 20 pontos marcados nas classificatórias Archer teve de largar na oitava posição na Pré-Final. Mas sua corrida foi resumida a pouco mais de meia volta, pois, em um choque com o concorrente Thiago Vivacqua, ambos saíram da pista no final da reta dos boxes e, com os karts avariados, deram adeus à bateria. Na corrida Final, largando da última posição do grid, João Pedro conseguiu superar vários concorrentes, mas, limitado pela perda de potência de seu motor, ao chegar ao pelotão intermediário não conseguia mais o mesmo rendimento do início da corrida. Assim, ao final das 20 voltas, recebeu a bandeirada na 10ª posição, posição esta que ficou registrada como seu resultado final do Brasileiro.

“Estou decepcionado com este Brasileiro. Estamos desenvolvendo o equipamento desde o começo do ano e, a cada treino ou corrida, corrigimos alguma coisa. Além da pista daqui de Volta Redonda ser bastante técnica e difícil, o motor do meu kart era cerca de 1.000 rpm’s mais lento que o dos meus principais concorrentes. Assim, não tive como brigar pelas primeiras posições. Por outro lado, levando-se em conta o grava acidente da Pré-Final, ter conseguido correr e ainda terminar em 10º foi bastante legal. Vamos continuar trabalhando para as competições regionais e acredito que na Copa Brasil, que será disputada em outubro, teremos mais motivos para comemorar”, finalizou o mineiro.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!