No último sábado, dia dois, o Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano, região metropolitana de Belo Horizonte, recebeu a terceira e última etapa da Fórmula Minas de Kart 2011. Junto à programação do evento também foi realizada na mesma pista a etapa única do Open Minas de Kart 2011, competição aberta a competidores de todas as regiões do país visando a preparação para o Brasileiro de Kart, competição que será disputada nesta pista entre os dias 26 e 30 deste mês.
O piloto mineiro João Pedro Archer (SF Engrenagens / Tokyo Tratores / Allan Motorsport), atual destaque mineiro da classe Sprinter, chegou a esta prova liderando com folga a pontuação de sua categoria. Porém, devido à proximidade com a disputa do Campeonato Nacional, a pista mineira foi “invadida” por pilotos de todo o país e muitos deles, com larga experiência até mesmo nos carros, caso de Nelsinho Piquet, Rafael Suzuki, Guilherme Silva, Guilherme Salas, etc.
Determinado em conquistar o título, mas, acima de tudo finalizar a sua preparação para o Campeonato Brasileiro, o jovem Archer, de 15 anos, mostrou toda a sua personalidade e velocidade ao registrar a pole-position para a corrida diante de um grid de 30 pilotos. Mais do que isso, com o tempo de 51s940, ele passou a ser o novo detentor do recorde oficial do RBC Racing.
Na corrida da Fórmula Minas, primeira bateria do dia, Archer não deu a menor chance a seus adversários. Com voltas muito rápidas e, acima de tudo, extrema concentração, o piloto era cerca de dois décimos mais veloz que seus concorrentes a cada volta. Assim, após abrir quase três segundos de vantagem com 15 voltas de prova, ele diminuiu um pouco o ritmo nas voltas finais e recebeu a bandeirada da vitória, e do título invicto, com mais de dois segundos de frente para João Sérgio Câmara, o segundo colocado. Rafael Suzuki completou o pódio.
A prova do Open Minas, por sua vez, foi um pouco diferente. Já com os pneus desgastados da primeira corrida, o kart de João Pedro não apresentou o mesmo rendimento privilegiado da tomada de tempos e da primeira corrida. Mesmo assim, com determinação e personalidade o piloto não se entregou. Lutou, ganhou e perdeu algumas posições e, ao final das 20 voltas, recebeu a bandeirada na terceira posição.
“Estou muito feliz pela conquista deste título. Desde o começo do ano estamos trabalhando para que eu possa estar competitivo e lutar pelo troféu do Campeonato Brasileiro no final do mês. Com o apoio da minha equipe e de meu preparador de motores conseguimos desenvolver um equipamento rápido e confiável. Sei que no Brasileiro as coisas mudam, mas estou certo que temos tudo para lutar pela vitória no nacional”, comentou o piloto de 15 anos.
Em virtude de seus resultados e da expectativa de uma grande competição, os patrocinadores de Archer, a Tokyo Tratores e a SF Engrenagens, convidaram o piloto a disputar também a primeira fase do Campeonato Brasileiro. A prova terá vez no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, São Paulo, e o piloto disputará as provas pela categoria Sudam. No final do mês, em Vespasiano, ele tentará o título da classe Graduados.